Judocas Bernardo Fernandes e Manuel Rodrigues representam Portugal nos Jogos Mundiais Universitários

A dupla Bernardo Fernandes e Manuel Rodrigues representará o País nos Jogos Mundiais Universitários da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU), na modalidade de judo. O evento multidesportivo, muitas vezes comparado aos Jogos Olímpicos, decorre na cidade de Chengdu (China) de 28 de julho a 8 de agosto, a competição de judo decorre de 29 de julho a 1 de agosto.

 

 

Estudante-atleta pela Associação Académica de Coimbra, Bernardo Fernandes venceu em novembro passado o título de campeão nacional universitário de judo nos -66kg. Esse ouro valeu-lhe o passaporte para participar no europeu universitário da modalidade, que decorre em Zabreb (Croácia), poucos dias antes de rumar à China. Tem um percurso notável de que é reflexo a medalha de bronze conquistada em março passado, na Taça Europeia de Juniores. O judoca conta como foi ‘incrível acordar com um e-mail no telemóvel’ dando-lhe conta de que fazia parte da convocatória para os Jogos Mundiais Universitários, confessando que ‘não estava nada à espera’. Ainda sem tempo para se focar nessa competição e analisar a prova, foi instado a traçar objetivos e não deixou de arriscar dizer que ‘a expectativa é sempre disputar medalhas’, apesar de ter noção de que ‘é uma prova muito competitiva’. ‘Estou ansioso por ver colegas de outras modalidades a competir, apoiá-los e conviver com outros estudantes de outros países e universidades’, disse ainda, reforçando a vertente missão de comitiva que a competição tem associada.

 

Está no segundo ano de Engenharia Química na Universidade de Coimbra e é com esforço que vai levando os estudos. ‘Confesso que conciliar as duas coisas não é a coisa mais fácil do mundo. No meu primeiro ano consegui bons resultados académicos e fiquei contente com o meu desempenho escolar, mas este ano estou um pouco aquém do expectável’, disse, frisando estar consciente de que pode melhorar e que o quer fazer.

 

Manuel Rodrigues é outro dos convocados, ele que é estudante-atleta pela Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico e que, já esta época, venceu a medalha de bronze no Campeonato Nacional Universitário de Judo, nos -81kg. Aos 22 anos e a frequentar a licenciatura em Engenharia Aeroespacial no Técnico, foi agora chamado a representar Portugal na China. ‘Fiquei bastante entusiasmado para ir aos Jogos Mundiais Universitários. Sinto que ser selecionado para este evento é um reconhecimento de toda a minha dedicação e trabalho diário’.

 

Vê a competição da FISU como ‘um acontecimento de grande magnitude, assemelhando-se, em certa medida, aos Jogos Olímpicos’, com a particularidade que a diferencia: ‘Todos os atletas que estarão presentes são estudantes e também têm de conciliar os estudos com o desporto’. É na dupla vertente que quer continuar apostado, frisando que ambos fazem parte dos seus planos de vida. ‘A competição e o meu curso são importantíssimos para mim’, disse, deixando uma espécie de receita que funciona para ele. ‘A organização do tempo e o saber dar cem por cento em cada pequena tarefa é crucial. Quando estou no treino só penso no treino e quando estou a estudar só penso nos estudos. Como uma vez ouvi «durante o treino estás de férias da escola e quando estás na escola estás de férias do judo»’.

 

O atleta natural do Seixal, que conta no currículo com um terceiro lugar no Festival Olímpico da Juventude Europeia e um quinto lugar nos Jogos do Mediterrâneo, quer aproveitar o tempo que resta para se preparar ‘o melhor possível’, para que consiga estar ao seu melhor nível. ‘Depois na prova é focar-me no momento, concentrar-me em cada etapa e lutar com determinação’.

 

A contagem decrescente já começou e à comitiva de judo que defenderá o lema ‘Feito de Portugal’ em terras asiáticas junta-se o treinador António Saraiva.

 

Os estudantes-atletas de judo conquistaram para o País, até ao momento, quatro medalhas em universíadas. A primeira foi de bronze, em 1967 (Tóquio), por Fernando Almada (-81kg) – a primeira no judo e a primeira de sempre para Portugal –, a segunda foi de ouro e conquistada por Pedro Soares (-100kg), em 1999 (Palma de Maiorca). Mais tarde, Ana Cachola voltou a fazer subir a bandeira de Portugal, ao conquistar o terceiro lugar nos -63kg, em 2009 (Belgrado). A última foi igualmente de bronze e pertence a André Alves (-73kg), que a conquistou em 2013 (Kazan).

 

A convocatória pode ser consultada aqui

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?