Assembleia da República aprova projetos de desenvolvimento do Desporto Universitário

 

Os projetos de resolução do Partido Social Democrata (PSD) e do Bloco de Esquerda (BE), que têm como objeto o desenvolvimento do Desporto Universitário português, foram ambos aprovados hoje, dia 13, por unanimidade na Assembleia República. 

 

Depois do debate durante o dia de ontem, hoje os deputados da Assembleia da República convergiram na decisão de que é necessário investir no Desporto Universitário português e garantir as condições para que os estudantes do Ensino Superior pratiquem desporto e que consigam conciliar a carreira académica e a carreira desportiva com sucesso.

 

“Congratulamo-nos por ver que houve iniciativa de apresentar estes projetos e que conseguiram gerar unanimidade entre todos os deputados da Assembleia da República. Significa que todos temos consciência da importância da prática desportiva na formação do indivíduo. Agora é necessário passar da teoria à prática”, afirma o presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), Daniel Monteiro.

 

Com base na premissa de assumir o desporto universitário como uma ferramenta importante para complementar o trabalho académico desenvolvido nas Instituições de Ensino Superior, o PSD apresentou cinco pontos na sua proposta e o BE três.

 

Os deputados sociais-democratas propuseram ao Parlamento que o financiamento à FADU fosse reforçado, “estabelecendo-se metas/objetivos de crescimento e de desenvolvimento da prática desportiva, e seja introduzido o caráter bianual do financiamento, alinhado com os projetos das Universíadas”. 

 

O BE propôs o reforço do financiamento “ao desporto universitário através de uma maior alocação de verba para as Associações de Estudantes do Ensino Superior através das candidaturas a fundos do IPDJ e de um aprofundamento da relação com a FADU”.

 

O trabalho desenvolvido no âmbito das carreiras duais foi relembrado pelo PSD, pedindo para que se legisle o Estatuto do Estudante-Atleta “com base nas conclusões apresentadas pelo grupo de trabalho, criado pelo anterior Governo para estudar a implementação de medidas de apoio a carreiras duais, após auscultar novamente os demais agentes desportivos e educacionais com responsabilidades nesta área”.

 

Os deputados deste partido acrescentaram ainda a extensão do seguro escolar às atividades desportivas e a inclusão no formulário de candidatura ao Ensino Superior, de um “campo próprio sobre hábitos desportivos, que permita uma melhor adaptação da oferta desportiva nas Instituições de Ensino Superior ao perfil desportivo de cada estudante”.

 

Ambos os partidos lançaram o pedido para que os Jogos Europeus Universitários de 2018, atribuídos às entidades de Coimbra, não sejam esquecidos e seja reforçado o acompanhamento institucional por parte da tutela.

 

O BE apresentou como terceira e final proposta que seja realizado “um levantamento dos equipamentos e infraestruturas desportivas dos Serviços de Ação Social das várias Universidades e Politécnicos e programe um plano de intervenção na reabilitação para os mesmos”.

 

Na sequência destas iniciativas, Daniel Monteiro destaca ainda a importância da “inclusão da FADU e de outros representantes do Ensino Superior no grupo de trabalho "Desporto-Educação", criado recentemente pela Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto e que deixou de fora a representação do Ensino Superior”.

 

Foto: DR

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?