Seis cartões brancos mostrados nas Fases Finais

 

 

As Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários são o evento multidesportivo da FADU que envolve a maior participação de estudantes-atletas num mesmo local. A par do lado competitivo, há espaço para o convívio, amizade e… fairplay. No que respeita aos atos nobres dentro de campo ou da quadra, há forma de assinalar os bons comportamentos e é associando-se ao cartão branco promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) que as equipas de arbitragem das competições da FADU o fazem. Este ano foram atribuídos seis cartões brancos.

 

O primeiro foi atribuído ao treinador de futsal da Associação Académica de Coimbra (AAC), Luís Antunes, no jogo entre a AAC e a Associação de Estudantes da Universidade da Maia (AEUMAIA), por ter prestado assistência a um jogador da equipa adversária. Na segunda semana, também no futsal, treinadora da equipa feminina da AAC, Bruna Dias, viu a sua equipa marcar enquanto duas adversárias estavam paradas, após terem chocado, e incentivou as suas jogadoras a permitir um golo à equipa adversária, a Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (AEFADEUP). O gesto de fairplay valeu-lhe o cartão branco.

 

Na competição feminina de voleibol, num jogo entre as equipas da Associação de Estudantes da Universidade Portucalense Infante D. Henrique (AEPortucalense) e da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv), uma decisão de ponto, que a equipa do Porto admitiu ser injustamente marcada a seu favor, desencadeou a atribuição de cartão branco ao treinador da equipa, Diogo Ribeiro.

 

No mesmo dia, foram mostrados outros dois cartões brancos, a Beatriz Marques, estudante-atleta de basquetebol da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), por ter dado assistência a uma adversária no último lance do jogo com a Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST), em que a própria esteve envolvida, antes do prolongamento. Mais tarde, o médico que acompanha a equipa masculina de voleibol da Universidade Nova de Lisboa (NOVA), prestou assistência a um jogador adversário, da AAUAv e também essa postura foi enaltecida pelo árbitro do jogo. Ainda na competição masculina de voleibol, fisioterapeuta da AAUMinho, Cláudia Francisco, viu o cartão branco após ter prestado assistência a um estudante-atleta da AEIST.

 

O cartão branco resulta de uma parceria entre o Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED) do IPDJ e a Confederação das Associações de Juízes e Árbitros de Portugal (CAJAP), sendo um recurso pedagógico que visa enaltecer condutas eticamente corretas, praticadas por atletas, treinadores, dirigentes, público e outros agentes desportivos. A FADU aplica-o desde a época 20/21. 

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?