Fases finais dos CNU’s 2015: Portugal já apurou equipas para os Europeus Universitários


Estão finalizados os oito dias das Fases Finais Concentradas dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s) 2015. Braga e Guimarães acolheram, entre 19 e 26 de abril, mais de 2300 atletas, cerca de 300 jogos em competições coletivas, em 20 infraestruturas desportivas, onde se apuraram os campeões nacionais universitários de oito modalidades nas suas vertentes masculina e feminina, numa organização conjunta da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), da UM e das Câmaras Municipais das duas cidades envolvidas, sob a égide da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU).

Foi a equipa da casa quem mais troféus coletivos acumulou. Manteve o título de campeã nacional universitária em Andebol masculino, pela 7ª vez consecutiva, de Futebol 11 masculino e na Escalada (coletivo). A estes juntou também as modalidades de Futsal masculino e de Voleibol feminino, cujos pódios não conseguiu alcançar na época anterior.

Seguem-se a Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) e a Universidade do Porto (U.Porto), como as equipas com mais campeonatos ganhos, cada uma com três. Aveiro surgiu em força este ano e sagrou-se campeã em Andebol feminino, derrotando a vice-campeã nacional (U.Porto) na final, e em Basquetebol feminino (2º lugar na época 2013/2014) e masculino.

A U.Porto manteve o seu título em Rugby 7s feminino, não se deixando intimidar pelo regresso da Associação Académica de Coimbra (AAC) – vencedora de todos os CNU’s até à época anterior – à competição e vencendo-a na final, e em Atletismo Pista Ar Livre (coletivo). A equipa do Porto garantiu também o título de campeã nacional universitária em Rugby 7s masculino.

A Universidade Nova de Lisboa (NOVA) conquistou dois campeonatos, o de Corfebol e de Hóquei em Patins – competições em que tinha terminado em 3º lugar na época anterior – mas, ao contrário das outras equipas, não vai participar nos Campeonatos Europeus Universitários (CEU) dessas modalidades, por ainda não existirem.

Uma boa surpresa foi a equipa do Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém) que participou, pela primeira vez, no CNU de Futsal feminino e mostrou a sua qualidade ao derrotar todas as equipas, com exceção da primeira, que defrontou e conquistando assim o campeonato numa final inédita frente à Associação de Estudantes do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (AEISCTE-IUL).

O Instituto Politécnico do Porto (IPP) e a AAC garantiram, cada um, a renovação do título de campeão nacional universitário. O IPP assegurou o seu lugar no Voleibol masculino, enquanto a AAC voltou a conquistar o ouro coletivo de Judo.

Apesar de as provas concentradas terem tido início a 19 de abril, os CNU’s já tinham uma das suas competições realizadas nessa data. O CNU de Kickboxing Light Kick realizou-se no dia 12 e a AAUM foi mais uma vez a grande vencedora da prova. Esta prova, cumulativamente com o CNU de Kickboxing Low Kick, determina o título coletivo de campeão nacional universitário da modalidade, que na época anterior foi ganho pela Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI).

Para além da vertente competitiva, houve ainda espaço para a realização da 1ª edição do Gym Cup – Triatlo Indoor, que contou com a participação de 13 estudantes-atletas que, por sua vez, mostraram-se “contentes” com a iniciativa e “motivados para participar no próximo ano”. Esta atividade foi organizada pela FADU com o apoio da AAUM, integrada no Programa Nacional de Desporto Para Todos da Secretaria de Estado do Desporto e Juventude.

Destaque também para a tertúlia “Quadros Universitários: Dimensão e Oportunidades”, inserida nas comemorações dos 25 anos da FADU, que contou com a intervenção do Selecionador Nacional/Universitário de Futsal, Jorge Braz, do Selecionador Nacional/Universitário de Andebol masculino, Rolando Freitas, e do Treinador de Taekwondo – Alto rendimento e Universitário da Universidade do Minho, Hugo Serrão. Entre muitas trocas de ideias entre os dirigentes e técnicos desportivos presentes, foi realçado que os estudantes, os clubes, as instituições de ensino superior e acima de tudo o desporto tem a ganhar quando existe uma cooperação entre a FADU e as restantes federações desportivas.

A agenda desportiva prossegue nos próximos meses, com os últimos CNU’s, com os CEU que este ano se realizam em vários países da Europa – o de Andebol realiza-se em Braga – e com as Universíadas de Verão, em Gwangju, na Coreia do Sul.
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?