'O grupo selecionado para a competição de xadrez tem conceitos bastante avançados sobre o jogo’ - Henrique Paiva

 

Duas medalhas de prata no Campeonato Nacional Universitário de Xadrez (equipas), nas duas últimas épocas, valeram a Henrique Paiva uma chamada ao Campeonato Mundial Universitário de Mind Sports. O estudante de Engenharia Mecânica na Universidade de Aveiro fez parte do grupo de seis portugueses que participou na competição de xadrez da FISU, que opôs equipas de todo o mundo através de um formato ineditamente online.

 

Com que expectativas ias para esta competição?

Henrique Paiva (HP) - Todos sabíamos que ia ser uma competição muito dura e difícil, no entanto tínhamos a esperança de conseguir no mínimo a qualificação para os oitavos de final, objetivo que quase foi alcançado.

 

O que achaste do nível competitivo?

(HP) – A competição tinha muitos jogadores com o título de mestre mas a nossa equipa também tinha muita qualidade. Em todas as partidas disputadas o resultado poderia ser favorável a qualquer um dos lados, infelizmente em alguns deles não caiu para o nosso.

 

Achas que o facto de ter sido competição online condicionou um pouco a vossa participação?

(HP) - O facto da competição ser online pode condicionar a participação visto que é preciso estar ligado à internet para poder participar e se por acaso essa ligação é interrompida deixamos de jogar e perdemos. No caso da nossa equipa não houve nenhum membro a perder dessa forma e portanto acabou por não nos afetar tanto.

 

Os formatos online são na tua opinião uma boa alternativa em tempos de pandemia?

(HP) - Devido ao covid jogar xadrez presencialmente fica um pouco difícil devido à proximidade dos jogadores no tabuleiro e assim sendo acredito que, embora seja completamente diferente o formato online, acaba por ser bastante bom e é o único meio de jogar xadrez.

 

O que achaste do grupo selecionado para representar Portugal?

(HP) - O grupo selecionado para a competição de xadrez foi constituído por pessoas que jogam e têm conceitos bastante avançados sobre o jogo. Foi uma equipa bem conseguida e cheia de talento.

 

Faz um balanço da participação portuguesa.

(HP) - A participação portuguesa nesta prova - olhando para os resultados e para a força dos nossos adversários - foi positiva, embora não tenhamos alcançado o objetivo da classificação para os oitavos de final, acredito que se nos derem oportunidade no futuro iremos chegar mais longe.

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?