Já são conhecidas as equipas que estarão nas Fases Finais da FADU

A três semanas do arranque das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários já são conhecidas as equipas apuradas para o evento multidesportivo da FADU – e as que vão jogar o play-off -, que este ano se realiza em Leiria e Marinha Grande, com a organização local do Politécnico de Leiria. As competições para apurar os campeões nacionais universitários de andebol (F e M), basquetebol (F e M), futebol (M), futsal (F e M) e voleibol (F e M) decorrem de 16 a 27 de maio.

 

 

No total estão apuradas equipas de 27 clubes FADU, estando a participação da Associação Académica da Universidade dos Açores (AAUA) dependente dos playoff em que participa. Serão duas semanas de competição, com a cerimónia de abertura marcada para terça-feira, dia 17 de maio, no Estádio Municipal de Leiria. Este é o evento desportivo nacional de maior dimensão da FADU, que envolve a participação de largas centenas de pessoas, entre estudantes-atletas, oficiais, equipas de arbitragem e entidades locais. Com o fim de todas as fases de apuramento, já são conhecidas as equipas em competição, em cada uma das cinco modalidades.

 

No andebol masculino, vão para Leiria e Marinha Grande as equipas da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) e a equipa da casa, o Politécnico de Leiria (PLeiria). A Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE) vai jogar o playoff de acesso contra a Académica dos Açores. Dos Campeonatos Universitários de Lisboa (CUL) juntam-se as equipas da Associação dos Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana (AEFMH) e da Associação de Estudantes do Iscte (AEISCTE), e dos Campeonatos Académicos do Porto (CAP) as equipas da a Associação de Estudantes da Faculdade de Economia do Porto (AEFEP) e da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia do Porto (aeISEP). No andebol feminino estão apuradas da zona NCS (Norte, Centro e Sul) as equipas da AAUMinho e da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv), às quais se junta o PLeiria. De Lisboa, segue a equipa da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST). Dos CAP apuraram-se a Universidade do Porto e a Associação de Estudantes do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (AEISCAP).

 

Além dos leirienses que ganharam lugar por serem organização local, no basquetebol masculino estão apuradas as equipas da AAUMinho e da Associação Académica de Coimbra (AAC). A equipa campeã no apuramento regional da capital, a AEFMH, e a segunda classificada, a Associação dos Estudantes da Faculdade de Ciências e Tecnologia (AEFCT), também terão lugar na fase final da competição. O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) e a Associação Académica da Universidade dos Açores (AAUA) vão ao playoff de apuramento. AEFEUP e aeISEP são as equipas da zona do Porto apuradas. No que respeita à competição feminina, estão apuradas da zona NCS as equipas da AAUAv, da AAUMinho e da Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE). Universidade Nova de Lisboa, AEFMH e AEIST são as equipas lisboetas apuradas, AEFEUP e Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (AEFADEUP) também vão disputar a fase final.

 

AAUMinho, Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), AEISCTE, AEIST e PLeiria disputarão o troféu de ouro no futsal masculino. Do Porto seguem a AEFEP e a AEFADEUP. IPC irá ao playoff de acesso com a AAUA. No futsal feminino estão apuradas as equipas da AAUTAD e AAC (zona NCS), AEIST e AEFMH (CUL) e AEFADEUP e AEISMAI (CAP), PLeiria também terá equipa a competir. AEFCT jogará o playoff no dia 15 de maio, frente à equipa vinda dos Açores.

 

No futebol masculino vão do apuramento NCS as equipas da AAUE, do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) e do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC). Dos CUL seguem as equipas da Associação de Estudantes da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (AEFEUNL) e da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), e dos CAP seguem a AEFEP e AEFEUP. PLeiria completa o lote de equipas a lutar pelo título nacional no futebol.

 

AAUAv, AAUMinho, AEIST, Universidade de Lisboa, AEFEP e AEFADEUP estão apuradas diretamente no voleibol masculino, a Associação Académica de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) vai ao playoff com a AAUA. No voleibol feminino repetem-se as equipas apuradas: AAUMinho, AAUAv, AEFEUNL, AEFML, AEFEP, Associação de Estudantes Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (AEICBAS) e AAUTAD (esta última apurada para o playoff frente à AAUA, que decorrerá no dia 15 de maio). Na modalidade de voleibol, as equipas locais do Politécnico de Leiria também entrarão em campo.

 

Os campeões da última edição

 

Serão atribuídos nove títulos de campeão nacional universitário na edição 21/22 das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários. Na edição 2020/2021, a AAUMinho foi campeã no andebol e voleibol, quer no feminino quer no masculino, AEIST venceu no futsal feminino, AAUAv no Basquetebol feminino e no futebol 11 masculino, a AAUBI no futsal masculino e a AAC no basquetebol masculino.

 

 

 

 

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?