CNU 2019 com embaixadores de peso em todas as modalidades

 

Guimarães prepara-se para ser palco das fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários 2019, onde serão apurados os melhores dos melhores e os campeões nacionais de Atletismo de Estrada, Futsal, Voleibol, Basquetebol, Rugby 7, Futebol, Andebol e Hóquei em Patins. A fase de grupos será sorteada esta terça-feira e conta com alguns dos embaixadores de cada modalidade, que apadrinham a competição nesta edição.

 

São vários os nomes de referência que farão acompanhamento do percurso dos estudantes-atletas nas diversas modalidades. No Futsal Cátia Morgado e Nilson apadrinham os CNU 2019. Cátia Morgado faz parte da equipa do Sporting Clube de Portugal e conta com 57 internacionalizações ao serviço da Seleção Nacional de Futsal. Em fevereiro deste ano fez parte da equipa que se sagrou vice-campeã europeia de Futsal feminino. Mestre em Engenharia Têxtil pela Universidade do Minho (UMinho), Cátia sagrou-se campeã nacional universitária e vice campeã europeia universitária em 2013 com as cores da AAUMinho. Nilson é licenciado em Gestão de Recursos Humanos. Representa a equipa do SC Braga/AAUM desde janeiro de 2014, atividade que atualmente concilia com as funções na divisão de Recursos Humanos dos Serviços de Ação Social da UMinho. Foi campeão nacional universitário em 2015, 2016 e 2018 e participou em três Campeonatos Europeus Universitários em Poznan, Zagreb e Coimbra. É um dos 14 atletas que em fevereiro de 2018 se sagraram campeões europeus de Futsal.

 

No Rugby 7 as referências são Jeremias Soares e Telma. Jeremias Soares é licenciado em Gestão de Desporto pelo ISMAI. Durante 10 anos foi o treinador da equipa de Rugby da AAUMinho, tendo chegado a representa-la enquanto estudante da UMinho. Foi vice-campeão nacional sénior da 1ª Divisão pelo Clube de Rugby de Arcos de Valdevez em 2005. Telma Fernandes é licenciada em Direito pela UMinho, tendo feito ainda o Mestrado em Direito Judiciário. Atualmente é comissária da Polícia de Segurança Pública, tendo feito parte da organização do Campeonato do Mundo de Futebol de 2010. No plano desportivo, foi internacional A por diversas vezes. Pela AAUMinho, foi vice-campeã nacional universitária em 2014.

 

Elsa Lima e Eduardo Coelho são as figuras de destaque no Basquetebol e que são exemplo para as próximas fases finais dos CNU. Eduardo Coelho é licenciado em Engenharia Civil pela UMinho e atualmente representa o Clube Desportivo da Póvoa, na sua cidade natal. Eduardo foi internacional A por diversas vezes, sagrou-se campeão nacional universitário por duas vezes e foi o atleta do ano da UMinho em 2012. Elsa é licenciada em Química pela UMinho, com Mestrado na mesma área. Marcou presença por diversas vezes na Seleção Nacional (juniores), tendo vencido o Campeonato Nacional da 1ª Divisão ao serviço do Vitória Sport Clube e do Lousada Académico Clube. Pela AAUMinho, foi vice-campeã nacional universitária por duas vezes e medalha de bronze por três vezes.

 

Filomena Costa será madrinha no Atletismo de Estrada, prova que abre os CNU com o Campeonato Nacional Universitário de Atletismo Estrada – Corrida Guimarães, Cidade Universitária. Filomena é licenciada em Enfermagem pela UMinho. Tem representado Portugal em diversos campeonatos da europa e do mundo, tendo vencido a maratona de Sevilha em 2012. Pela AAUMinho, marcou presença em dois Campeonatos Mundiais Universitários de Corta-Mato e em duas universíadas, tendo ainda conquistado o ouro em Campeonatos Nacionais Universitários de Pista ao Ar Livre e de Corta-Mato.

 

José Soares será embaixador do Hóquei em Patins. Licenciado em Engenharia Biomédica pela UMinho, tem doutoramento em Ciências da Saúde - Neuroimagem. Foi vice-campeão da europa de juniores e internacional A por diversas. Soares sagrou-se campeão nacional universitário por duas vezes ao serviço da AAUMinho e conquistou o Troféu Reitor em Futsal.

 

Humberto Gomes e Isabel Cardoso são embaixadores no Andebol, registando também eles percursos assinaláveis. Humberto Gomes é licenciado em Engenharia Civil pela UMinho e é o atual capitão do ABC/UMinho. Presença regular nas convocatórias da Seleção A, foi eleito atleta do ano da UMinho em 2014 e sagrou-se por diversas vezes campeão nacional e europeu universitário em representação da AAUMinho. Para além do ABC/UMinho, Humberto já envergou os emblemas de Belenenses e de Sporting, foi campeão nacional, venceu a Taça de Portugal, a Supertaça e a Taça Challenge. Por seu lado, Isabel Cardoso é formada em Engenharia Informática pela UMinho. Atualmente representa o Juventude do Mar e foi campeã nacional universitária de Andebol em 2001 e de Futsal em 2005. É a única atleta na história da AAUMinho a conquistar dois títulos coletivos por diferentes modalidades.

 

Tiago Almendra, embaixador do Futebol 11, é formado em Medicina pela UMinho e chegou a jogar na equipa principal do SC Braga. Representou a Seleção Nacional nos diversos escalões de formação. Pela AAUMinho, foi tetra campeão universitário e medalha de bronze no Campeonato Europeu Universitário de 2015, tendo recebido o Prémio Jogos Santa Casa Carreira Dual - Desporto Universitário no mesmo ano.

 

 

O Voleibol será apadrinhado por Mariana Falcão e Fernando Ribeiro. Mariana é formada em Medicina pela UMinho, jogou durante 10 temporadas no SC Braga e atualmente representa a Associação Académica de São Mamede. Internacional A por diversas vezes, Mariana foi por quatro vezes campeã nacional universitária pela AAUMinho e participou em vários Campeonatos Europeus Universitários. Fernando Ribeiro é licenciado em Enfermagem pela UMinho. Produto da formação do Vitória Sport Clube, representou as cores da Seleção Nacional de Voleibol em todos os escalões de formação até chegar aos A’s. Campeão nacional pelo Vitória Sport Clube, foi capitão da equipa de Voleibol da AAUMinho, tendo alcançado por duas vezes o 4º lugar nos Campeonatos Nacionais Universitários.

 

São estes os nomes de peso que servirão de inspiração aos atletas-estudantes em competição de 28 de abril a 10 de maio, em Guimarães, de onde sairão os próximos campeões nacionais.

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?