Está dado o 'kickoff' das Fases Finais 2022

Decorreu esta quinta-feira a cerimónia de Apresentação e Sorteio das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários da época 21/22. Na emblemática Praça Rodrigues Lobo, em Leiria, foram sorteados os jogos relativos à fase de grupos da competição nas cinco modalidades a competição: andebol, basquetebol, futebol, futsal e voleibol. Após duas épocas desportivas condicionadas pela pandemia, as Fases Finais voltam… sem máscara.

 

 

No seu discurso de abertura da cerimónia, que precedeu o desfile das bandeiras dos clubes FADU que estarão a competir, o presidente da Comissão Organizadora Local e presidente Politécnico de Leiria (P.Leiria), Rui Pedrosa, agradeceu à FADU a confiança depositada nesta organização e ainda aos municípios de Leiria e Marinha Grande. ‘Estamos na Cidade Europeia do Desporto e o P.Leiria enquanto instituição do ensino superior público assume valores importantes, em que as competências técnicas e científicas são determinantes no sucesso e futuro dos nossos estudantes, mas acreditamos que há valores de cidadania que têm de ser trabalhados para que no futuro eles sejam melhores cidadãos e profissionais’, disse. Em resposta, o presidente da FADU, André Reis, enalteceu o trabalho levado a cabo pelas entidades locais. ‘A opção pela região de Leiria não teve a ver com amizades, foi por mérito e competência do P.Leiria, que tem feito um feito um excelente trabalho na área do desporto, e também porque há nestes municípios muitas instalações desportivas com qualidade, algumas que foram recentemente inauguradas e utilizadas pelos estudantes-atletas que participam nestas provas’.

 

O sorteio de grupos foi feito com o contributo de algumas personalidades, que foram deixando mensagens aos participantes que de 16 a 27 de maio estarão pela região. ‘É um orgulho e um privilégio receber as Fases Finais e temos todo o interesse que elas corram conforme as expetativas’, referiu o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes. ‘Os estudantes-atletas destacam-se porque são pessoas extremamente desafiadas e as instituições como a FADU e o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), que estou aqui a representar cooperem para que os possamos ajudar de alguma forma a acomodar algumas necessidades’, frisou a diretora regional do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Catarina Durão. ‘Queremos que esta edição seja marcante durante vários anos’ vaticinou o presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, destacando as atividades de lazer que a cidade costeira oferece, dando enfase à conjugação entre o lado competitivo e cultural. ‘Praticar desporto não é apenas a competição em si, mas todo o envolvimento’.

 

Presente esteve também um dos embaixadores da competição, Manuel Sousa, atleta de desporto adaptado e vice-presidente da delegação distrital de Leiria da Associação Portuguesa de Deficientes, que tem um percurso ligado ao desporto, com modalidades como atletismo, basquetebol e andebol, praticadas em cadeira de rodas. ‘O desporto serve muitas vezes para extravasarmos e esquecermos momentos menos bons’, reforçou, deixando o seu testemunho de superação e de ajuda a quem sente as mesmas dificuldades e entraves que encontrou ao longo do seu percurso. A diretora geral do Ensino Superior, Maria da Conceição Bento, enalteceu o papel da FADU, e de outras entidades, no combate aos efeitos negativos trazido pela pandemia, durante o seu discurso no evento. Durante a cerimónia assistiu-se ainda às atuações do saxofonista Nuno Mendes, do Orfeão de Leiria, e da Tum’Acanénica.

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?