Ricardo Coelho, as onze medalhas em CNU e a preparação para o mundial

 

A comitiva lusa que nos próximos dias estará em Bydgoszcz a representar Portugal no Campeonato Mundial Universitário de Canoagem já se encontra na Polónia. No lote de convocados está Ricardo Coelho, estudante-atleta de 23 anos que tem na ‘bagagem’ 11 medalhas em Campeonatos Nacionais Universitários, conquistadas pela Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho).

 

Ricardo Coelho, é natural de Ponte de Lima – terra de Fernando Pimenta que enquanto estudante-atleta conquistou duas medalhas de ouro na Universáda de Kazan em 2013 - e frequenta o mestrado em Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores na Universidade do Minho. Dos convocados para representar as cores nacionais na Polónia, Ricardo é o que soma mais medalhas. São 11 no total, conquistadas em cinco épocas de participações nas provas universitárias. Na época 16/17 foi medalha de bronze em C2 200m e 500m e C1 500m, em 17/18 alcançou o bronze em C2 500m, em 18/19 ficou novamente em terceiro em C1 e C2 500m. Em 20/21, após uma época sem prova devido à pandemia, voltou com vontade renovada e foi campeão nacional universitário em C1 e C2 500m e vice-campeão em C1 200m. Já esta época, em abril, conquistou o bronze em C1 e C2 500m.

 

Na antecâmara de representar pela primeira vez o País em provas universitárias, Ricardo falou das experiências enquanto estudante-atleta. ‘As minhas participações [nas provas da FADU] foram sempre um grande misto de sensações. Desde o meu primeiro ano que se realizaram após a taça de Portugal, então foi sempre uma mistura de alegria e cansaço. Alegria por serem provas em teoria mais descontraídas e onde os adversários de outros clubes passam a vestir a mesma camisola que nós, e cansaço pela quantidade de provas que fazemos em pouco tempo. Mas isso também torna os campeonatos universitários divertidos e desafiantes’, contou.

 

A preparação para o mundial universitário decorreu em Montemor-o-Velho nas últimas semanas, dias que serviram para limar arestas, sobretudo no que respeita a provas em dupla. ‘Estivemos em estágio para nos focarmos apenas no mundial e fazer alguns ajustes necessários. Vou fazer C2 com o Diogo Evangelista, e como somos de universidades diferentes nunca tivemos oportunidade de fazer provas juntos. Estes dias serviram para termos algum treino conjunto e melhorar a embarcação’.

 

O estágio de preparação para a maior competição universitária de canoagem decorreu de 29 de agosto a 9 de setembro, no Centro de Alto Rendimento, com o apoio da Federação Portuguesa de Canoagem. Apesar de a maioria dos atletas convocados ter já experiência em provas internacionais, esta será a primeira participação em contexto universitário. Rui Fernandes, treinador que acompanhou os trabalhos da comitiva lusa, fez um apanhado dos dias no CAR. ‘Este momento de concentração teve como propósito principal promover coesão nas várias tripulações, K4 e k2 feminino e C2 feminina e masculina, e acertar pormenores relativos a estratégias de competição', disse, abordando ainda os objetivos para a competição. 'As nossas expectativas passam sempre por tentar garantir presença nas regatas das medalhas e, nas finais, lutar pela melhor classificação possível. Tudo faremos para dignificar as cores nacionais’.

 

Portugal chega à Polónia com algum histórico na bagagem, sobretudo pelo ano de 2016, em que a competição da FISU se realizou em Montemor-o-Velho. Nesse ano, Portugal arrecadou oito medalhas: duas de ouro, cinco de prata e uma de bronze. Em 2018, no mundial de Szolnok (Hungria), última edição realizada, o sexto posto foi a melhor classificação obtida. Ricardo Coelho sabe do percurso que Portugal tem trilhado lá fora, na modalidade, é sóbrio quanto a objetivos traçados e não destoa das palavras do treinador, Rui Fernandes. ‘O nosso principal objetivo é alcançar as finais e depois disso é dar o máximo para obter a melhor classificação possível’, sublinhou.

 

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?