Fases Finais 2022: afirmar a centralidade desportiva no ensino superior

 

 

O Politécnico de Leiria, para além da formação suportada pela qualidade e rigor técnico-científico, tem na sua estratégia 2030 a ambição de gerar uma maior centralidade social, criativa e cultural. Queremos formar profissionais com valores, excelentes cidadãos do mundo e que contribuam para o desenvolvimento global sustentável. Em linha com esta ideia estratégica, um dos fatores distintivos a 2030 é termos “campi sustentáveis”, suportado por uma agenda de transformação estratégica verde, onde a saúde, o desporto e o bem-estar têm um papel incontornável e prioritário.

 

No Plano Estratégico 2030 do P.Leiria um dos objetivos operacionais, inserido no âmbito do objetivo estratégico “gerar uma maior centralidade social, criativa e cultural”, passa por “Promover o desenvolvimento regional e nacional pela promoção da saúde, pelo desporto e bem-estar, incluindo a criação de healthy campi”. Neste contexto, não consigo imaginar uma atividade mais marcante para esta estratégia do que a organização das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários 2022, que vamos coorganizar com a FADU, pela primeira vez na história do P.Leiria, em Leiria e Marinha Grande, de 13 a 27 de maio. Agradeço, uma vez mais, à FADU a confiança depositada em nós para esta organização de elevada responsabilidade. Esta é uma grande oportunidade para o Politécnico de Leiria, mas também uma enorme responsabilidade, que necessita da mobilização da região e de toda a comunidade académica para fazermos destas fases finais um marco importante na história do desporto universitário, que o valorize, mas também que valorize a FADU, bem como o desporto de forma transversal enquanto atividade promotora de saúde, de bem-estar e que forma cidadãos mais responsáveis, plurais, compreensivos, éticos, resilientes e tolerantes.

 

A organização das fases finais dos campeonatos nacionais universitários 2022 não podia chegar em melhor ocasião. Vamos receber 2500 estudantes atletas de seis modalidades diferentes (Andebol, Basquetebol, Futsal, Voleibol, Rugby 7 e Futebol 11). Esta organização conjunta com a FADU, com o apoio da Câmara Municipal de Leiria e da Câmara Municipal da Marinha Grande, vai ser um momento alto de “Leiria Cidade Europeia do Desporto 2022” e vai potenciar impactos na promoção da saúde e do bem-estar, não só na comunidade académica do Politécnico de Leiria, mas também vai colorir a região com jovens atletas estudantes oriundos de muitas instituições de ensino superior! O mês de maio é um mês vibrante em Leiria com a “Feira de Leiria”, com muita atividade cultural, desportiva e musical. Os atletas terão a oportunidade de sentir tudo isto, incluindo com acesso especial a tudo o que estará a decorrer, e com momentos desenhados especificamente para as fases finais do desporto universitário.

 

Estamos a fazer um grande investimento e temos um compromisso total para que as fases finais do desporto universitário sejam um enorme sucesso e deixe marcas que se propaguem no tempo, não só no Politécnico de Leiria, mas também na região. Para isso vamos ter uma forte aposta na segurança, na sustentabilidade ambiental e financeira, mas também numa mobilização e envolvimento de estudantes, particularmente da área do desporto e da saúde,  professores, investigadores, técnicos, organizações sociais, associações desportivas municipais e distritais, clubes e organizações desportivas e do tecido empresarial da região.

 

Com a coorganização das Fases Finais do Desporto Universitário estamos a entrar na história, mas para marcarmos a história precisamos de todos. Uma vez mais estaremos juntos, agora em torno do desporto e dos seus valores e juntos seremos, sempre, muito mais fortes!

 

Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?