José Nogueira e Marcelo Marques rumam a Chengdu para representar o País na ginástica artística

José Nogueira, estudante de Bioengenharia na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, e Marcelo Marques, estudante de Biologia no Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, são os dois estudantes-atletas chamados a representar o País nos Jogos Mundiais Universitários Chengdu 2021, na ginástica artística. Os ginastas entram em cena de 1 a 5 de agosto. 

 

 

O Dong'an Lake Sports Park Multi-Purpose Gymnasium será o palco para ver atuar alguns dos melhores ginastas de todo o mundo, durante a primeira semana de agosto. A competição masculina de ginástica artística dos Jogos Mundiais Universitários – onde Portugal estará representado - será formada pelas provas em solo, cavalo com arções, argolas, saltos, paralelas e barra-fixa.

 

José Nogueira pratica ginástica artística desde os oito anos, onde começou como mais uma forma de gastar energia. ‘Comecei na ginástica um bocado pelo facto de ser muito irrequieto. Por esse facto fui experimentando vários desportos e foi este que mais gostei!’. Agora a estudar Bioengenharia na U.Porto, leva a carreira dual com o máximo sentido de organização, sabendo sempre do constante ‘desafio’ que enfrenta. Soube que ia a Chengdu depois de competir no Campeonato Europeu de Ginástica Artística em Antália (Turquia), no passado mês de abril. Recebeu a notícia com um sorriso e agora sabe que partirá para essa competição, com a ‘ambição de fazer uma prova limpa e realizar os seis exercícios nos seis aparelhos, da melhor forma que conseguir’, disse, deixando no ar a hipótese de ‘alcançar uma final all around ou uma final de solo’, esta última, a vertente em que se diz ‘mais competitivo a nível internacional’.

 

A frequentar Biologia no Instituto Superior de Agronomia, Marcelo Marques é outro dos ginastas convocados, ele que se iniciou na modalidade aos três anos, por influência do pai, que também foi ginasta. Diz-se mais forte no cavalo com arções e solo, e garante que levar uma ‘vida dupla’, nem sempre é fácil. ‘Tenho feito os semestres em tempo parcial para ter menos cadeiras e conseguir conciliar da melhor forma, mas na altura das competições é sempre mais complicado’.

 

Soube da convocatória para os Jogos Mundiais Universitários através do seu treinador e ficou radiante por ter ‘alcançado mais um dos objetivos para esta época’. Agora garante que dará o seu melhor para levar mais longe o nome de Portugal e pretende fazer ‘uma prova limpa para que os resultados sejam os melhores possíveis’.

 

Na modalidade de ginástica artística, os estudantes-atletas portugueses estarão acompanhados pelo treinador Manuel Campos. O treinador participou enquanto estudante-atleta em nas Universíadas de 2005 (quarto lugar na prova de cavalo com arções) e 2009 (quarto lugar no all around).

 

De referir que Portugal conquistou até ao momento duas medalhas em Jogos Mundiais Universitários (anteriormente com a designação de Universíadas), a primeira, de prata, conquistada no salto cavalo por Luís Araújo na Universíada de Banguecoque em 2007, a segunda, de bronze, obtida na trave por Filipa Martins, na Universíada de Gwangju em 2015.

 

A convocatória pode ser consultada aqui.

 

 

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?