FADU integrou grupo parlamentar para a Integridade, Igualdade e Combate à Violência no Desporto

 

 

 

O presidente da FADU, Ricardo Nora, e o administrador, Francisco Garcia, integraram esta quarta-feira o grupo de trabalho ‘Integridade, Igualdade e Combate à Violência no Desporto’ da Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, no Parlamento. A intervenção passou por fazer referência a algumas das práticas implementadas pela FADU nos últimos anos e por perspetivar futuras ações para trabalhar as áreas que estiveram em análise.

 

De referir que, no que respeita à integridade, a FADU integra desde 2009 o Plano Nacional Antidopagem, tendo realizado mais de 260 controlos nas competições nacionais universitárias, aos quais se somam sessões formativas de antidoping, integradas nas formações para treinadores e dirigentes e também junto das seleções nacionais universitárias, ações promovidas pelo recém-criado Gabinete de Formação e Desporto para Todos. Em 2020 levou a cabo uma ação de formação sobre manipulação de resultados e matchfixing. Desde 2012 atribui o prémio Ética no Desporto Universitário, e integra o Plano Nacional de Ética no Desporto do Instituto Português do Desporto e Juventude, sendo parceira no concurso anual de investigação sobre ética desportiva. A FADU implementou ainda a aplicação do cartão branco nas suas competições. No que respeita ao combate à violência no desporto, foi referido o lançamento de campanhas de sensibilização, das quais a campanha ‘Não Leves a Violência na Desportiva’ é exemplo. Em questões de igualdade, o presidente da FADU referiu a preocupação que a FADU tem tido nos últimos anos em levar o desporto universitário a vários pontos do País, nomeadamente às ilhas, com o exemplo da participação histórica das equipas açorianas nos play-off da última edição das Fases Finais e, também, da preocupação em fazer aumentar os números da participação feminina nas competições universitárias.

 

Ricardo Nora aproveitou a ocasião para referir a evolução que a FADU tem tido desde 2005 relativamente aos números de participação – de um universo de quatro mil estudantes-atletas passou-se para os atuais mais de dez mil – e aos projetos desenvolvidos, evolução que, no seu entender, o financiamento estatal não acompanhou.

 

 

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?