Quarteto de tenistas para defender as cores lusas em Chengdu

Francisco Rocha, Tiago Torres, Maria Inês Fonte e Mariana Campino são o quarteto selecionado para representar Portugal na competição de ténis dos Jogos Muncdiais Universitários (JMU). A competição na modalidade de ténis decorre de 29 de julho a 6 de agosto, na cidade chinesa de Chengdu.

 

Foto: Beatriz Ruivo/FPT

 

Faltam 53 dias para arrancar a maior competição multidesportiva, de escala mundial, e para estudantes-atletas do ensino superior. Portugal estará mais uma vez presente e, no ténis, estará representado por quatro tenistas, todos a frequentar universidades norte-americanas.

 

Francisco Rocha tem 23 anos e soma uma medalha de ouro, ganha quando, em 2017, participou no Campeonato Nacional Universitário de Ténis pela Universidade do Porto. Agora está nos Estados Unidos, na Universidade do Estado de Middle Tennessee, onde terminou o curso de Economia em maio deste ano, ‘um esforço que valeu a pena’. Orgulha-se de ter ganho a Conferência nos anos em que representou a equipa universitária de Seattle, facto histórico para aquela instituição de ensino superior. Ser chamado a representar o País nos JMU Chengdu 2021 diz ser uma ‘grande honra’, tratando-se de ‘uma prova com muito prestígio’. ‘É a primeira vez que participo numa competição deste género e por isso quero disfrutar ao máximo, mas, como em qualquer competição em que participo, entrarei para ganhar’.

 

Também a estudar fora do País, Maria Inês Fonte, é outra das tenistas selecionadas. ‘Tinha recebido um email em março e nessa altura as expectativas e a esperança de ter o privilégio de representar Portugal nesta competição aumentaram. Mais tarde e já em Portugal, vinha no carro com a minha mãe e recebi a confirmação da convocatória, fiquei muito feliz e grata pela oportunidade e confiança que depositaram em mim’, contou. Com a conquista dos primeiros lugares nos campeonatos nacionais em todos os escalões juvenis e uma final alcançada no escalão seniores, destaca-se ainda no seu percurso o facto de ter representado Portugal durante três anos na Fed Cup, participação que tem como ‘uma conquista pessoal muito importante e especial’. Para a China promete ‘100 por cento de entrega e dedicação para representar a nossa nação da melhor forma possível’. Quer ainda ‘fazer o maior número de jogos possível, tanto singulares como pares, e aproveitar a experiência e o espírito de equipa ao máximo’. A estudar Psicologia na Universidade de Syracuse, confessa que ‘nunca é fácil conciliar os estudos e o desporto a tempo inteiro’, mas entende que ‘a gestão do tempo e a força de vontade são a chave’ para se chegar a bom porto.

 

Tiago Torres, estudante de Gestão na Universidade do Texas/San Antonio, foi chamado aos courts chineses, algo que o deixou muito feliz: ‘É sempre um orgulho enorme poder representar Portugal’. Para o, eventualmente futuro gestor, não há reconhecimento maior do que o que lhe foi sendo feito ao longo dos anos com as participações em que vestiu as cores lusas. ‘A maior conquista até hoje é facto de já ter podido representar Portugal em alguns campeonatos, o que quer dizer que o meu trabalho tem sido recompensado’. Em novembro de 2020, a representar a Associação de Estudantes do Instituto Superior de Economia e Gestão (AEISEG), venceu o CNU de Ténis equipas. Nos estudos, tem sentido apoio e compreensão do meio universitário americano, onde agora está inserido, depois de ter frequentado durante um ano o curso de Gestão no Instituto Superior de Economia e Gestão. ‘Tem sido difícil, mas com a ajuda da universidade tenho conseguido conciliar as duas atividades’.

 

Mariana Campino é estudante-atleta da Universidade do Nevada e está a formar-se em Microbiologia e Imunologia. Foi depois de um treino que recebeu o e-mail da convocatória e assume que ‘jogar com a bandeira ao peito tem outro peso, mas também dá muita motivação’. Em Chengdu quer dar o seu melhor, como tem feito para conciliar a carreira dual. Aos 19 anos, Mariana conta no currículo com a conquista do ITF Júnior de Vila do Conde, aos 16 anos, somou os primeiros pontos WTA aos 15 anos, e no ano passado foi nomeada Freshman of The Year da Mountain West Conference, nos Estados Unidos.

 

Os courts de ténis ficam localizados no Sichuan International Tennis Centre e será lá a luta pelas medalhas em disputa, nas competições individuais para ambos os géneros, pares feminino e masculino e pares mistos. Maria João Koehler será a treinadora a acompanhar a comitiva portuguesa de ténis.

 

A convocatória pode ser consultada aqui.

 

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?