Missão Rhine-Ruhr 2025 impulsiona investigação científica no desporto universitário português
No âmbito da participação portuguesa nos Jogos Mundiais Universitários Rhine-Ruhr 2025, a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU Portugal) estabeleceu uma parceria com a Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEFUC) para desenvolver um processo de recolha e análise de dados sobre os/as estudantes-atletas que integrarão a missão nacional.
Este trabalho colaborativo tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre o perfil académico, desportivo e motivacional dos/as jovens que representam Portugal nesta competição internacional, contribuindo para uma maior valorização do desporto universitário e para o desenvolvimento de políticas e práticas mais ajustadas às suas realidades.
A informação recolhida será tratada com rigor científico, assegurando os princípios de confidencialidade e ética na investigação. O estudo pretende não só construir um retrato mais detalhado da população envolvida como também servir de base a futuras investigações no âmbito do desporto universitário.
Presentes na assinatura do protocolo, estiveram Ricardo Nora, Presidente da FADU Portugal e Diogo Braz, Vice-Presidente para a área Internacional, bem como Vasco Vaz, Diretor da FCDEFUC, e Hugo Sarmento.
Para a FADU Portugal, esta iniciativa representa um passo importante na consolidação de uma abordagem mais estratégica e sustentada ao fenómeno desportivo universitário, reconhecendo o papel central dos/as estudantes-atletas na construção de uma prática desportiva mais qualificada e integrada.