Universidade da Beira Interior recebeu o kick-off das Fases Finais

A Parada da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior foi o palco escolhido para receber a cerimónia de apresentação e sorteio das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, que ditou os encontros para a fase de grupos. O evento decorreu esta quinta-feira, a poucos dias do arranque das competições. 

 

 

Foram realizados os sorteios de dez Campeonatos Nacionais Universitários (andebol, basquetebol, futsal e voleibol para ambos os géneros e futebol 11 e rugby 7 no masculino), em que colaboraram figuras como Pedro Dias, diretor executivo da Federação Portuguesa de Futebol, o selecionador universitário e nacional de futsal, Jorge Braz, a vice-reitora da UBI, Amélia Augusto, e ainda os presidentes dos municípios da Covilhã e Fundão, Vítor Pereira e Paulo Fernandes, respetivamente. O quinteto de sopros da Banda da Covilhã e a Tuna-Mus, tuna de medicina da UBI, atuaram durante a cerimónia. 

 

Entre as personalidades que marcaram presença esteve o vice-reitor da Universidade da Beira Interior (UBI), Sílvio Mariano, que aproveitou a ocasião para agradecer as parcerias das câmaras municipais locais, referindo que as Fases Finais ‘tornarão as cidades da Covilhã e do Fundão no centro do País, no que respeita ao desporto universitário’ durante as duas semanas de competição. No papel de anfitrião esteve ainda o presidente da Comissão Organizadora Local e da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), Ricardo Nora, que começou por fazer referência ao adiamento do evento por força da pandemia, em 2020, facto que, segundo palavras do dirigente, veio reforçar ainda mais ‘a força e resiliência do movimento estudantil’. Ricardo Nora dirigiu palavras de agradecimento a todos os envolvidos na organização e mostrou-se confiante no que se segue. ‘Tenho a convicção de que este será um evento marcante, o primeiro nesta era covid, e tudo faremos para que seja inesquecível. Estamos a colaborar com a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) naquelas que vão ser as melhores Fases Finais de todos os tempos’.

 

Ricardo Nora, presidente da COL/AAUBI

 

Já depois de sorteados os jogos das fases de grupo dos campeonatos, foi a vez de o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, enaltecer aqueles que prosseguem a via académica em conciliação coma prática desportiva. ‘O valor que o desporto representa para a formação dos jovens, para a saúde e educação disciplinar dos atletas, o valor da socialização e a promoção da integração dos estudantes’ foram alguns dos pontos sublinhados por João Sobrinho Teixeira no seu discurso. ‘Os estudantes continuam na linha da frente naquilo que é o processo motivacional do pós-pandemia’, referiu ainda.

 

A fechar a cerimónia esteve o presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, André Reis. ‘Este é um momento muito simbólico para nós. Vivemos dificuldades e no último ano e meio não nos foi possível realizar todas as competições que costumávamos realizar, mas tínhamos dois caminhos: cruzar os braços, assumir que os tempos são difíceis e não correr riscos, ou então assumir que não queríamos perder esta geração e dar a oportunidade aos estudantes-atletas de viverem esta experiência. Foi esta segunda a opção tomada pela direção da FADU’, referiu. A valorização do interior e a saúde mental - evocando o mote adotado pela FADU para 2020/2021 'Desporto Sim, Isolamento Não' - foram dois dos temas evocados pelo dirigente no seu discurso, onde aproveitou para enaltecer o esforço de todos os que se empenharam para que fosse possível levar a cabo mais uma edição, daquela que é considerada a festa maior do desporto universitário. 

 

As Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários decorrem de 19 a 30 de julho nas cidades da Covilhã e Fundão. São esperados mais de 1000 estudantes-atletas, distribuídos por 19 clubes FADU, e em causa está a atribuição de dez títulos de campeão nacional universitário.

 

Manuel Veloso, secretário-geral da FADU (esq.) com Pedro Dias, diretor executivo da FPF (dir.) durante o sorteio

 

 A transmissão do evento pode ser vista ou revista aqui

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?