O quarteto académico que remou para o bronze na Turquia

A equipa da Associação Académica de Coimbra (AAC)/Universidade de Coimbra (UCoimbra), que conquistou o bronze no Campeonato Europeu Universitário de Remo realizado em Istambul, na Turquia, na época passada, foi chamada a palco na XIII Gala do Desporto Universitário. Foi a homenagem justa por terem levado mais longe o nome de Portugal.

 

 

O quadri-scull da AAC/UCoimbra, composto por Simão Simões, Marcelo Simões, Gonçalo Delgado e Eduardo Sousa conquistou o terceiro lugar no Campeonato Europeu Universitário de Remo terminando a prova em 2:56:84 minutos, poucas frações de segundo de diferença quer para o primeiro quer para o segundo lugar conquistados por, respetivamente, Maramara University, da Turquia, e Budapest University Technology, da Hungria.

 

Os quatro estudantes-atletas que o treinador Miguel Alfaiate define como sendo muito diferentes uns dos outros, formaram uma equipa forte e de ‘alta roda competitiva’, colhendo os frutos do trabalho e méritos próprios. O objetivo era chegar a um lugar de pódio, confessou Gonçalo Delgado. Foi com os olhos postos nesse objetivo que abraçaram o sacrifício exigido pela meta proposta e, trabalhando em conjunto, regressaram a Portugal com o sentimento de dever cumprido.

 

O Remo, apareceu nas vidas destes jovens ainda em tenra idade e por influência familiar, mas a paixão à primeira remada levou-os a não ‘saltarem do barco’ até hoje. Foi esta vontade de continuar a remar, que levou os quatro estudantes a ingressarem na Universidade de Coimbra. A localização estratégica da cidade dos estudantes, com o rio Mondego a atravessá-la e o Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho a pouco menos de 30 km, fez com que a escolha da instituição de ensino superior pendesse para os lados de Coimbra. ‘O rio Mondego é muito bom para a prática da modalidade e temos também muito apoio da Federação Portuguesa de Remo”, frisou Simão Simões. Dizem-se disciplinados, determinados, conscientes, adeptos da perseverança e os resultados vão falando melhor do que a causa própria que os quatro possam defender. No entanto nem só de remo e água se faz a vida do quarteto, que não foge muito aos gostos do jovem millennial comum: ver a série do momento, ler um livro e aproveitar os dias de sol que um País à beira-mar plantado oferece para procrastinar e até… praticar mais desporto.

 

Eduardo é natural do Barreiro e, em equipa, para além do bronze conquistado no europeu universitário, venceu o ouro no Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Remo em M4-, também na época passada. A título individual venceu, duas vezes, o campeonato nacional de fundo e, uma vez, o campeonato nacional de velocidade. Conta com um leque alargado de medalhas de vice-campeão nacional e algumas de 3.º lugar. Quanto a provas internacionais, pela Seleção Nacional, participou, enquanto júnior, em dois coupés de la jeunesse e na regata internacional de remo. Enquanto sénior sub-23 participou em três campeonatos do mundo, tendo alcançado o 9.º lugar. Com um percurso muito ativo no desporto, mas sem deixar de lado os estudos, Eduardo tirou uma licenciatura em Ciências do Desporto e inscreveu-se em Bioquímica no ano passado, mas congelou a matrícula por ter dificuldades em conciliar as duas vertentes nesta fase da sua vida. 

 

Gonçalo, que terminou o mestrado integrado em Engenharia Biomédica no ano passado, rema às portas de casa, é natural de Coimbra, e tem também um currículo a assinalar. Venceu inúmeras competições nacionais em diferentes escalões e embarcações, e conseguiu, em 2016, um 8.º lugar no campeonato europeu de juniores. Foi quatro vezes campeão nacional universitário, duas em M2x e outras tantas em M4-.

 

Marcelo e Simão são irmãos, e iniciaram na modalidade por influência do pai, sendo hoje parceiros e os maiores apoiantes um do outro. A nível nacional, Marcelo – que está no 3º ano de Engenharia Eletrotécnica – foi duas vezes campeão nacional, tendo participado num Campeonato da Europa júnior. Em contexto universitário, conquistou o ouro em M4- e o bronze em M2x. Simão, que está no quinto e último ano do mestrado em Mecânica Estrutural, foi quatro vezes campeão nacional, duas vezes vice-campeão e duas vezes medalha de bronze nos campeonatos nacionais de velocidade e fundo. Nos CNU foi bicampeão em M4- nas últimas duas épocas. Lá fora, participou num campeonato do mundo sub-23, conquistando o 8.º lugar, participou numa Taça do Mundo, onde ficou em 2.º lugar, e alcançou também a prata num europeu sub-23.

 

 

Ao currículo somaram, em setembro passado, o bronze no europeu universitário, numa experiência marcante para todos, que consideram ter sido vivida em ambiente mais ‘relaxado e amigável’, mas com muita seriedade. ‘Dentro de água todos davam o máximo. Conseguiu-se juntar ali o bom de ser ambiente universitário com o desafio de haver um alto nível competitivo’, contou o estudante-atleta, Eduardo Sousa. Semanas antes da prova, a regata foi alterada para metade da distância, de 2000m passou a 1000m, e se por um lado foi um contratempo imprevisto que afetaria todas as equipas, por outro acabou por ser vantajoso para a equipa da AAC, cujos elementos têm alguma compleição física. Essa característica, dizem, permitiu-lhes aproveitar a componente da força nos últimos 200m, contributo importante para que ficassem a menos de um segundo dos dois primeiros classificados, que completaram a prova em 2:56:00 e 2:56:71. Para Gonçalo e Eduardo, os membros mais velhos do quadri-scull - que se encontram nos últimos anos de universidade -, esta medalha ‘sabe a ouro’, porque são um fechar de ciclo universitário, com um excelente resultado e que trouxe inesquecíveis recordações.

 

Este percurso foi reconhecido também na última Gala do Desporto Universitário, em Espinho. Os quatro atletas subiram a palco para serem homenageados, algo que valorizaram por não ser assim tão comum. ‘No remo não é costume haver reconhecimento, e quando há, sabe a muito’, confessou Marcelo Simões.

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?