Jogos da Lusofonia 2014: Atletas do Desporto Universitário brilham em Goa



Na 3ª edição dos Jogos da Lusofonia, realizada em Goa, Portugal conquistou um total de 49 medalhas, 18 de ouro, 20 de prata e 11 de bronze.


Nos Jogos organizados pela Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa (ACOLOP), os atletas portugueses competiram nas modalidades de Atletismo, Judo, Taekwondo, Ténis de Mesa, Voleibol de Praia e Wushu. Ao todo foram 57 portugueses em Goa, dos quais nove já participaram em competições universitárias, nacionais e internacionais.
Os Jogos da Lusofonia 2014 contaram com a participação de mais de 1500 atletas de 12 países: Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, S.Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Guiné Equatorial, Índia e Sri Lanka.

A Cerimónia de Abertura, no passado dia 18, contou com a presença de Emídio Guerreiro, Secretário de Estado do Desporto e Juventude, e José Manuel Constantino, Presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP).

Na competição feminina de Taekwondo, participaram as atletas Ana Coelho, medalha de ouro no Campeonato Europeu Universitário (CEU) 2013 em representação da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), e Joana Cunha, 2º lugar no Campeonato Nacional Universitário (CNU) na categoria -57kg, pelo Instituto Politécnico do Porto (IPP). Joana Cunha chegou ao Ouro, enquanto Ana Coelho ficou-se pela Prata.

Rui Bragança e Mário Silva, ambos Campeões Europeus Universitários em 2011 pela AAUM, participaram no torneio e voltaram a subir ao 1º lugar do pódio, nas categorias de -58kg e -68kg, respetivamente. O atleta Júlio Ferreira, Campeão Nacional e Europeu Universitário nos -74kg, arrecadou também o Ouro nestes Jogos da Lusofonia.





No Taekwondo, todos 8 atletas em competição brilharam ao conseguirem alcançar as finais e arrecadarem 8 medalhas para Portugal, num longo dia de provas. A acompanhar a comitiva, esteve o treinador Pedro Póvoa, também ele, com um percurso notável no Taekwondo Universitário.

Já no Voleibol de Praia, Portugal somou mais duas medalhas, uma das quais conquistada pela dupla feminina Ana Freches / Juliana Rosas, sendo esta última detentora do título de Campeã Europeia Universitária, conquistado em 2013, na formação da Associação de Estudantes da Universidade Fernando Pessoa (AEUFP) com a atleta Tânia Oliveira.

No Judo, Portugal alcançou o Ouro por Pedro Jacinto (-66kg), que conquistou o 5º lugar no CEU de Judo, em Coimbra, no ano passado, Hugo Ângelo (+100kg), Vice-Campeão Europeu Universitário em 2013, Nuno Saraiva (-73kg), Diogo Lima (-81kg), Tiago Rodrigues (-90kg), e a prata por Duarte Branco (-60kg).

Na vertente feminina, foi Sara Jorge (-57kg), medalha de Bronze no CEU 2013, quem conquistou o 1º lugar do pódio.

Daniel Gregório, que integrou a Seleção Nacional Universitária no Mundial de Corta-Mato, em 2012, ficou fora do pódio, na prova 3000m Obstáculos, ao chegar com 4 minutos de atraso em relação ao 3º lugar, José Nuno Paulo.

Com um total de 49 medalhas, Portugal ficou em segundo lugar no medalheiro, atrás da Índia, país organizador, que dominou a 3ª edição dos Jogos da Lusofonia, somando 92 medalhas (37 de ouro, 27 de prata e 28 de bronze).

Com os resultados obtidos, Portugal assume, agora, a liderança dos Jogos da Lusofonia em número de medalhas, com um total de 174 medalhas, contra 139 do Brasil.





Fotografias: COP
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?