CNU Natação Piscina Curta: Um banho de recordes!



O Complexo de Piscinas de Guimarães recebeu, ontem, o Campeonato Nacional Universitário de Natação em Piscina Curta, num evento que ficou marcado por 18 novos recordes nacionais universitários, sendo nove em provas femininas e outros nove em provas masculinas.

De entre as marcas batidas, destacam-se as de Joana Rodrigues, da Universidade do Porto (UP), que repetiu o ouro nos 100m e nos 400m livres, que já tinha conquistado no ano passado na competição de Piscina Longa, e Luís Vaz, da Universidade do Minho, também bicampeão nas mesmas duas provas.

Ana Catarina Monteiro, da U.Porto, por sua vez, arrecadou a medalha de ouro nos 50m e nos 100m de mariposa, à semelhança do ano passado, batendo também o recorde universitário desta última prova.

O troféu de Campeão Nacional Universitário no coletivo foi atribuído à Universidade do Porto que concluiu a prova com 171 pontos, seguida pela Associação Académica de Coimbra (AAC) com 158 pontos e pelo Instituto Politécnico do Porto (IPP) com 131 pontos.

Este ano, pela primeira vez, as provas de Natação em Piscina Curta e Natação em Piscina Longa são realizadas separadamente, estando esta última prevista para o próximo mês de maio.




“As nossas expetativas são sempre ganhar e bater recordes”

No final do evento, Miguel Medeiros e Marisa Sousa, treinadores da equipa da U.Porto, mostraram-se satisfeitos com o título de campeã atribuído no coletivo.
“No ano passado perdemos por dois pontos na casa do rival, a Universidade de Lisboa, e, por isso, esta vitória agora tem um sabor especial”, explicou o treinador.

Já Marisa Sousa relembrou que, por esta ser “uma altura em que os atletas estão todos em época de exames, é ainda mais fantástico voltar a ganhar, porque perdem uma tarde de estudo para virem aqui representar a U.Porto e este é o melhor prémio que podiam receber”.

No que diz respeito, ao estatuto de estudante-atleta, a treinadora acredita que “ainda pode ser feito muito mais para que os atletas se sintam reconhecidos pela instituição que representam”.

Questionado sobre as expetativas do coletivo para as próximas competições, Miguel Medeiros não tem dúvidas: “as nossas expetativas são sempre ganhar e bater os recordes universitários como fizemos aqui ao bater 6 marcas e o recorde de 28 medalhas para a U.Porto”. “Queremos mais na prova de Piscina Longa”, garantiu.




Mário Pereira, da AAC, que representou as cores nacionais nas Universíadas de Kazan no verão passado, conquistou a medalha de ouro nos 50m costas e o bronze nos 50m mariposa. “Este é um momento de diversão, que serve também para avaliarmos a nossa forma física, já que muitos de nós somos atletas federados”, disse o medalhado.

Comparando a competição internacional com a nacional, Mário Pereira explica que “nas Universíadas há um nível de competição bastante elevado e no CNU acabámos por ter a competição mas também o lado de convívio e de fair play de bancada”.

A acabar a licenciatura em Engenharia Informática, o atleta da Académica de Coimbra afirma que nunca esqueceu os estudos, porque acredita que “há tempo para tudo”.
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?