Centenas de pessoas assistiram à cerimónia de abertura

 

Serão umas Fases Finais ‘inesquecíveis’. Esta foi a garantia dada ontem, na cerimónia de abertura das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, que decorreu no largo da Feira de Leiria. O evento, que assinalou o arranque oficial das competições, reuniu centenas de pessoas, entre estudantes-atletas, entidades locais e organização.

 

Durante a cerimónia, o presidente da FADU, André Reis, aproveitou para agradecer todos os esforços realizados até ao momento pela comissão organizadora local – com especial destaque para as dezenas de voluntários – e pelas autarquias, e destacou um lado ‘especial’ do desporto universitário. ‘A FADU tem sido um exemplo extraordinário nos últimos anos e decidimos que o lema destas Fases Finais seria Não Leves a Violência na Desportiva. No desporto universitário há fairplay, as equipas almoçam e jantam juntas, vão para a bancada e estão unidas’, referiu em alusão à campanha da FADU que vigora durante a época 21/22 e que pretende promover os valores associados ao desporto.

 

Também o presidente do Politécnico de Leiria (P.Leiria), Rui Pedrosa, aproveitou o momento para agradecer, no caso pela cedência das instalações desportivas por parte dos municípios e dos clubes locais, e reforçar uma vez mais a honra que a instituição que representa sente pela confiança depositada aquando da atribuição da organização. ‘Honra-nos muito receber as Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, serão duas semanas de competição intensa, onde estarão presentes valores maiores’.

 

Chamados a palco, também os anfitriões deixaram palavras a todos os que estão agora pela região à boleia das competições universitárias. ‘Este evento ocorre num ano especial, uma vez que somos cidade europeia do desporto’ começou por dizer o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes. O autarca referiu no seu discurso que o desporto se assume hoje, no concelho de Leiria, como ‘uma das suas principais marcas’ e que a realização das Fases Finais ‘é um feliz exemplo disso’. Na sua vez de intervir, o presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, recordou o que foi dito na cerimónia de apresentação e sorteio da competição. ‘Prometemos que ia ser a melhor organização de sempre e vai!’ assegurou, deixando uma mensagem simples a todos os participantes: ‘disfrutem, disfrutem e disfrutem!’. O presidente sublinhou ainda a importância de conjugar estudos e desporto na formação enquanto cidadãos. ‘Educar pelo desporto é a coisa mais extraordinária que aqui fazemos’.

 

Antes de se entoar em uníssono a declaração de abertura oficial do evento, também o secretário de Estado do Desporto e Juventude, João Paulo Correia, deixou um desejo: ‘que as Fases Finais decorram com sucesso e que vençam os valores do desporto!’

 

O evento contou com a apresentação de Márcio Menino, e foi abrilhantada pela atuação do grupo de bombos Tocándar, do grupo de dança contemporânea do Sport Operário Marinhense e ainda pela dupla de DJ Cromos da Noite. Eliana Bandeira, estudante-atleta pelo P.Leiria e embaixadora do evento, também deixou uma mensagem a todos os participantes.

 

As Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários 21/22 decorrem até 27 de maio nas modalidades de andebol, basquetebol, futebol, futsal e voleibol. Serão atribuídos nove títulos de campeão, o primeiro já esta quinta-feira, no andebol feminino.

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?