Portugal representado no mundial universitário de triatlo no Brasil

 

O Campeonato Mundial Universitário de Triatlo decorre de 6 a 11 de setembro na cidade brasileira de Maceió e Portugal estará representado por quatro estudantes-atletas. Diogo Tomé, Gonçalo Oliveira, Beatriz Ferreira e Joana Miranda são os convocados.

 

Diogo Tomé, estudante de Engenharia de Telecomunicações e Informática no Instituto Superior Técnico (Universidade de Lisboa) e terceiro classificado no Campeonato Nacional Universitário de Triatlo em junho deste ano - pela Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST) -, mostrou-se satisfeito com a chamada a representar as cores nacionais. ‘Fiquei bastante contente. Não quero elevar muito as expectativas quanto a resultados, até porque é a primeira vez que vou a uma prova deste género, mas quero pensar na minha prova e dar o meu melhor e ter a melhor prestação possível’.

 

Outra das convocadas é estudante de Economia no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, foi medalha de ouro no CNU de Duatlo e medalha de bronze no CNU de Triatlo já esta época. Beatriz Ferreira teve quatro provas a contar para o circuito europeu de Xterra já neste mês de agosto e tem agora duas semanas para se preparar para o mundial. ‘O trabalho mais importante já está feito, agora é manter-me focada no objetivo e em cumprir os treinos como sempre faço. Será a minha primeira prova a representar uma seleção nacional, estou muito entusiasmada’.

 

Joana Miranda, a frequentar a licenciatura em Enfermagem na Escola Superior de Saúde de Santarém, tem participado nos campeonatos nacionais universitários de triatlo, duatlo e até de atletismo, tendo sido campeã de triatlo na época 20/21 e vice-campeã em 21/22. Conciliar estudos e desporto tem sido para ela uma conquista. ‘A enfermagem tem sido o meu investimento no futuro. Conseguir conciliar o desporto e a vida universitária tem sido um desafio, mas também uma conquista. Estou muito orgulhosa por esta convocatória, um reconhecimento pelo meu trabalho e esforço’, disse, ela que vê esta chamada como a cereja no topo do bolo. ‘Após quatro anos de licenciatura, que estão prestes a terminar, é um grande prémio para mim ir a um palco mundial’. Sobre preparação e objetivos na competição, revela cautela. ‘Na prova há coisas que conseguimos controlar e é nessas que estou focada. É um privilégio poder treinar com este tempo de verão em Portugal. Darei sempre o meu melhor para representar o meu País e o Instituto Politécnico de Santarém, ao qual quero deixar um agradecimento especial porque muito me tem apoiado neste percurso’.

 

Preparado para o desafio que se avizinha está Gonçalo Oliveira. Frequenta a licenciatura em Desporto na Faculdade Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e quer estar ao seu melhor nível. ‘Estou muito agradecido pela oportunidade de representar a minha faculdade e o meu País a este nível. Vou dar o meu melhor para alcançar o melhor resultado possível. É um campeonato do mundo, os adversários serão fortes, mas tenciono estar ao nível deles e ser competitivo’.

 

A participação de Portugal no mundial universitário de triatlo, que a Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU) organiza em conjunto com a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), conta com o apoio da Federação de Triatlo de Portugal.

 

De referir que esta será a terceira participação em campeonatos mundiais universitários de triatlo, depois de 2010 (Valência, Espanha) e 2018 (Kalmar, Suécia). Em 2010, o estudante-atleta da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Pedro Palma, conquistou o bronze para Portugal. 

 

A convocatória pode ser consultada aqui.

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?