Filipa Martins ganha primeira medalha de Portugal nas Universíadas de Gwangju


A ginasta portuguesa terminou em grande a sua participação nesta competição. Após ter ficado a menos de cinco décimas do bronze em All-Around ontem, hoje, dia 7, entrou com espírito vencedor e alcançou a medalha de bronze na Trave com 13.366 pontos. A prova foi ganha pela japonesa Yu Minobe.

“Não tenho palavras para descrever o momento pois, apesar de até ser uma ginasta bastante consistente, nas finais de trave fico sempre muito nervosa e hoje senti me muito feliz por me ter conseguido concentrar e não estar muito nervosa”. É assim que Filipa Martins fala da conquista da medalha que é a primeira de Portugal na 28ª edição da Universíada de Verão que decorre até dia 14 em Gwangju, na Coreia do Sul.

“ [Vencer esta medalha] para mim significa mesmo muito porque, com a quantidade de treinos que tenho e com a dificuldade de conciliar os estudos com o treino, é muito complicado e quando soube que tinha entrado para a faculdade fiquei super contente, senti que todo o esforço que fazia para conseguir conciliar as duas coisas tinha resultado. Estar agora aqui nas universíadas e conseguir uma medalha num dos aparelhos mais difíceis ainda vem provar mais que todo o esforço sempre vale a pena”, exalta.



Para além da Trave, Filipa Martins ainda realizou mais duas finais, terminando em 4º lugar nas Paralelas (13.566) e em 8º no Solo, com 12.666. “A expectativa inicial era conseguir ir a todas as finais. Consegui ir às finais todas e estou muito contente por o ter conseguido. Os 4º lugares souberam a pouco pois eu dei o meu melhor e não tive grandes falhas”, acrescenta a ginasta.

Ainda na Ginástica Artística, Portugal marcava lugar em mais uma final. No Cavalo com Arções, Gustavo Simões conquistou o 5º lugar, com 14.333 pontos e uma diferença muito reduzida em relação ao topo do pódio.

André Pereira, no Remo, teve hoje a sua última prova de LM1x. Após ter-se apurado em primeiro para a final B, a ambição era vencer esta última prova. No entanto, André Pereira acabou a prova em 3º lugar, que o colocou na 9ª posição da tabela classificativa final.

Luís Vaz regressou à competição, desta vez para disputar os 100m livres. A prova, que decorreu logo pela manhã coreana, terminou em menos de um minuto, liderada pelo australiano Travis Mahoney. O português, com uma diferença de menos de um segundo, terminou em 7º do grupo, resultado que não foi suficiente para se apurar para a fase seguinte.

No Judo, Diogo Silva competiu mais uma vez na categoria de absolutos. Com uma vitória sobre o argelino Gine, por ippon, assegurou presença nos oitavos de final. Nesta fase perdeu com o japonês Geunbae Ji, passando para o quadro da repescagem. Neste, defrontou Vito Dragic da Eslovénia que impediu o judoca português de prosseguir na prova.



Por fim, no final do dia, Portugal regressou às vitórias. O jogo de andebol entre Portugal e a Suíça fechou o quarto dia de competição e com o resultado 28-21. A formação liderada por Rolando Freitas entrou a vencer, aos 10 minutos de jogo Portugal vencia por 6-2. Com o desenvolver do jogo, Portugal foi mantendo a vantagem, mas sempre reduzida, chegando mesmo a haver um momento de empate.

No final da primeira parte, Portugal vencia, mas o jogo manteve-se renhido até aos 27 minutos da segunda parte, onde a Suíça estagnou no marcador e Portugal acentuou a vantagem. O próximo jogo da seleção portuguesa é na quinta-feira, dia 9, frente ao Japão, equipa que já acumulou duas derrotas, frente à Hungria e ao Brasil.

Quatro estudantes-atletas do Atletismo entram amanhã, dia 8, em prova. Diogo Antunes compete nos 100m, Marta Onofre no Salto com Vara, Francisco Belo no Lançamento de Peso (final) e Daniela Cardoso nos 10 000m (final).
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?