À conversa com Ivo Carvalhosa

À direita na imagem

 

A FISU - Federação Internacional do Desporto Universitário, lançou em Abril uma bolsa de formação que possibilitava a um estudante frequentar um mestrado em Gestão Desportiva, na Russian International Olympic University (RIOU). Ivo Carvalhosa, licenciado em Ciências do Desporto pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e com um mestrado e pós-graduação na mesma área na Universidade do Minho, concorreu com o suporte da Federação Académica do Desporto Universitário e foi o escolhido a nível mundial. A "aventura" começou em Setembro e a FADU foi saber como estão a correr os primeiros dias. 

 

FADU: Apesar do programa ter começado há relativamente pouco tempo, como estão a ser os primeiros dias na RIOU e a adaptação, tanto à cidade como à instituição?

 

Ivo Carvalhosa: Tal como foi dito, a minha chegada à Rússia, mais precisamente a Sochi, foi relativamente há pouco tempo, sendo por essa razão ainda difícil avaliar na plenitude todo o potencial e energia desta região e mais concretamente desta belíssima cidade. Uma coisa é certa, graças à informação que pude recolher até ao momento, a cidade evoluiu de uma forma exponencial nos últimos 10 anos devido ao acolhimento dos Jogos Olímpicos de Inverno em 2014, ou seja o legado deixado pelo Jogos é deveras impressionante, do qual surgiu também a própria instituição onde tenho a sorte de ter sido acolhido. A RIOU é um dos ex-libris do legado olímpico. A par disso, a adaptação à cidade também se tornou mais fácil graças ao apoio prestado pelos responsáveis pelo grupo de alunos internacional.

 

FADU: Antes de surgir esta oportunidade, tinhas já como objetivo prosseguir estudos no estrangeiro? Ou essa vontade surgiu apenas com esta oportunidade?

 

Ivo Carvalhosa: Sim, o meu objetivo sempre passou por poder continuar os meus estudos no estrangeiro, pois já possuo um número suficiente de diplomas superiores em Portugal. Por isso esta possibilidade é dessa forma o chamado "ouro sobre azul" para os meus objetivos futuros de especialização em Gestão Desportiva, com elevada dimensão internacional. Tenho acima de tudo, em primeiro lugar, que agradecer ao meu diretor no departamento desportivo dos SASUM,  que foi uma inspiração, bem como um excelente exemplo, professor Fernando Parente, e também a confiança em mim depositada pelo atual presidente da FADU, Daniel Monteiro.

 

 

FADU: Face à tua formação académica e à tua experiência profissional, o que consideras que este mestrado pode contribuir para o teu futuro?

 

Ivo Carvalhosa: Tendo em conta o nível de excelência e exigência desta universidade e acima de tudo, o facto de os professores que fazem parte do nosso plano curricular serem os líderes mundiais nos seus específicos campos de trabalho, passando pela gestão estratégica desportiva, marketing desportivo ou economia desportiva, acredito que este mestrado vai sem dúvida acrescentar uma “camada” sólida de conhecimento específico, relativamente não só ao presente mas também ao futuro do desenvolvimento do desporto global e do seu crescimento.

 

FADU: De que forma é que o desporto universitário foi fulcral na definição do rumo que queres dar à tua carreira profissional?

 

Ivo Carvalhosa: Foi de forma incontestável que o desporto universitário e todos os seus atores com os quais tive a sorte de me cruzar fizeram crescer em mim esta vontade de enveredar pela gestão desportiva de topo, para poder ajudar a desenvolver este tipo de eventos e ideias no mundo académico e poder difundir estes valores de desportivismo, comunhão com novas culturas, esforço, dedicação e vontade de vencer, para mais e mais estudantes.

 

FADU: De que forma é que o desporto universitário funcionou como uma mais valia no teu percurso académico, ou seja, se os desafios que te foram sendo colocados no desporto serviram para fazer face aos desafios académicos?

 

Ivo Carvalhosa: O desporto universitário é o exemplo máximo de que com verdadeira dedicação e paixão pelo que gostamos de fazer tudo pode ser atingido, sendo que os nossos atletas são uma inspiração para qualquer indivíduo da nossa sociedade, conseguindo combinar as exigências do desporto de alto nível com o esforço imposto para conciliar com o seus percursos académicos. É assim que posso explicar a minha atitude perante as várias etapas da vida, tendo em mente que sem bravura e verdadeira determinação para trabalhar, poucas coisas podiam ser atingidas.

 

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?