"O desporto deve fazer parte do dia-a-dia da academia"

 

 

O segundo painel do dia, debateu as "Boas práticas desportivas nas Instituições de Ensino Superior", juntando à volta "da mesa", Daniel Freitas, presidente da Federação Académica do Porto, Mário Santos, Secretario-Geral dos EUG2018 e Chefe da Missão Olímpica Londres 2012 e Gonçalo Paiva Dias, vice-reitor da Universidade de Aveiro.

Mário Santos insistiu na temática de que "o desporto na prática diária também é importante, não são só os resultados” e que "o desporto deve fazer parte do dia-a-dia da academia", apelando a que o desporto seja visto como um hábito como ler por exemplo. O Secretário-Geral dos Jogos Europeus que se vão realizar em Coimbra em 2018 considera ainda que o problema actualmente é "a incapacidade de desenvolver um modelo. Cada instituição desenvolve o seu modelo que depois não ganha dimensão".

Mário Santos acredita que "os Jogos Europeus têm que ter uma componente estratégica, porque não é pela vertente comercial que são organizados” e que "para ganharmos dimensão é preciso que as universidades sintam que é necessário investimento”, apelando ainda a que não se destrua o que é construído em Portugal só para "imitar modelos do estrangeiro".

Já Daniel Freitas e Gonçalo Paiva Dias, debruçaram-se sobre o trabalho mais especifico das academias que representam. Para o líder da Federação Académica do Porto, "pode haver uma saudável concorrência entre as boas práticas das academias e quem sai a ganhar são os estudantes”, acrescentando que "as instituições têm bons exemplos que servem para convencer os restantes”.

Gonçalo Paiva Dias, vice-reitor da Universidade de Aveiro, mostrou-se satisfeito pelo facto de a "universidade ter correspondido às exigências da Associação Académica" no que ao desporto diz respeito, explicando ainda que a Universidade está a "fazer um esforço para criar sinergias com os clubes locais, utilizando os técnicos e instalações”, uma ideia que Filipe Santos tinha já defendido no painel anterior, tendo em conta que "num país onde há poucos recursos, o desporto federado não deve estar desligado do desporto universitário”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?