FADU convida estudantes-atletas a desafiar os números

 

Na época 2022/2023, a Federação Académica do Desporto Universitário leva a cabo a campanha ‘Desafia os Números!’, como forma de alertar para o desequilíbrio de género verificado ao longo dos anos nas participações dos estudantes-atletas do ensino superior nas competições universitárias. O mote serve ainda como forma de desafio para o aumento da participação nas competições formais e informais e também para a superação das melhores marcas e conquistas de cada atleta.

 

Já este ano, a FADU integrou o grupo de trabalho ‘Integridade, Igualdade e Combate à Violência no Desporto’ da Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, no Parlamento. A constituição desse grupo de trabalho está enquadrada com a Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018 – 2030: «Portugal +Igual», orientada pelos princípios constitucionais da igualdade e da não discriminação, e pela promoção da igualdade entre mulheres e homens como uma das tarefas fundamentais do Estado e como condição para a construção de um futuro sustentável para Portugal, enquanto País que realiza efetivamente os direitos humanos e que assegura plenamente a participação de todas e de todos.

 

No âmbito da campanha ‘Desafia os Números!’, a FADU pretende implementar medidas que ajudem a atenuar a diferença no que aos números diz respeito, numa primeira fase com maior incidência sobre as competições informais previstas até final do ano, como é o caso dos Jogos Universitários de Portugal. Em perspetiva está também a promoção de debates e conferências alusivos à temática, que abranjam os universos que a federação engloba: atletas, estudantes e dirigentes associativos.

 

A FADU pretende ainda premiar as boas práticas com a criação do selo da Igualdade de Género no Desporto Universitário, destinado aos clubes FADU que desenvolvam boas práticas no âmbito da igualdade de género, e com a atribuição do Prémio Nacional da Igualdade de Género no Desporto Universitário, que será entregue na gala anual do desporto universitário. 

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?