Quarteto de nadadores estudantes irá representar Portugal na China

São quatro os estudantes-atletas de natação convocados para representar o País nos próximos Jogos Mundiais Universitários, antes designados de Universíadas, que irão decorrer na China de 28 de julho a 8 de agosto. Camila Rebelo, Gabriel Lopes, Tamila Holub e Tiago Costa são o quarteto de nadadores que entrarão em prova na piscina do Dong'an Lake Sports Park Aquatics Centre, em Chengdu.

 

 

 

Tamila Holub é uma das nadadoras convocadas. A estudante de Criminologia e Justiça Criminal na Universidade do Minho, tem no currículo de provas universitárias dois quartos lugares (100m livres e 4x50m estilos), uma prata (4x50m livres) e um ouro (400m livres), medalhas conquistadas em 2022, na piscina curta. A estudante-atleta da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), tem também diversas conquistas pelo Sporting Clube de Braga a nível nacional e já representou Portugal além-fronteiras, com destaque para a presença em duas edições dos Jogos Olímpicos (Rio de Janeiro 2016 e Tóquio 2020).

 

Segue-se a estreia nos Jogos Mundiais Universitários, notícia que recebeu pouco antes de entrar na água para competir. ‘Foi o meu treinador que me confirmou que já era certo que iria às Universíadas e foi bastante entusiasmante!’, contou. ‘Já tive colegas meus que participaram e só ouço boas histórias, em ambiente muito competitivo, mas ao mesmo tempo menos pesado e com a sensação de menor pressão’. Quanto à conciliação da natação e dos estudos, o grau de dificuldade acompanha as estações do ano. ‘Tem sido mais fácil nos semestres de outono/inverno e mais difícil na primavera/verão porque treino em Braga, estou por cá, não tenho tantas competições lá fora e não há a necessidade de faltar e ter de fazer tantos trabalhos e exames para compensar. Este semestre tive muito tempo fora e é mais complicado. Mas, honestamente, não tenho do que me queixar, porque os professores têm ido sempre ao encontro daquilo que preciso, com facilidade em marcar exames até fora da época especial, tendo em conta que muitas vezes também não posso nessa altura’.

 

Camila Rebelo, que frequenta o mestrado de medicina, é estudante-atleta da Universidade de Coimbra (UCoimbra) e representa a Associação Académica de Coimbra (AAC) nos campeonatos nacionais universitários de natação, também está convocada. Foi medalha de ouro nos 100m costas e 50m costas, nos 4x50m estilos e bronze nos 4x50m livres, no Campeonato Nacionais Universitário (CNU) de Natação Piscina Curta da época 21/22. ‘Participar nos nacionais é sempre mais um momento de competição e de uma rivalidade boa entre universidades. Esta será a minha primeira participação como atleta universitária sem ser nos nacionais e, das conversas com colegas que já estiveram noutras edições de Universíadas, fiquei com a ideia de que vai ser muito bom!’, disse a nadadora. A seguir medicina, tem ‘tentado fazer o máximo de cadeiras para ir fazendo o curso’ que, considera em tom leve, ‘bem longo’.

 

Fora do universitário, nas competições da Federação Portuguesa de Natação, compete com as cores da Associação Louzan Natação, e em março passado garantiu os mínimos para os Jogos Olímpicos Paris 2024 na prova dos 200 metros costas, depois de vencer o Open de Espanha com um novo recorde nacional (2.09,84 minutos).

 

A representar as mesmas cores está Gabriel Lopes, também estudante-atleta da académica e atleta da Associação Louzan Natação. Gabriel começou por representar a Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (AEESTeSC) nos CNU, tendo em 2017 ganho o ouro na piscina longa nos estilos 50m e 100, costas. Esteve presente na Universíada de Taipé no mesmo ano. Em 2021, já a representar a AAC, foi medalha de ouro no CNU de piscina curta nos 100m costas e nos 200m estilos e foi vice-campeão nacional universitário na estafeta 4x50m livres. No ano anterior, em Tóquio, estreou-se nos Jogos Olímpicos. Gabriel frequenta atualmente a licenciatura em Ciências do Desporto na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.

 

Esta será a segunda edição da competição para o nadador – a ‘última universíada’ – uma participação que o deixa feliz, por já saber da dimensão do que o espera: ‘É uma competição de alto nível. Da minha participação em Taipé trouxe impressões de uma competição e envolvência muito propícias a bons resultados. Desde a minha última participação cresci imenso como atleta e penso que isso se refletirá’. Ser estudante e atleta de alto rendimento é para obstinados e ele garante que, para já, a natação está em primeiro lugar. Tal não invalida que valorize a vertente académica e a tente adaptar, com a ajuda fundamental do corpo docente que com ele lida na UCoimbra. ‘Na natação fazemos muitos treinos e a gestão da vida académica nem sempre é a melhor. Tento arranjar os melhores horários, compatíveis com os meus treinos. Os professores são compreensivos, gostam de ajudar, o que é uma bênção’.

 

Também Tiago da Cunha Costa, que frequenta o curso de Engenharia Informática na Universidade Europeia, foi chamado a representar o País em Chengdu. O nadador representa o Sporting Clube de Portugal nas competições nacionais e integrou várias comitivas que representaram Portugal na modalidade, ao longo dos últimos anos. Tiago contou que foi com entusiasmo que, após saber da pré-convocatória há alguns meses, teve certezas de que iria mesmo a Chengdu. ’Ontem fui inserido no grupo do WhatsApp junto com os outros três atletas que vão participar e agora está mesmo a acontecer’, começou por dizer, para depois falar nas suas metas. ‘As minhas expectativas para os JMU são bastante ambiciosas, quero realizar finais nas minhas provas e conseguir mínimos para as provas internacionais da próxima época’. Os estudos vão sendo uma preocupação que está em segundo plano, sem nunca se perder a noção de importância futura. ‘A minha carreira de estudante tem estado praticamente parada nos últimos dois anos. Faço duas ou três cadeiras por ano, porque não tenho a disponibilidade horária para ir à faculdade. Os treinos ocupam-me o dia todo, fico com poucas horas disponíveis durante o dia e acabam por servir para descansar entre treinos’.

 

Alexandre Amorim, estudante-atleta que frequenta a licenciatura em Fisioterapia na Escola Superior de Saúde de Santa Maria, e que no desporto universitário contabiliza cinco medalhas pela Universidade do Porto, consta na lista de convocados como suplente. Vítor Ferreira será o treinador responsável por acompanhar a comitiva nacional de natação na China, ele que esteve também em Taipé há cerca de seis anos.

 

As provas de natação dos Jogos Mundiais Universitários serão realizadas de 1 a 7 de agosto no Dong'an Lake Sports Park Aquatics Centre e, no total, 42 medalhas de ouro serão atribuídas.

 

A convocatória pode ser consultada aqui

 

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?