Futuro? "A seguir à FPF, a FADU é a federação com mais potencial desportivo em Portugal

 

O primeiro painel do dia do Fórum FADU debruçou-se sobre o "Passado, presente e futuro: a organização do desporto universitário em Portugal" e contou com a presença de Filipe Santos, ex-presidente da FADU, João Ribeiro, coordenador de desporto da UTAD e de Ricardo Morgado, adjunto do Secretário de Estado do Ensino Superior do XIX Governo Constitucional.

O painel debateu quais as melhorias que devem ser implementadas no desporto universitário português, com Ricardo Morgado a dizer mesmo que "a seguir à Federação Portuguesa de Futebol, a FADU é a federação com mais potencial desportivo em Portugal", por ser "praticamente um comité olímpico universitário".

O adjunto do Secretário de Estado do Ensino Superior do governo de Pedro Passos Coelho disse ainda que "seria positivo para a FADU uma clarificação da tutela", com a Federação Académica do Desporto Universitário a "sair a ganhar se a relação com o governo fosse bilateral e não tri-partida".

João Ribeiro, coordenador de desporto da UTAD, mostrou-se satisfeito pelo facto de "cada vez mais o desporto universitário estar na agenda e cada vez mais as associações académicas e as instituições estão a apostar no desporto".

Para o responsável pelo desporto da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a situação a corrigir é "criar uma estratégia nacional e não local ou regional", não esquecendo que "não há trabalho sem ser em conjunto com os estudantes porque são eles o pilar de tudo isto".

Filipe Santos, ex-presidente da FADU, também saúda o facto de as universidades "paulatinamente terem vindo a criar serviços na área desportiva", lamentando apenas que se "invistam milhões no alto rendimento, mas não se investe nas instalações desportivas no Ensino Superior".

O ex-presidente e ex-Secretário-Geral da Federação Académica do Desporto Universitário contextualizou ainda os primeiros passos da estrutura a nível internacional, contando que "em 1969 Portugal desistiu de organizar as Universiadas devido à procura excessiva de vistos para entrar no país. Nos anos seguintes procurou-se recuperar a credibilidade aí perdida e o trabalho feito nos anos seguintes foi muito proveitoso".

Um dos temas também abordados foi o aproveitamento dos atletas do Desporto Escolar no Ensino Secundário para o desporto universitário, com Filipe Santos a lamentar que "o sistema desportivo e o sistema universitário estejam muito fragmentados" e com Ricardo Morgado a defender que o Desporto Escolar "deve passar à FADU informações sobre os atletas que transitam para o Ensino Superior".

O adjunto do Secretário de Estado do Ensino Superior do XIX Governo Constitucional defende ainda que "a FADU devia estar presente nas comissões técnicas do Desporto Escolar" pedindo um "esforço de coordenação com o Desporto Escolar".

 

 

 

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?