Quinze pré-convocados para a Seleção Nacional Universitária de Voleibol

Quatro anos depois e com uma nova designação, as Universíadas estão de volta. Agora com a designação de Jogos Mundiais Universitários (JMU) e organizados na cidade chinesa de Chengdu, o regresso do evento multidesportivo marca também o regresso da Seleção Nacional Universitária de Voleibol, da qual fazem parte 15 estudantes-atletas pré-convocados.

 

 

 

A precisos 43 dias do arranque da competição de voleibol nos JMU Chengdu 21 – designação que se manteve a original apesar dos adiamentos provocados pela pandemia – a Seleção Nacional Universitária de Voleibol arranca dentro de poucos dias a preparação, tendo em vista esta participação. Na lista de pré-convocados constam, apenas, estreantes na competição. André Pereira da Universidade do Porto (U.Porto), Bernardo Oliveira da Universidade de Aveiro (UAveiro), Bruno Dias da U.Porto, Eduardo Brito do Instituto Politécnico de Lisboa, Francisco Leitão da Universidade Nova de Lisboa, Francisco Pombeiro da U.Porto, Francisco Santos do Politécnico do Porto, Gonçalo Gomes da U.Porto, Gustavo Cavalcanti da Universidade de Long Island (Estados Unidos), Manuel Figueiredo da U.Porto, Marco Sampaio da U.Porto, Miguel Azenha da U.Porto, Nuno Marques do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Paulo Monteiro da UAveiro e Santiago Pimentel da U.Porto, integram a lista de pré-convocados.

 

Destes, Manuel Figueiredo, Marco Sampaio e Miguel Azenha, representaram a Associação de Estudantes da Faculdade de Economia do Porto (AEFEP) no último Campeonato Nacional Universitário (CNU), já este ano, tendo sido quintos classificados. Os dois primeiros foram medalhas de ouro nas Fases Finais de Leiria, em 2022, e a equipa da AEFEP teve oportunidade de competir nos Jogos Europeus Universitários de Lodz. E foi Manuel Figueiredo, que frequenta a licenciatura em Gestão na Faculdade de Economia do Porto, que falou um pouco sobre a participação nas competições universitárias onde esteve e também sobre a participação nos JMU. ‘Em Leiria não tinha clube e pude jogar. As competições universitárias têm um contexto mais relaxado, com seriedade, mas diferente. Nas Fases Finais do ano passado, estivemos em contacto com um grupo de amigos, acabou por ser muito divertido e ter ganho foi incrível’, disse, referindo que este ano, apesar de inscrito na fase final, não conseguiu dar o contributo que gostaria, devido a compromissos com o seu clube, o Voleibol Clube de Viana. Agora, seguem-se as competições internacionais. ‘Ir à China vai ser uma experiência incrível, vou com muitos atletas que já conheço. O que tenho ouvido é que é uma competição espetacular e tenho as expectativas muito altas’. Quanto a objetivos, o primeiro é simples ‘tentar passar o grupo’, porque diz, ‘há bastante qualidade na equipa’. Seguir uma carreira dual, oferece grandes desafios. ‘Tenho passado, apesar de deixar uma cadeira ou outra, no entanto é complexa e difícil esta conciliação, porque não posso ir a muitas aulas devido aos treinos. Não indo às aulas é difícil porque depois não temos acesso ao mesmo material de quem pode ir… acho que o apoio das faculdades acaba por ser o mínimo dos mínimos, para dizerem que cumpriram. Apesar de tudo, é exequível e nada é impossível’.

 

Francisco Santos representou a Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia do Porto (aeISEP) em Viana do Castelo, tendo-se sagrado vice-campeão nacional universitário em abril deste ano. Despois disso, representou o Politécnico do Porto (P.PORTO), no CNU de voleibol de praia, em Portimão. Define a participação nas Fases Finais como uma ‘experiência fantástica’ onde a aeISEP esteve, na sua perspetiva, representada por um ‘grupo espetacular e muito competente’. ‘Apesar de algumas pessoas já não jogarem voleibol, deu para ver que ainda têm muito para dar. Por azar nosso, não conquistamos o primeiro lugar nas vantagens da negra, mas apesar de tudo estou orgulhoso daquilo que conquistamos’, referiu Francisco, deixando algumas referências sobre a equipa que representará Portugal na China. ‘Há muitas caras conhecidas, é um grupo que gosta de trabalhar e que tem muito para dar. Para além disso, é super bem-disposto e vamos lá também para nos divertir’.

 

Da lista de estudantes-atletas que já representaram clubes FADU nas competições nacionais faz ainda parte Francisco Leitão, que venceu o ouro na última edição das Fases Finais, onde a sua equipa – a Universidade Nova de Lisboa – fez a festa no último dia do evento multidesportivo da FADU.

 

Na comitiva de voleibol que representará Portugal na China estarão, além dos atletas, a equipa técnica formada pelo selecionador, Hugo Silva, o treinador, Carlos Prata, o estatístico, João Santos, o team leader e vice-presidente da FADU, Carlos Santos, e o fisioterapeuta, João Simões.

 

O estágio de preparação decorrerá entre os dias 27 de junho e 19 de julho. A competição de voleibol decorre entre os dias 29 de julho e 7 de agosto, a prova masculina, onde Portugal está representado, conta com 24 equipas e a feminina com 16.

 

A convocatória pode ser consultada aqui

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?