Esgrima: Marta Caride e Luís Macedo selecionados para os jogos mundiais universitários

De 2 a 7 de agosto o Pidu Sports Centre Natatorium e o Pidu Sports Centre Gymnasium serão palcos da competição de esgrima dos Jogos Mundiais Universitários (JMU) Chengdu 2021. Marta Caride, estudante de Medicina na Universidade do Porto, e Luís Macedo, estudante de Criminologia e Justiça Criminal na Universidade de Hertfordshire (Inglaterra) entram em competição para defender o verde, vermelho e amarelo da bandeira nacional portuguesa. O treinador Hélder Alves integra também a comitiva da esgrima.

 

 



Marta Caride estuda Medicina no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e é atleta de esgrima. É tricampeã de florete em Campeonatos Nacionais Universitários (2019, 2022 e 2023), onde defendeu as cores da Universidade do Porto (U.Porto). Teve o primeiro contacto com a esgrima aos 12 anos, no Liceu Almeida Garrett, no desporto escolar. ‘Desde cedo que, pelo facto de ser surda neurossensorial bilateral, os meus pais procuraram formas de me estimular, e passei por vários desportos! Nessa altura, o meu agora treinador, numa sessão de dinamização da esgrima, percebeu que eu tinha uma apetência invulgar, pela capacidade de concentração, foco, e tomada de decisão rápida, e foi assim que começou’, contou. O gosto pela esgrima é explicado com alguma simplicidade. ‘É um desporto muito peculiar, que me atrai pela constante necessidade de autoconfiança, perspicácia e espírito de persistência, além de todo o aporte de condição física que é preciso ter e que nos faz sentir mais vivos’. No seu percurso destaca como ponto alto a conquista do Campeonato Nacional absoluto individual e por equipas, em 2018-19, e recebeu a notícia da chamada à China – onde irá pela primeira vez – com o maior dos entusiasmos. ‘Fiquei verdadeiramente feliz, especialmente depois dos obstáculos que impediram a sua realização antes’, disse, referindo-se aos sucessivos adiamentos devido à pandemia. ‘Será uma ótima oportunidade de representar Portugal num âmbito diferente do costume, coincidindo com os meus dez anos de prática da modalidade’.


Sem pensar ainda em especialidades no que respeita à vertente académica, leva o curso de medicina com o rigor com que encara as competições em que entra. ‘Tenho conseguido atingir os meus objetivos académicos e desportivos, e sinto-me realizada! É preciso disciplina e foco total nas coisas nos momentos certos’, disse, valorizando ainda os momentos que vão além disso: ‘devemos também valorizar as pequenas coisas da vida, os momentos com a família e os amigos’.


Desde os seis anos na modalidade, por influência do irmão, Luís Macedo será outro dos esgrimistas a marcar presença na edição deste ano dos JMU. ‘A esgrima é um desporto especial pela sua intensidade e emoção’. Orgulhoso por representar Portugal ‘consistentemente desde os 15 anos’, terá agora, pela primeira vez, a oportunidade de competir contra estudantes-atletas de outros países e diz-se expectante com o nível que vai encontrar. ‘Não sei bem o que esperar, porque não sei que atletas participarão, no entanto espero conseguir bater-me de igual para igual com todos eles’. Superação é a palavra que escolhe para definir a vida de um estudante, que não deixa de conciliar a vertente académica e a competitiva: ‘Com vontade de superação tudo é possível!’


Para além da esgrima, Portugal estará representado em mais oito modalidades: atletismo, basquetebol (equipa feminina), ginástica artística, ginástica rítmica, judo, natação, ténis e voleibol (equipa masculina). Os Jogos Mundiais Universitários da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU) decorrem de 28 de julho a 8 de agosto, na China.

 

A convocatória pode ser consultada aqui

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?