‘Não leves a violência na desportiva’ é a campanha para a nova época

 

 

Com o objetivo de prevenir e combater a violência no desporto, a FADU Portugal lança para esta época a campanha ‘Não leves a violência na desportiva’, que se estende às competições nacionais e internacionais onde a FADU esteja envolvida. A campanha pretende alertar estudantes-atletas, técnicos, dirigentes e todos os intervenientes no desporto universitário para a irradicação de qualquer tipo de violência no contexto do desporto universitário. 

 

Segundo o presidente da FADU, André Reis, a opção pelo tema da violência no desporto é ‘algo abrangente, uma vez que inclui as várias problemáticas, como o racismo, a xenofobia e as questões de género, que a FADU quer combater, a partir da consolidação dos princípios de fairplay, igualdade e tolerância, que o desporto universitário deve promover’. André Reis considera fundamental assumir uma posição devido ao papel de sensibilização que a FADU tem para as questões sociais, contribuindo para a prevenção e combate à violência no desporto. ‘Não há espaço para a violência no desporto, nem na sociedade’, refere.

 

À semelhança do que aconteceu nas Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários da época passada, o cartão branco, implementado pela FADU em parceria com o Plano Nacional de Ética no Desporto do Instituto Português do Desporto e Juventude, vai continuar a vigorar nas competições universitárias. ‘A experiência nas Fases Finais 2021 correu muito bem. O cartão branco foi exibido oito vezes para promover os bons comportamentos dos nossos estudantes-atletas’, disse. De forma a estender esta prática na época que agora se inicia, o presidente da FADU afirma que se está a averiguar a melhor forma de implementar o cartão branco em todas as competições, no sentido de sensibilizar os estudantes-atletas das diferentes modalidades.

 

Ainda dentro desta temática a FADU leva a cabo o módulo 'Valores e Ética no Desporto' inserido na I Edição do Curso de Formação de Dirigentes e Treinadores da Academia FADU, esta semana, na quarta e sexta-feira. O módulo contará com os formadores José Lima, coordenador do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), e com Isabel Baltazar, embaixadora do PNED.

 

Esta não é a primeira vez que a FADU dá enfoque a esta questão, tendo em 2018, nos Jogos Europeus de Coimbra, promovido a campanha ‘Não à Violência no Desporto’. Nessa altura, uma das ações levadas a cabo teve como protagonistas os capitães das equipas portuguesas, que envergaram uma braçadeira branca com a frase alusiva à campanha em todos os jogos da competição.

 

 

 

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?