CNU Remo: U. Porto lidera número de medalhas



Gondomar recebeu a Regata 25 de Abril, na Pista de Gramido, na qual entre os mais de 400 atletas, participaram os 27 remadores universitários em busca do título de Campeão Nacional Universitário de Remo.

A Universidade do Porto destacou-se na competição ao conquistar três primeiros lugares nas provas masculinas. Já o Instituto Politécnico de Coimbra garantiu o Ouro na única prova feminina.



Inês Pocinho (IPC) foi, então, a Campeã Nacional Universitária da modalidade de 1X. Seguiu-se, na segunda posição, a atleta Joana Branco (U.Porto), Campeã na época passada, e no último lugar do pódio, Sara Freixo (AAUAv).

No masculino, foi André Pereira (U.Porto) quem conquistou o título. Diogo Maia (IPC) assumiu a medalha de Prata, enquanto o Bronze foi atribuído a João Santos (AAC), Campeão no ano passado.



Na categoria 2X, saiu vencedora da prova a dupla André Pereira e Miguel Menezes da U.Porto. Bruno Pereira e Pedo Almeida (AAUAv) e Diogo Freixo e Ricardo Gonçalves (IPVC) garantiu o segundo e o terceiro lugares, respetivamente.

Já na prova de 4- masculino, os coletivos da U.Porto fizeram o pleno. Miguel Menezes, Pedro Almeida, Rafael Barbosa e Vítor Bermudes sagraram-se Campeões Nacionais Universitários, no segundo lugar, ficaram Manuel Ferreira, Tomás Neves, Luís Araújo e José Dória, e a terceira posição foi alcançada por Francisco Bernardes, Gonçalo Reis, José Lotário Santos e Rui Sousa, também da U.Porto.

“A conjugação entre os setores federado e universitário fará com que o Remo Universitário cresça passo a passo”

No dia em que a FADU se juntou à Regata do 25 de Abril, a mais antiga Regata de Remo em Portugal, falámos com o responsável por esta parceria, Ricardo Cardoso, que é igualmente o treinador da Universidade do Porto, a equipa mais representada e mais medalhada neste CNU.

Para Ricardo Cardoso, “houve uma evolução positiva em termos de qualidade dos atletas e, no que diz respeito à Universidade do Porto, as classificações e as prestações foram melhores este ano”.

O responsável pela prova relembrou também que “a alteração das embarcações de 4x para 4- possibilitou a participação de mais atletas, uma vez que é um barco mais acessível para quem está em iniciação”.



“O Remo Universitário está a evoluir. A Universidade do Porto tem-se esforçado por envolver mais pessoas, mas esta é uma modalidade complexa em termos de treino”, explicou Ricardo Cardoso.

O técnico gostaria que o Remo Universitário “atingisse uma expressão como Inglaterra, Canadá ou EUA” mas, “para começar, esta competição não pode resumir-se a 4 minutos de prova por ano e, como tal, a U. Porto pretende criar mais eventos, tanto na água como indoor”.

Ricardo Cardoso acredita que “a conjugação entre os setores federado e universitário fará com que o Remo Universitário cresça passo a passo”.

Quanto à participação no Campeonato Europeu Universitário da modalidade, o treinador da U.Porto garante que “o objetivo é ir a todas as provas a que os atletas tenham direito, desde que haja verba disponível e fazer a melhor participação possível”.
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?