FADU pede ao Presidente da República que coloque o desporto na agenda pública

 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, no domingo, representantes das associações e federações académicas do País, numa audiência que teve como objetivo ouvir as preocupações e visões sobre os desafios e oportunidades criados pela pandemia de COVID-19 no desporto universitário e ensino superior. A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) esteve representada pelo presidente, André Reis.

 

Na sua intervenção, o presidente da FADU começou por fazer um balanço das consequências da pandemia no desporto universitário, dando conta da decisão de avançar com os Campeonatos Nacionais Universitários na presente época desportiva, com o objetivo de não privar os estudantes-atletas do acesso à prática desportiva pela segunda época desportiva.

 

André Reis sublinhou ainda a importância de o novo quadro comunitário Portugal 2030 prever a construção e requalificação de infraestruturas desportivas no seio das Instituições de Ensino Superior, e dos apoios para a participação e organização de competições internacionais, mesmo que, em consequência dos sucessivos adiamentos, ocorram em anos posteriores.  Ficou também em cima da mesa um pedido de maior articulação entre o governo e os municípios para que, antes da utilização das infraestruturas desportivas como resposta à necessidade de vacinação massiva em Portugal, se esgotem todas as alternativas que não comprometam o real desconfinamento no desporto.

 

O presidente aproveitou a ocasião para alertar uma vez mais para o impacto da pandemia na saúde mental dos jovens, pediu que o desporto não fique fora da agenda pública e terminou a sua intervenção com um pedido: ‘Senhor Presidente, não permita que esta geração seja perdida.’

 

Além da FADU, estiveram reunidos em Belém, representantes da Associação Académica de Coimbra (AAC), Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD), Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv), Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), Associação Académica da Universidade de Lisboa (AAUL), Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE), Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg), Associação Académica da Universidade dos Açores (AAUA) e Associação Académica da Universidade da Madeira (AAUMa) - no caso das ilhas a participação ocorreu através de videoconferência. A Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Politécnico (FNAEESP) e a Federação Nacional dos Estudantes do Ensino Particular e Cooperativo (FNESPC) também marcaram presença.

 

 

 

 

Fotos: Site oficial da Presidência da República

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?