FADU conquista prémio internacional de Melhor Projeto de Igualdade de Género da FISU com a campanha «Desafia os Números!»

Portugal distinguido com iniciativa dedicada à promoção da igualdade de género em contexto universitário. A campanha «Desafia os Números!», iniciada em 2023 pela FADU, foi eleita vencedora pela International University Sports Federation (FISU).

 

 

A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) venceu o melhor projeto de igualdade de género da International University Sports Federation (FISU) com a campanha «Desafia os Números!». Esta campanha visa premiar as boas práticas em contexto académico em Portugal e, entre outras ações, vai atribuir o Prémio Nacional da Igualdade de Género no Desporto Universitário, a ser entregue na XIV Gala do Desporto Universitário, dia 21 de novembro, em Coimbra.

 

A campanha «Desafia os Números!», criada pela FADU e implementada durante três anos letivos (entre 2022/23 e 2024/25), pretende implementar medidas que ajudem a atenuar a diferença entre os números de participantes masculinos e femininos no desporto universitário. O objetivo é aumentar em, pelo menos, 30% o número de mulheres envolvidas nas competições formais e informais. 

 

Para Ricardo Nora, presidente da FADU, “este Prémio é um motivo de orgulho e também uma motivação extra, pois significa que o nosso esforço está a ser recompensado. A criação de iniciativas que contribuam para a igualdade é um objetivo da FADU e esta distinção leva-nos a querer superar as expectativas. Esperamos com esta campanha inspirar não só os estudantes-atletas portugueses, mas também internacionalmente.”

 

“Este foi o primeiro ano em que a campanha esteve ativa e o feedback tem sido muito positivo. Na história da FADU, e mesmo com a participação de menos estudantes-atletas, temos presenciado várias conquistas femininas. O nosso objetivo é aumentar o número de praticantes femininas para poder aumentar a competitividade e, consequentemente, melhorar os resultados. Estamos confiantes que vai ser possível atingir as metas propostas e continuar a elevar os valores aplicados no desporto universitário”, concluiu Ricardo Nora.

 

Esta campanha envolve também a criação de três iniciativas. A primeira iniciou-se na final dos Campeonatos Nacionais Universitários, que decorreu em Viana do Castelo, e incluiu um podcast com uma abordagem holística sobre o tema, a divulgação da campanha em diferentes formatos, o envolvimento dos capitães de equipa nas várias finais disputadas, e uma campanha publicitária nos locais de competição. A segunda aconteceu nos dias 8, 9 e 10 de setembro, na Figueira da Foz, com a organização da primeira edição dos Jogos Universitários de Portugal, uma competição desportiva informal com equipas compostas por igual número de estudantes-atletas masculinos e femininos. Em terceiro, na XIV Gala do Desporto Universitário vão ser premiados os clubes FADU que desenvolvam boas práticas neste tema com o selo da Igualdade de Género no Desporto Universitário e vai ser atribuído, pela primeira vez, o Prémio Nacional da Igualdade de Género no Desporto Universitário.  

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?