Universidade de Lisboa abre participação portuguesa nos Europeus Universitários EUSA 2025
Competição marca início da época desportiva europeia universitária e da participação portuguesa nos Europeus Universitários da EUSA.
O Campeonato Europeu Universitário de Badminton, realizado de 21 a 28 de junho em Madrid, deu o pontapé de saída oficial à época europeia. Arrancam assim os Campeonatos Europeus Universitários 2025 organizados pela EUSA (European University Sports Association). Para consultar o calendário completo, clique aqui.
O evento, que decorreu no Polidesportivo Rey Felipe VI, no Ayuntamiento de Boadilla Del Monte, teve ainda um significado especial por se tratar do 200.º campeonato europeu universitário promovido pela EUSA desde a sua fundação.
Portugal esteve representado pela equipa da Universidade de Lisboa, campeã nacional universitária em título, única comitiva portuguesa em prova. Na competição por equipas, a formação lisboeta alcançou o 9.º lugar entre 19 equipas participantes, depois de garantir o 2.º posto na fase de grupos. Este resultado superou o registo do último Europeu Universitário em que participou, em Łódź (Polónia), em 2019, onde havia terminado no 12.º lugar.
Na vertente individual, os estudantes-atletas portugueses competiram em todas as provas — singulares masculinos e femininos, pares masculinos, pares femininos e pares mistos — evidenciando um desempenho sólido ao longo do campeonato. Destaca-se o percurso de Marta Sousa e Maria Wilkinson, que atingiram os quartos de final em pares femininos e terminaram na 5.ª posição, assim como o par misto Diogo Monteiro e Mariana Pinto Leite, que alcançou os oitavos de final, garantindo o 9.º lugar.
Consulte, abaixo, os resultados na íntegra:
-
Singulares masculinos (52 participantes):
Miguel Rocha (17.º lugar, 16 avos de final), Miguel Pires (33.º), Diogo Monteiro (33.º). -
Singulares femininos (37 participantes):
Mariana Pinto Leite (17.º), Marta Sousa (17.º), Maria Wilkinson (17.º). -
Pares masculinos (30 participantes):
Miguel Pires / Diogo Monteiro (17.º). -
Pares femininos:
Marta Sousa / Maria Wilkinson (5.º, quartos de final). -
Pares mistos (48 participantes):
Diogo Monteiro / Mariana Pinto Leite (9.º, oitavos de final),
Miguel Rocha / Marta Sousa (17.º),
Miguel Pires / Maria Wilkinson (33.º).
Com este arranque competitivo em Madrid, a Universidade de Lisboa não só representou o badminton universitário português no palco europeu, como contribuiu para assinalar um momento simbólico da história da EUSA, que celebrou o seu 200.º campeonato europeu universitário.