CMU Canoagem: dez portugueses nas finais

Montemor-o-Velho recebeu esta quarta-feira, 8 de junho, o primeiro dia do Campeonato Mundial Universitário de Canoagem que se estende até 10 de junho, no Centro de Alto Rendimento. Foi uma jornada em cheio para os portugueses que asseguraram a passagem a sete finais nestes mundiais de velocidade. Apenas Ana Correia e Jorge Castro, em K1 500, ainda têm uma meia final pela frente. O Campeonato reúne um total de 162 participantes, vindos de 18 países, e entre eles alguns já têm os olhos postos nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro: para além da portuguesa Francisca Laia, o polaco Pawel Kaczmarek e o checo Filip Dvorak também têm o carimbo olímpico no passaporte desportivo.

 

Pawel Kaczmarek ganhou esta quarta-feira a única regata em que participou (K1 200 metros) passando diretamente à final, que se realiza no segundo dia de competição. Com 21 anos, o estudante de desporto conseguiu a qualificação olímpica durante a Taça do Mundo, que se cumpriu em Montemor-o-Velho no passado fim de semana, e não esconde: “Vim a Portugal para mostrar que estava bem e consegui alcançar os meus objetivos!” Com alguns resultados como júnior e sub 23 em Campeonatos da Europa e do Mundo admite que não é fácil fazer uma “carreira dividida”: “é difícil ter bons resultados quando se estuda e treina ao mesmo tempo. Mas ir aos jogos olímpicos é um sonho e vou fazer de tudo para ter bons resultados.”

 

 

Montemor-o-Velho é a casa da canoagem nacional e tem sido talismã para vários estudantes-atletas estrangeiros como o checo Filip Dvorak que está pela segunda vez em Portugal e consegue, também pela segunda vez, qualificação para os Jogos Olímpicos. Uma tarefa árdua, mas apoiada pela universidade que frequenta: “estudo economia e gestão numa faculdade que disponibiliza diversas bolsas académicas para que possamos alcançar os nossos objetivos.” Com 27 anos, Dvorak pratica canoagem desde que se consegue lembrar: “é uma tradição de família que vem do meu avô e do meu pai. Em vez de ir para o jardim infantil eu passei a minha infância na casa dos barcos!” Nos olímpicos de Londres, em 2012, alcançou um quinto lugar, e do Brasil já conhece a pista onde vão decorrer as regatas: “é bastante grande e vai estar cheia de bons atletas, mas nunca sabemos o que pode acontecer!” Filip Dvorak só entra em competição esta quinta feira onde participa na final direta de C1 1000: “Os polacos estão muito fortes, mas espero levar medalhas de Portugal!”

 

 

Vitor Félix, Presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, acompanha de perto os Campeonatos Mundiais Universitários e não podia estar mais satisfeito com o evento: “temos condições de excelência em Montemor-o-Velho que são aplaudidas também pelas comitivas estrangeiras. Esta é uma das melhores pistas mundiais de canoagem e todo o investimento que foi feito no Centro de Alto Rendimento já está a dar frutos, tanto ao nível dos atletas como das competições que podemos organizar como será o caso dos Campeonatos Mundiais de seniores que acontecem em agosto de 2018.”

 

 

O segundo dia de competição começa esta quinta-feira, 9 de junho, às 10h30 no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho com a primeira final masculina em K1 1000. O dia será preenchido com a atribuição dos títulos mundiais de todas as variantes de 1000 metros para os homens e K2 200 para mulheres. Durante o período da tarde realizam-se as meias finais K1 500 metros para homens e mulheres onde estarão presentes Ana Correia e Jorge Castro.

 

Todos os resultados e informações disponíveis em www.canoesprintportugal.com

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?