Estágio de observação da Seleção Nacional Universitária de Futsal decorreu em Aveiro

Decorreu nos últimos dois dias, no Pavilhão Aristides Hall da Universidade de Aveiro, o estágio de observação com vista à participação no Campeonato Mundial Universitário (CMU) de Futsal, que este ano terá lugar nas cidades de Braga e Guimarães. Integraram o estágio 18 estudantes-atletas, da equipa masculina, tendo os trabalhos decorrido sob orientação técnica do selecionador e coordenador nacional, Jorge Braz, e do selecionador nacional, Emídio Rodrigues.

 

 

No final da primeira sessão de treino do segundo dia, Jorge Braz falou sobre o arranque dos trabalhos, quando falta pouco mais de um mês para o arranque da competição. ‘Anteriormente integramos atletas universitários em jogos internacionais da seleção sub-21 e agora estamos no início do processo, já só mesmo focados nos atletas universitários, numa fase de observação para depois iniciarmos o processo final de seleção’, começou por dizer.

 

A jogar em casa e com um histórico de sete medalhas conquistadas em campeonatos mundiais universitários (sete com seleções femininas e duas com seleções masculinas – a última delas conquistada pela equipa feminina em Almaty, na última edição da competição - 2018), as expetativas são altas e declaradas. ‘Queremos claramente chegar às decisões e quer eu, quer o Emídio que será responsável pela seleção masculina, quer o Ricardo que estará com a seleção feminina, assumimo-lo claramente. Existe sempre, especialmente no masculino, a expetativa de saber que países estarão presentes, mas depois preocupamo-nos sobretudo com aquilo que nós queremos fazer. Uma coisa é certa: tudo faremos para chegar ao fim e às medalhas. Queremos chegar lá acima e ver depois a cor da medalha’, afirmou o também antigo estudante-atleta, ele que participou nas edições de 1994 e 1996 da competição da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU) enquanto jogador.

 

‘Acima de tudo queremos fazer entender aquilo que é o espaço do desporto universitário, com vários exemplos para muita gente’, sublinhou. Resultado da era covid-19, desde 2018 que não se realizava o CMU de Futsal, uma pausa superior ao período normal de frequência de uma licenciatura, algo que poderá provocar um corte geracional. ‘Houve um bocadinho esse corte, sim. Dos que estão aqui, só o Leandro Costa esteve na última participação. Mas há outros jovens a aparecer, nos Campeonatos Nacionais Universitários, nos trabalhos com as seleções sub-19 e sub-21. A pandemia e o facto de serem quatro anos fizeram com que o mundial universitário seja novidade para todos os miúdos que estão aqui, mas é uma oportunidade e um desafio’. Com uma vasta experiência no desporto universitário, Jorge Braz reforça a importância de estar nestes palcos. ‘Eles têm de perceber – a começar por mim – que isto é demasiado importante. É um espaço de excelência para o desenvolvimento do futsal português, da carreira deles enquanto jogadores, e têm consciência da quantidade de jogadores internacionais A que passaram por este processo. É uma oportunidade fantástica. O regime de funcionamento aqui é exatamente igual ao de uma seleção A, sub-19, sub-21 ou de uma seleção feminina. O patamar de exigência e aquilo que tem de se fazer é exatamente igual’.

 

Do grupo presente em Aveiro, 16 seguirão para a primeira semana de estágio – que decorrerá de 1 a 8 de julho em Lamego. Após essa semana, seguirão para o último estágio e competição um lote de 14 atletas. Para a Seleção Nacional Universitária feminina a fase de preparação arranca a 4 de julho, também na cidade beirã de Lamego, e termina a 15 de julho em Guimarães, seguindo para a competição da FISU um leque de 14 futsalistas universitárias.

 

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?