CNU TAEKWONDO: Cada vez melhor!

10 de Abril foi a data escolhida para o Campeonato Nacional Universitário de Taekwondo. O Campus de Gualtar, em Braga, foi o palco e a Associação Académica da Universidade do Minho, a anfitriã. Disputada na vertente Técnica e Combates, a prova contou com cerca de 70 atletas femininos e masculinos.




Na classificação colectiva, a Universidade do Porto conquistou a Taça de Campeã, com 35 pontos. O título de Vice-campeã foi para a Associação de Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana, com 31 pontos, e a equipa da casa, a Associação Académica da Universidade do Minho, com 28 pontos, ficou em 3º lugar.


A vertente Técnica começou logo pela manhã. Ana Nabiço, da AEFMH e Tiago Francisco, da AEESSEM, alcançaram o Ouro no Poomsae Dan, feminino e masculino. No Poomsae Kup feminino, o destaque vai para Tânia Soares, da AAULHT, e no masculino, Mário Alves da Universidade do Porto, que conseguiram o 1º lugar no pódio. Nos Pares Mistos, em 1º lugar, ficaram Ana Nabiço e Telmo Moisão, da AEFMH e em 2º lugar Marlene Melo e Rui Lino, da Universidade de Lisboa.


Experiência no Desporto Universitário


Ana Rita Nabiço, experiente no que toca a competições universitárias, está pela 3ª vez num CNU e o ano passado defendeu as cores de Portugal nas Universíadas de Belgrado.

Ao longo destes 3 anos, repara que o CNU tem vindo a evoluir, não só no aumento do número de atletas como também na sua qualidade. “Os treinadores nas instituições estão a trabalhar em prole da divulgação da modalidade e isso acaba por reflectir-se nos resultados que conseguem alcançar”, conta.

Naturalmente, o nível competitivo universitário é ligeiramente inferior ao federado. Para muitos atletas é a única prova em que participam, têm pouco tempo de prática e pouca experiência de competição. Quanto ao ambiente vivido, “é muito mais familiar”, diz, “onde além da competição e da pressão de alcançar o título, existe um maior convívio e proximidade entre os atletas, treinadores e organização”.

A vertente de Técnica (Poomsae) deu um “salto de gigante” nos últimos 4 anos. “Existe já um reconhecimento do nosso trabalho e dos resultados obtidos”, refere Ana, “também a participação portuguesa que passava despercebida em Mundiais e Europeus, agora é temida por muitos países”.



Ana Nabiço, descreve a participação nas Universíadas como “uma experiência fantástica”. Apesar de já ter participado no Campeonato Mundial e Europeu, estar em Belgrado foi sem dúvida um grande desafio. “A responsabilidade de representar a FADU e o meu país pesa muito”, afirma a atleta, “o nível competitivo era bastante elevado, mas com a minha experiência competitiva acabo por lidar bem com a pressão”. No entanto, o maior destaque vai para toda a envolvente das Universíadas. “O ambiente, a organização, a comitiva foi completamente novo para mim e uma experiência espectacular. Obrigada!”


A vertente Combates Feminina, teve algumas repetentes no 1º Lugar do Pódio. Nilza Reis da AEISMAI, na categoria de peso - 53 Kg, Ana Rita Lopes da AAUM, nos - 57 Kg, e Elizabete Ribeiro da U.Porto, nos - 67 Kg, conquistaram novamente o Ouro. Já na categoria - 62 Kg, Suze Carvalho da AAUTAD, não conseguiu renovar o título na final, dando a vitória a Vanda Ilário, AEESDRM.

De metas bem traçadas…


Ana Rita Lopes, com apenas 19 anos, atleta do Sporting Clube de Braga, tem 14 anos de prática da modalidade e 7 anos de federada. Já participou em Europeus e Mundiais, e nas Universíadas de Belgrado em 2009. Com o objectivo de alcançar ainda melhores resultados, os Jogos Olímpicos são a sua meta. “Estou a treinar para isso, depois logo se vê”, diz.

Pela segunda vez no CNU, arrecadou o Ouro em representação da AEESEnfC o ano passado e este ano, com a AAUM. Considera que o nível técnico da prova demonstra que a maior parte dos atletas são inexperientes. “É a primeira vez que estão a combater e isso revela-se no ringue”, conta. No entanto, o ambiente universitário é um pouco mais descontraído, continuando a existir “aquela pressão” e a “exigência de concentração”.

O Taekwondo Federado está a crescer bastante. “A participação nos últimos jogos olímpicos em 2008 foi o passo fundamental para o crescimento da modalidade”, comenta, “há mais gente a praticar, talvez motivado por isso”. O Taekwondo Universitário é um projecto que motiva os estudantes. “Muitos que aqui estão, se treinassme mais regularmente, ao participar em mais campeonatos, o nível aumentava em Portugal e por consequência lá fora também”, refere.




No pódio masculino, Combates, David Pernes (-54Kg), AEISEL; Nuno Costa (-63Kg), AAUM; José Marques (-68Kg), U.Porto; Eduardo Rodrigues (-74 Kg), AAUM; Daniel Moutinho (-80Kg), IPP; João Lino (-87Kg), IPLeiria; Rui Sobreiro (+87Kg), AAG, conquistaram o título de Campeão Nacional Universitário. Eduardo Rodrigues (AAUM) e João Lino (IPLeiria) foram repetentes no 1º lugar do pódio.

Uma prova de peso


Érico Correia, do Politécnico do Porto, na categoria +87 kg, conhece bem a competição universitária e considera que o CNU foi “razoavelmente parecida com os de outros anos”. Tem estado sem treinar, parado há 4 meses para se dedicar mais a faculdade, diz, “apareci aqui de pára-quedas”.

No geral, refere que o universitário está a melhorar e que “tem pernas para andar”. Acrescentando, “gostava de um dia ver o universitário como uma prova ideial”. Gostou de ver, o ano passado, o modelo concentrado das Fases Finais dos CNU’s no IPP. “Com tantas modalidades, gostava de ver o Taekwondo também integrado nessa prova, tal como acontece nos Jogos Olímpicos”, afirma, “torna o momento desportivo mais importante e também leva mais público a assistir”.

Considera que a participação nos Campeonatos Nacionais Universitários traz muitos benefícios, pois incentiva os estudantes a praticar desporto. Infelizmente, para si, em Portugal, “desporto é só futebol”. No entanto, Érico lança a ideia, “devia de haver uma lei que obrigava as mesmas horas de transmissão de futebol e de todos os outros desportos”.

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?