Desporto e saúde mental em destaque nas comemorações do DIDU

 

A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), leva a cabo a campanha ‘Desporto Sim, Isolamento Não!’ nas próximas semanas. A iniciativa enquadra-se nas comemorações do Dia Internacional do Desporto Universitário (DIDU), que se assinala a 20 de setembro, e da Semana Europeia do Desporto a ter lugar de 23 a 30 de setembro, e visa alertar para os problemas de saúde mental, que culminam muitas vezes em burnout e abandono da atividade escolar ou desportiva.

 

O Burnout foi o tema central de um dos dois projetos vencedores do programa de estudantes da edição deste ano do FISU World Forum, do qual fez parte Fábio Nunes, aluno de mestrado em Engenharia de Computadores e Telemática na Universidade de Aveiro. Segundo recolha de dados relativos a vários países europeus, os estudantes-atletas acreditam que são capazes de conciliar a vida profissional com a vida académica mas muitas vezes não conseguem distinguir quando a fadiga e a falta de atenção são resultados de um problema diagnosticável, o burnout, que sem tratamento e diagnóstico está presente numa grande percentagem de estudantes-atletas. Para abordar os temas relacionados com a saúde mental dos estudantes, realizar-se-á no dia 29 de setembro, entre as 15 e as 19 horas, um seminário alusivo ao tema. 

 

A par da componente da saúde mental, a FADU não deixa de dar o seu contributo no que respeita à prática do desporto e tem preparado para dia 3 de outubro um evento de canoagem, com a descida dos rios Zêzere e Tejo e passagem pelo Castelo de Almourol, cumprindo com os protocolos de segurança e sanitários em vigor. Este será um passo rumo à retoma das atividades desportivas em contexto universitário, sem descurar os cuidados de saúde e higiene.

 

Também a Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU) tem incentivado as federações de todo o mundo a assinalar a data com atividades em torno do mote ‘LetsIDUS’ (designação em inglês), tendo lançado o IDUS Dance Challenge, com o objetivo de desencadear uma onda de dança em casa entre os estudantes-atletas de todo o mundo, e apelando à realização de atividades que assinalem a data.

 

e-max.it: your social media marketing partner
 

Apoios Institucionais

Governo Português
IPDJ

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

COSMOS
CISION

Membro

FISU
EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

Avenida Professor Egas Moniz
Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1
1600-190 - Lisboa

e: fadu@fadu.pt
t: (+351) 21 781 81 60
f: (+351) 21 781 81 61

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?