‘Foi uma boa participação, com alguns resultados bastante meritórios’ – Tiago Fernandes

 

 

Tiago Fernandes frequenta o mestrado de Engenharia Física na Universidade de Aveiro e soma quatro medalhas (uma individual e três de equipas) com as cores da AAUAv nos Campeonatos Nacionais Universitários de Xadrez. Fora do contexto universitário representa o Clube dos Galitos/GRUPEL, pelo qual já foi campeão nacional. Foi um dos eleitos para representar Portugal no Campeonato Mundial de Xadrez, competição que terminou na última sexta-feira.  

 

Com que expectativas ias para esta competição?

Tiago Fernandes (TF) - Sabia que estávamos muito longe de ser favoritos mas tínhamos uma equipa de valor que podia lutar para chegar à fase a eliminar.

 

O que achaste do nível competitivo?

(TF) - O nível era muito forte e, tirando um ou outro, não houve jogos fáceis e por isso exigiu-se sempre o máximo da equipa.

 

O facto de ter sido competição online, na tua opinião, pode ter condicionado a vossa participação?

(TF) - Este formato online potenciou uma participação de um grande número de equipas num evento que muito dificilmente seria realizado de forma presencial com as condições em que vivemos. Por outro lado, devido às condições técnicas do regulamento perdeu-se um pouco o conceito de jogo em equipa, já que não sabíamos tanto o que se estava a passar com o resto da equipa enquanto jogávamos.

 

Os formatos online são na tua opinião uma boa alternativa em tempos de pandemia?

(TF) - São a alternativa possível, mas têm vindo a mostrar ser bons substitutos enquanto a pandemia durar.

 

O que achaste do grupo selecionado para representar Portugal?

(TF) - Era uma equipa forte, motivada, e o facto de sermos praticamente todos conhecidos, muitos até do mesmo clube, facilitou imenso. A equipa foi muito unida, estava lá para felicitar os bons resultados e apoiar depois dos desaires.

 

Faz um balanço da participação portuguesa.

(TF) - Apesar de não termos conseguido o nosso objetivo, ambicioso porque éramos inicialmente o nº 29 do ranking e queríamos ficar nos 16 primeiros para o alcançar, foi uma boa participação, com alguns resultados quer da equipa quer a nível individual bastante meritórios.

e-max.it: your social media marketing partner
 

Apoios Institucionais

Governo Português
IPDJ

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

COSMOS
CISION

Membro

FISU
EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

Avenida Professor Egas Moniz
Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1
1600-190 - Lisboa

e: fadu@fadu.pt
t: (+351) 21 781 81 60
f: (+351) 21 781 81 61

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?