Modalidades

NOVA e AEISEG ocuparam os lugares ‘dourados’ nos pódios do CNU Padel

 

Decorreu esta quinta-feira o Campeonato Nacional Universitário de Padel, que apurou os campeões da modalidade na vertente masculina, feminina e mista. A Universidade Nova de Lisboa (NOVA) e o Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (AEISEG) levaram o ouro.

 

Na prova mista o pódio teve como vencedores Joana Brites e João Tomé (NOVA), no segundo posto ficaram Catarina Santos e Tomás Mendes da Universidade do Porto (U.Porto) e em terceiro lugar ficou a dupla Daniela Martins e José Casquilho da Associação de Estudantes da Universidade do Algarve (AAUAlg).

 

Joana Brites e Mariana Oliveira da NOVA arrecadaram o ouro na prova feminina, seguidas pelas duplas nortenhas Catarina Santos e Maria Ramalhão, U.Porto, e Catarina Soares e Marta Gomes, também elas da U.Porto.

 

O último pódio a apurar-se foi o masculino, com Nuno Deus e Rodrigo Nunes, do AEISEG, a sagrarem-se campeões nacionais universitários. Bernardo Moreira e Tomás Mendes, da U.Porto, e José Casquilho e Gonçalo Roque, da AAUAlg, ocuparam os segundo e terceiro postos, respetivamente.

 

 

AAUAv e U. Porto dominaram os pódios no Squash

 

Catarina Nunes, da Universidade do Porto (U. Porto), sagrou-se campeã nacional universitária de Squash ao conquistar o ouro em Aveiro, superando a pontuação da concorrência. Alexandra Santos, da Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (AEESTeSC), ficou em segundo lugar, e Luiza Silva, da U. Porto, ocupou o terceiro lugar do pódio.

 

Na vertente masculina a classificação cimeira contou com o campeão Jorge Monteiro, com o medalha de prata José Oliveira, e com o terceiro lugar de Hernâni Sousa, um pódio integralmente dominado pela Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv).

 

De referir que o Campeonato Nacional Universitário de Squash decorreu esta segunda-feira no Pavilhão Aristides Hall, em Aveiro, e que a competição teve como apoio à organização a AAUAv.

 

 

 

1ª JC de Rugby 7s m: AAUE é líder isolada

Com mais uma vitória e dois pontos do que a Associação Académica de Coimbra (AAC), a Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE) é líder isolada no final da 1ª Jornada Concentrada de Rugby 7s masculino que decorreu a 27 de novembro, em Évora. 

No modelo todos contra todos, a AAUE teve a oportunidade de derrotar todos os adversários nesta primeira fase de apuramento. Em cinco jogos, a equipa da casa marcou 255 pontos e sofreu apenas 17, todos impostos pela equipa da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv).

Foi também a AAUAv quem marcou contra a AAC. À parte da derrota frente à AAUE (31-0), apenas a AAUAv conseguiu passar a equipa de Coimbra, mas não o suficiente para vencer o jogo (33-12).

Na 3ª posição está a equipa da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), que perdeu com as equipas na liderança, mas assegurou com eficácia a sua superioridade nos restantes jogos.

Segue-se a AAUAv que venceu as equipas da AA da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) (17-5) e a do Instituto Politécnico de Leiria (19-7). Este último foi o único que não conseguiu ganhar qualquer jogo, seguindo para a 2ª Jornada Concentrada em desvantagem.

A 2ª fase de apuramento vai decorrer a 9 de março, na Covilhã, com a organização local da AAUBI.

1ª JC Futebol 11: Minho lidera mais uma fase de apuramento

As Associações Académicas da Universidade do Minho (AAUM) e da Universidade de Évora (AAUE) encontram-se com os mesmos 13 pontos na frente da tabela classificativa na fase de apuramento para o Campeonato Nacional Universitário de Futebol 11. Com a diferença de apenas um golo a mais do que os eborenses, os estudantes do Minho garantiram o 1º lugar nesta jornada. 

A equipa da AAUM, que estava a jogar em casa, iniciou a competição logo a relembrar que é a detentora do título de campeã nacional universitária. Dos cinco jogos disputados, só a Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) conseguiu passar o guarda-redes minhoto e marcar um golo, resultado suficiente para aquele que foi o único empate da AAUM.

A AAUBI voltou a protagonizar um empate, desta vez frente à AAUE (2-2), que assegurou que nos restantes jogos, seria ela a vencedora. Assim, com 13 golos marcados e cinco sofridos, os estudantes de Évora seguem de perto a líder do campeonato.

Em 3º lugar está a Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) que, apesar de ter entrado com o pé errado nos primeiros dois jogos frente à AAUM (0-3) e ao Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) (0-2), conseguiu alcançar bons resultados e garantir margens confortáveis nos restantes jogos.

Segue-se a AAUBI que, sem derrotas, mostrou-se uma verdadeira ameaça em campo. Os jogadores da Covilhã garantiram duas vitórias – a primeira logo no primeiro jogo frente à AA da Universidade do Algarve (AAUAlg) (0-1) e a segunda frente à Associação Académica de Coimbra (2-1) – e terminaram a sua participação com um terceiro empate a uma bola com o Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém).

O IPLeiria e o IP de Viseu venceram dois dos jogos, empataram um e perderam os restantes dois, encontrando-se por isso a meio da tabela, seguidos pela AAC e pelo IPSantarém. Sem qualquer vitória ficaram as equipas da AAUAlg (9º lugar) e do Insituto Politécnico da Guarda (10º).

A 2ª Jornada Concentrada vai decorrer em Évora nos dias 29 de fevereiro e 1 de março, com a organização local da AAUE.

CNU de Surf encerra época desportiva nacional


Carina Duarte, da Associação de Estudantes Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (AEESHTE), Basile Belime, da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST) e a Universidade Nova de Lisboa (NOVA) sagraram-se ontem, dia 5, campeões nacionais universitários de Surf, nas vertentes feminina, masculina e coletiva, respetivamente.

Continue a leitura

Universidade do Porto levou todo o ouro

 

Em Aveiro a festa fez-se pelas comitivas do norte. A Universidade do Porto (U. Porto) dominou o pódio em todas as categorias de pares do Campeonato Nacional Universitário de Ténis de Mesa e a Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) foi ‘intrusa’ na prova feminina.

 

Na prova masculina a dupla vencedora foi a de Gonçalo Amorim e Jorge Costa (U.Porto), em segundo lugar ficaram André Cunha e Rodolfo Pedra (U.Porto) e em terceiro António Malheiro e João Neves (U.Porto).

 

Também na prova mista o pódio foi exclusivamente composto por estudantes-atletas da U.Porto: Marta Santos e João Neves levaram o ouro, Joana Mota e Jorge Costa levaram a prata e Camilla Silva e António Malheiro ficaram com o bronze.

 

No Campeonato Nacional Universitário de Ténis de Mesa pares saíram ainda vencedoras na prova feminina a dupla Joana Mota e Marta Santos (U. Porto), Camilla Silva e Margarida Matos (U. Porto), em segundo, e a dupla Mariana Ferreira e Sara Rocha, da AAUTAD, foi ‘intrusa’ ao conquistar o terceiro lugar.

 

 

 

Sauro Agostinho levou ouro para a AEUFP

 

A Associação de Estudantes da Universidade Fernando Pessoa (AEUFP) somou uma medalha de ouro ao seu medalheiro, fruto do primeiro lugar alcançado por Sauro Agostinho no Campeonato Nacional Universitário de BTT Downhill. O atleta terminou o circuito da prova em 3:28.499 m.

 

Em segundo lugar ficou João Pereira, da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), que completou a prova em 3:39.611 m. O aluno da academia minhota foi um dos atletas a quem foi atribuída uma bolsa de educação na última segunda-feira, por ter aliado o bom desempenho académico ao terceiro lugar no Campeonato do Mundo Universitário de Ciclismo, vertente BTT Downhill, em 2018.

 

Francisco Quinaz, da Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST) levou para casa o bronze, terminando a prova em 3:43:849 m.

 

Recorde-se que a prova decorreu no fim de semana de 16 e 17 de março, na Pista do Figueiredo, em Porto de Mós e teve o apoio local da Federação Portuguesa de Ciclismo.

 

 

 

1ª JC Voleibol dá vantagem a AAUM, AAUAv e AAC

As equipas feminina e masculina da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) terminaram em 1º lugar das respetivas tabelas da 1ª Jornada Concentrada de Voleibol. Igualmente sem derrotas e com oito pontos, seguem-se a Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) (feminino) e a Associação Académica de Coimbra (AAC) (masculino). 

No feminino, as campeãs nacionais universitárias da AAUM entraram com vontade de renovar o título e asseguraram quatro vitórias, com vantagens confortáveis sobre as suas adversárias, nos quatro jogos disputados. 

Aveiro, que não se cruzou com a AAUM, também garantiu quatro vitórias. À AAUAv, foi a AA da Universidade de Évora (AAUE), que terminou esta jornada em 4º lugar, quem mais disputa deu. No 2º set, onde as aveirenses já tinham um set ganho, foi necessário ir até aos 26 pontos para determinar quem seriam as vencedoras. 

Em 3º lugar, encontra-se a AAC, com duas vitórias e uma derrota (menos um jogo que as líderes) frente à AAUM logo no primeiro jogo. As AA da Universidade da Beira Interior (AAUBI), com quatro jogos, e da Universidade do Algarve (AAUAlg), com três, seguem nos últimos lugares, abaixo do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), sem qualquer vitória. Este último conquistou uma vitória sofrida, frente à AAUBI, sendo o único jogo que necessitou de recorrer ao 3º set para definir um vencedor.

No masculino, a AAUM lidera a tabela ao conseguir igualmente vencer os quatro jogos disputados. A AAC segue a AAUM com os mesmos pontos, mas para tal teve que num dos jogos, frente à AAUE, assegurar a vitória no 3º set. Todos os outros jogos da jornada masculina terminaram logo após dois sets.

Em 3º lugar está a AAUAv, com duas vitórias e uma derrota (nos três jogos). A AAUBI (com quatro jogos) e a AAUAlg (com três) seguem em 4º e 5º lugares. Por fim, a AAUE e o Instituto Politécnico da Guarda (IPG) não ganharam qualquer jogo, finalizando assim a tabela classificativa da 1ª Jornada Concentrada de Voleibol.

Esta jornada decorreu a 25 e 26 de novembro, em Braga, com a organização local da AAUM. A 2ª está agendada para os dias 25 e 26 de fevereiro, em Faro, organizada pela AAUAlg.

1ª JC Basquetebol: Aveiro, Minho e Coimbra destacam-se na primeira volta

As equipas feminina e masculina de Aveiro e as equipas masculinas do Minho e de Coimbra terminaram a primeira fase de apuramento de Basquetebol na frente. A 1ª Jornada Concentrada decorreu em Braga com a organização local da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM). 

No feminino, cinco equipas disputaram dez jogos e as campeãs nacionais universitárias da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) foram as únicas que não se deixaram derrotar nesta primeira etapa. A equipa feminina da Associação Académica de Coimbra (AAC) está a um ponto da líder, com a qual teve a sua única derrota (28-32).

A Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) entrou com o pé direito, assegurando uma vitória com quase o dobro dos pontos que a adversária Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) (32-17). Após duas derrotas com as equipas de Aveiro e Coimbra, voltaram a ganhar, desta vez pela margem mínima possível, à equipa da Universidade da Beira Interior (AAUBI).

Esta última não ganhou qualquer jogo, conferindo assim à AAUM a sua única vitória nesta fase (19-34). Já no masculino, a AAUM não se deixou derrotar em nenhum dos quatro jogos disputados, terminando no topo da tabela com 245 pontos marcados e 87 sofridos. 

A AAC com uma menor diferença entre os pontos marcados e os sofridos (109) segue com os mesmos pontos e vitórias a AAUM, assim como a AAUAv (104 pontos de diferença entre os marcados e os sofridos).

Ainda na primeira metade do quadro de classificações, encontram-se a AAUBI, com três jogos ganhos, e a Associação Académica da Universidade de Évora com duas vitórias e duas derrotas. 

Dez equipas disputaram 20 jogos, nos quais só o Instituto Politécnico de Viseu (IPV) e a Associação de Estudantes do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (AEISCAC) não obtiveram qualquer vitória.

A 2ª Jornada Concentrada está agendada para os dias 10 e 11 de março, na Covilhã, com a organização local da AAUBI.

CNU Orientação: U.Porto vence masculino e coletivo e NOVA ganha ouro feminino


A Universidade do Porto (U.Porto) e a Universidade Nova de Lisboa (NOVA) foram os clubes vencedores do Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Orientação que decorreu ontem, dia 28. A cidade invicta venceu o ouro no masculino e no coletivo e a NOVA assegurou o título no feminino. A prova foi integrada no GPO RA4, organizado pelo Clube de Orientação do Centro, à semelhança do que tem acontecido nos últimos anos.

Continue a leitura

Associação académica aveirense dominou apuramento NCS de Andebol

 

Estão encontradas as equipas de andebol apuradas na zona NCS para as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, em Guimarães, cuja contagem decrescente já começou. Na prova masculina, a Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv), com 18 pontos, foi primeira classificada, seguida de perto pela Associação Académica da Universidade de Évora e Instituto Politécnico de Santarém, ambas com 17 pontos. Em quarto lugar, e a fechar a classificação, ficou o Instituto Politécnico de Leiria, com 16 pontos.

 

Estas são quatro das equipas que vão lutar pelo título de campeão nacional da modalidade, título que na época passada foi conquistado pela Associação Académica da Universidade do Minho, em Aveiro.

 

Duas equipas seguiram em frente no apuramento NCS de Andebol feminino. A primeira classificada foi a AAUAv, que saiu do apuramento com um percurso invicto: seis vitórias em seis jogos e 18 pontos somados. A segunda equipa a seguir para Guimarães é a equipa do Instituto Politécnico de Leiria, resultado das cinco vitórias e apenas uma derrota nas duas jornadas concentradas realizadas.

 

A Universidade do Porto detém o título de campeã nacional universitária de Andebol feminino, posto conquistado na época 2017/2018.

AAUAv e AAC foram primeiras na fase de apuramento NCS

 

A Associação Académica da Universidade de Aveiro, no feminino, e a Associação Académica de Coimbra, no masculino, foram os primeiros classificados na segunda e última jornada de acesso à fase final dos Campeonatos Nacionais Universitários, que este ano são acolhidos pela cidade de Guimarães.

 

Na caminhada para a conquista do topo nacional na modalidade, a equipa feminina de voleibol da AAUAV somou quatro vitórias em outros tantos jogos e arrecadou 8 pontos e tem agora a oportunidade de melhorar o desempenho na fase final da época 2017/2018, onde alcançaram os quartos-de-final. Associação Académica da Universidade de Évora, com 7 pontos, e Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, com 6 pontos, também passaram o apuramento NCS de voleibol feminino.

 

No voleibol masculino, além da Associação Académica de Coimbra, que foi primeiro no apuramento NCS com nove pontos, apuraram-se ainda a Associação Académica da Universidade de Évora, com oito pontos, e a Associação Académica da Universidade do Algarve, com os mesmos oito pontos.

 

A última jornada concentrada de apuramento NCS, onde participaram onze equipas, entre masculinas e femininas, decorreu na cidade de Coimbra e teve o apoio local da AAC.

 

 

 

XXIX Jogos Galaico-Durienses: U.Porto foi a vencedora

A conquista do 1º lugar nas modalidades de Xadrez e de Futebol 7 feminino permitiram à Universidade do Porto (U.Porto) liderar o ranking da 29ª edição dos Jogos Galaico-Durienses, que decorreu nos dias 24 e 25 de novembro, em Ourense, em Espanha. As Universidades do Minho (UM) e de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) terminaram em 5º e 6º lugares, respetivamente. 

Anualmente, os Jogos Galaico-Durienses reúnem estudantes-atletas das Universidades do Porto, Minho, Trás-os-Montes e Alto Douro, Vigo (UVigo), Santiago de Compostela (USC) e Corunha (UDC).

Em 2015, Ourense recebeu esta competição que viu a U.Porto ser a grande vencedora desta edição. Na modalidade de Futebol 7 feminino, a U.Porto foi invencível, alcançando grandes vantagens sobre os seus adversários e, no Xadrez, conquistou 12 pontos, mais dois que o segundo classificado (UVigo).

Ainda no Xadrez, a UM terminou em 4º lugar com seis pontos, seguida da UTAD com quatro. Já no Rugby 7s masculino, a UM e a UTAD conquistaram o 3º e 4º lugares, respetivamente, com 10 pontos cada, e a UPorto, sem qualquer vitória nesta competição, terminou em 6º lugar.

A 29ª edição dos Jogos Galaico-Durienses, iniciativa que teve a sua primeira edição em 1993, contou com a presença de 180 participantes oriundos das seis universidades.

Resultados disponíveis em: http://www.deportes.uvigo.es/bs-blog/bXogos-Galaicos-Durienses-b 

Fotografias: Organização XXIX Jogos Galaico-Durienses

1ª JC Futsal m: AAUM e IPLeiria indefetíveis

18 jogos e mais de 130 golos depois, foram as equipas da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) e do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) que terminaram no topo da tabela da 1ª Jornada Concentrada de Futsal masculino, que decorreu de 18 a 20 de novembro, em Aveiro, com a organização local da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv). 

O Pavilhão Desportivo da Universidade de Aveiro acolheu as 12 equipas que disputaram a primeira fase de apuramento de Futsal masculino. Os primeiros dois dias tiveram jogos equilibrados, já o último dia ficou marcado pela pujança de algumas equipas que ganharam com largas vantagens sobre os seus adversários.

No modelo de todos contra todos e sob o olhar atento do Selecionador Nacional de Futsal, Jorge Braz, foram os campeões nacionais universitários da AAUM quem melhores resultados conseguiram, com 27 golos marcados e cinco sofridos. 

A equipa minhota, com um melhor ataque, começou com uma vitória sobre a Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) por 5-3, ganhando depois ao Instituto Politécnico de Viseu (IPV) (7-2) e no último dia à Associação de Estudantes do Instituto Superior de Contabilidade de Administração de Coimbra (AEISCAC) por 15-0.

O IPLeiria, com a melhor defesa, também ganhou todos os jogos, tendo sofrido apenas um golo, protagonizado pelo IPV (6-1). O IPLeiria garantiu assim a vitória com zero golos sofridos frente ao AEISCAC (0-6) e à AA da Universidade de Évora (AAUE) (4-0). Esta última não conseguiu qualquer vitória, terminando por isso no final da tabela classificativa. Foi também uma jornada de azar para o AEISCAC que, sem golos e sem vitórias, não conquistou qualquer ponto.

Com duas vitórias e uma derrota, a AAUTAD, a AA de Coimbra (AAC) e a AA da Universidade do Algarve (AAUAlg) seguem a três pontos dos líderes. A AAUTAD foi a responsável pela derrota da AAC (5-3), que por sua vez protagonizou a derrota da AAUAlg (6-0).

Os anfitriões, em 6º, obtiveram uma expressiva vitória sobre a AAUE (8-0), que acabou por ser a única da equipa que empatou nos restantes jogos. IPG surge em 7º lugar, com uma vitória, um empate e uma derrota, seguido do IP de Santarém (três empates), do IPV e da AA da Universidade de Beira Interior (AAUBI), ambos com um empate e duas derrotas.

A 1ª Jornada Concentrada ditou assim os primeiros resultados, mas os apurados para a fase final do Campeonato Nacional Universitário da modalidade só vão ser conhecidos após mais duas fases de apuramento. A 2ª Jornada Concentrada está agendada para os dias 22, 23 e 24 de fevereiro, em Faro, com a organização local da AAUAlg.

Com o apoio de

VISIT PORTUGAL

Apoios institucionais

      
IPDJ

Parceiros

Jogos Santa Casa
EM VIAGEM

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?