FADU Portugal presente em visita institucional ao Parlamento Europeu

Fotografia: Tony da Silva / CDP
Entre os dias 2 e 4 de fevereiro, a Confederação do Desporto de Portugal promoveu uma visita ao Parlamento Europeu, em Bruxelas, conjuntamente com 20 federações desportivas nacionais, onde, entre elas, a Federação Académica do Desporto Universitário.
No âmbito desta deslocação, a comitiva portuguesa reuniu com as deputadas portuguesas ao Parlamento Europeu, Ana Catarina Mendes (PS) e Lídia Pereira (PSD), bem como com responsáveis da Comissão Europeia, e ainda com a Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia, numa visita que tem como objetivo afirmar o desporto português como um agente relevante no debate europeu sobre políticas públicas, financiamento e o papel social do desporto, promovendo o diálogo direto com decisores políticos e institucionais da União Europeia, bem como o reforço da articulação com representantes portugueses em Bruxelas.
Em representação da federação esteve Diogo Salgado Braz, presidente da FADU Portugal, onde segundo o próprio, a visita permitiu sublinhar a importância da salvaguarda e do reforço dos direitos dos estudantes-atletas, em particular no que diz respeito à conciliação entre o percurso académico e a prática desportiva de alto rendimento. “É fundamental que, ao nível europeu, continue a ser reconhecida a especificidade do estudante-atleta e promovidas políticas que garantam condições reais para a compatibilização destas duas dimensões, essenciais para o seu desenvolvimento pessoal e profissional”, destacou.
No mesmo contexto, Diogo Salgado Braz teve ainda a oportunidade de evidenciar o papel determinante dos projetos ERASMUS+ no desenvolvimento do desporto universitário e na promoção de boas práticas a nível internacional.
“Os projetos ERASMUS+ são ferramentas fundamentais para a cooperação europeia, para a partilha de conhecimento e para a inovação no desporto. A FADU Portugal está integrada atualmente, em vários projetos ERASMUS+ que refletem o nosso compromisso ativo com a internacionalização e com a valorização do desporto universitário português no espaço europeu”, acrescentou.











