FADU Portugal e MentorART estabelecem protocolo de cooperação para promoção do desporto universitário como ferramenta de inclusão social
Na passada quinta-feira, 2 de outubro, a FADU Portugal e o Programa MentorART formalizaram a assinatura de um protocolo de cooperação que reforça o papel do desporto universitário como espaço de formação integral, inclusão social e desenvolvimento humano.
Através desta parceria, os estudantes-atletas são convidados a assumir um papel de mentores no Programa MentorART, integrando um modelo que reconhece o desporto como plataforma de cidadania, liderança e responsabilidade social.
Entre os principais objetivos do protocolo, estão a criação de uma parceria estratégica entre a FADU e a MentorART, a promoção de iniciativas conjuntas com impacto social e educativo, e a definição de linhas de cooperação que assegurem a sustentabilidade, a comunicação e a avaliação do impacto da colaboração.
O desenvolvimento da parceria será estruturado em três fases:
- Divulgação – promoção e mobilização junto da rede de estudantes-atletas;
- Integração – presença do Programa MentorART em iniciativas e eventos FADU, como o DIDU, as Fases Finais dos CNU, competições de eSports, o FADU Summit e eventos internacionais;
- Sustentabilidade – criação de uma rede de embaixadores, apresentação de candidaturas conjuntas a fundos externose valorização institucional.
No âmbito desta cooperação, encontra-se ainda previsto o reconhecimento formal e a certificação das competências adquiridas pelos estudantes-atletas, nomeadamente ao nível do voluntariado, da liderança e da cidadania ativa, sempre em articulação com os calendários académicos e desportivos.
Para além da integração de estudantes-atletas, o protocolo contempla a organização de iniciativas conjuntas ligadas à inclusão, ética desportiva, saúde mental e bem-estar, bem como a realização de ações formativas e jornadas temáticas sobre desporto, liderança e mentoria.
Para mais informações, descarregue AQUI a brochura do programa e inscreva-se em: mentorart.org/recrutamento-mentores
No momento da assinatura do protocolo, Ricardo Vieira, fundador do Programa MentorART, destacou a importância desta colaboração, sublinhando a capacidade do desporto para gerar impacto social positivo:
“Nós trabalhamos com mentoria social de elevado desempenho e a nossa missão, no fundo, é mobilizar agentes de mudança, líderes aspiracionais que deem luz, que deem esperança a muitas crianças e jovens que, por conta das circunstâncias, essa luz lhes é retirada de uma forma mais sistémica. Este protocolo com a FADU no fundo posiciona o desporto de alta competição não como algo ego centrado, mas como algo colaborativo, solidário, em que eu subo levando alguém comigo. Por isso, obrigado por estarem connosco — e sei com certeza que isto vai ser uma parceria de sucesso.”
O fundador da MentorART acrescentou ainda que esta parceria “representa uma ponte entre o desempenho desportivo e o compromisso social”. “Nós temos vários parceiros, desde o setor corporativo ao setor universitário. A FADU posiciona-se aqui como uma forma de trazer aqueles que são, por natureza, já líderes — referências nacionais do ponto de vista desportivo — e mobilizá-los para uma causa social nova. Assim, podem entregar valor e devolver valor à sociedade neste percurso de competição e de alto desempenho. Vamos chamar a isto um elevado desempenho de entrega social.”
Já Ricardo Nora, presidente da FADU Portugal, destaca a assinatura deste protocolo como uma reforço da missão da FADU ao nível da formação: "Este protocolo reforça a missão da FADU de formar líderes dentro e fora do campo. Os nossos estudantes-atletas terão aqui uma oportunidade única de colocar em prática valores como a solidariedade, a ética e a responsabilidade social."
Com esta parceria, FADU Portugal e MentorART pretendem reforçar o seu compromisso em promover o desporto universitário como motor de inclusão e transformação social e em valorizar o papel dos estudantes-atletas enquanto agentes de mudança.