Bolsas de Mérito Desportivo ‘Liga Padel plural+udifar’ & FADU Portugal distinguem estudantes-atletas
Parceria entre a plural+udifar e a FADU Portugal apoia estudantes-atletas com bolsas de mérito desportivo no valor de 2.000 euros.
As Bolsas de Mérito Desportivo ‘Liga Padel plural+udifar’ & FADU Portugal foram atribuídas a duas estudantes-atletas das áreas de Ciências Farmacêuticas e Farmácia Biomédica, numa iniciativa que resulta da colaboração entre a cooperativa plural+udifar e a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU Portugal).
A criação destas bolsas está enquadrada na iniciativa ‘Liga Padel plural+udifar’, competição promovida no âmbito da celebração dos 50 anos da cooperativa, que tem como objetivo aliar saúde, convívio e cooperação. Sob o mote “Jogamos com Impacto”, a inscrição dos participantes na liga representa também um contributo para o apoio ao talento jovem e para a promoção do equilíbrio entre a prática desportiva e o percurso académico.
A oficialização da parceria decorreu no passado dia 25 de setembro, na sede da plural+udifar, em Coimbra, com a assinatura de um protocolo de colaboração. O momento contou com a presença do presidente da FADU Portugal, Ricardo Nora, e do presidente do Conselho de Administração da cooperativa, Miguel Silvestre.
Durante a ocasião, foi ainda realizada uma visita às instalações, que contou com a presença das vencedoras das bolsas:
- Inês Matos, estudante-atleta de Ténis de Mesa, a frequentar o Mestrado em Ciências Farmacêuticas na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP);
- Mafalda Germano, estudante-atleta de Canoagem, inscrita no Mestrado em Farmacologia Aplicada na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC);
Para Miguel Silvestre, presidente do Conselho de Administração da plural+udifar, esta colaboração reforça o compromisso da cooperativa em apoiar a comunidade académica e desportiva:
“Na comemoração dos 50 anos da cooperativa procurámos associar-nos a iniciativas com impacto, colaborando com instituições e organizações através de apoios que permitam valorizar o trabalho desenvolvido. Sendo Coimbra uma cidade universitária, identificámos nos estudantes universitários um caminho natural para esta parceria, sobretudo na área das Ciências Farmacêuticas. Pretendemos reconhecer e apoiar estudantes que, além da exigência académica, se destacam também na prática desportiva de alto rendimento.
Estes pequenos projetos e atitudes podem inspirar outras empresas a ligarem-se à Federação Académica do Desporto Universitário e a contribuir para que os estudantes-atletas, que tantas vezes enfrentam dificuldades em conciliar os dois percursos, tenham condições adicionais para prosseguir os seus sonhos.”
Também Ricardo Nora, presidente da FADU Portugal, destacou a importância desta iniciativa para o reforço do papel do estudante-atleta em Portugal:
“Este tipo de projetos é essencial para darmos ferramentas extras aos estudantes-atletas e criarmos oportunidades que muitas vezes não são fáceis de encontrar. Conseguimos, através destas parcerias entre o ensino superior, o setor desportivo e o mundo empresarial, criar bolsas de mérito desportivo que realmente fazem a diferença na vida destes jovens.
Os estudantes-atletas fazem diariamente um esforço enorme para conciliar a carreira desportiva com a académica. São estudantes especiais, que precisam e merecem este apoio. A FADU tem feito este caminho lado a lado com parceiros estratégicos, e é este o caminho que acreditamos ser o correto para o desporto nacional e para a valorização da figura do estudante-atleta em Portugal.”
As vencedoras das bolsas realçaram igualmente a importância deste reconhecimento para o seu percurso académico e desportivo. Para Inês Matos, estudante-atleta de Ténis de Mesa, a bolsa representa um incentivo fundamental:
“Acho que é um apoio muito importante, principalmente vindo da plural, que é uma empresa da minha área de estudo. Haver esse apoio é um voto de confiança nos estudantes-atletas e é muito importante para que possamos continuar a nossa carreira-dual.”
Já Mafalda Germano, estudante-atleta de Canoagem, sublinhou a relevância desta ligação ao setor empresarial:
“O facto de a plural nos estar a dar este apoio serve também para nos abrir portas para o mundo da indústria farmacêutica. Sendo estudante-atleta, acaba por ser um pouco difícil acompanhar algumas oportunidades extracurriculares do curso, porque temos de dedicar muito tempo aos treinos.
O facto de uma empresa da nossa área estar a abrir as portas, dar-nos esta bolsa e dar-nos a conhecer o que é a empresa é bastante importante, porque nos mostra uma perspetiva do que poderá ser o nosso futuro e demonstra empenho da parte deles.”
A entrega oficial das bolsas decorrerá no dia 29 de novembro, em Coimbra, em simultâneo com a grande final da ‘Liga Padel plural+udifar’. Nesse momento, serão entregues as duas Bolsas de Mérito Desportivo, com um valor total estimado de cerca de 2 000 euros.
Liga Padel 'plural+udifar’
A ‘Liga Padel plural+udifar’, é uma iniciativa que surge no âmbito da comemoração dos 50 anos da cooperativa, como uma atividade que alia saúde, convívio e cooperação.
De setembro a novembro de 2025, farmácias e parceiros juntam-se, para dar vida a uma liga que se joga no plural, passando por várias cidades do país, tais como Porto, Lisboa, Covilhã, Faro e Coimbra, culminando numa grande final, em Coimbra, que promete marcar pontos — dentro e fora do campo.
Sabe mais sobre a Liga Padel 'plural+udificar' em marketing.plural.pt/liga-padel