Portugal conquista recorde de medalhas no Europeu Universitário de Remo
A participação portuguesa no Campeonato Europeu Universitário de Remo, que decorreu entre 18 e 21 de setembro, em Bydgoszcz, Polónia, terminou de forma histórica, com a conquista de sete medalhas (cinco de ouro e duas de bronze) — o melhor resultado de sempre de Portugal na competição.
A representar o país estiveram quatro clubes FADU: Universidade do Porto, Associação Académica da Universidade de Aveiro/Universidade de Aveiro, Instituto Politécnico de Santarém e Associação Académica de Coimbra/Universidade de Coimbra, que elevaram bem alto o nome do desporto universitário português.
As medalhas de ouro foram alcançadas por Elena Costa (Politécnico de Setúbal) em LW1x, André Ferreira (Universidade de Aveiro) em LM1x, André Ferreira e Telmo Silva (Universidade de Aveiro) em LM2x, José Canha e Duarte Castro (Universidade do Porto) em M2x, e Francisco Silveira, João Passos, José Pontes e Tomás Silveira (Universidade de Aveiro) em LM4-.
As medalhas de bronze foram conquistadas por João Passos e José Pontes (Universidade de Aveiro) em LM2-, e pela equipa mista composta por José Canha, Maria Rita Rodrigues, Duarte Castro e Rita Faria (Universidade do Porto) em W/M4x.
Graças a estas conquistas, Portugal fechou a competição no segundo lugar do medalheiro geral por países, entre os treze países em prova.
O destaque individual vai para a Universidade de Aveiro, que terminou em primeiro lugar no medalheiro por Instituições de Ensino Superior, confirmando-se como uma das grandes potências do remo universitário europeu.
Para consultar os resultados na íntegra, clique aqui.