Portugal conquista cinco medalhas nos Jogos Mundiais Universitários Rhine-Ruhr 2025
A Missão Portuguesa terminou a sua participação nos Jogos Mundiais Universitários Rhine-Ruhr 2025 com a conquista de cinco medalhas: duas de ouro, uma de prata e duas de bronze. A competição decorreu entre os dias 16 e 27 de julho, na região alemã do Reno-Ruhr, com a presença de mais de uma centena de países.
Francisca Martins conquistou duas medalhas na natação, incluindo a medalha de ouro nos 400 metros livres, resultado que a tornou na primeira mulher portuguesa a alcançar uma medalha de ouro em competições internacionais ao serviço da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU Portugal). A atleta garantiu ainda a medalha de prata nos 800 metros livres.
No atletismo, Agate Sousa sagrou-se campeã universitária mundial no salto em comprimento, com a marca de 6,70 metros.
Na modalidade de judo, Taís Pina conquistou a medalha de bronze na categoria de -70kg.
No ténis, Pedro Araújo e Maria Garcia alcançaram a medalha de bronze em pares mistos, a primeira medalha portuguesa nesta variante nos Jogos Mundiais Universitários. Até à data, o único pódio português na modalidade tinha sido conquistado por Nuno Borges, em 2017, com a medalha de bronze em singulares masculinos.
Medalhas conquistadas por Portugal:
Ouro
-
Francisca Martins – Natação (400m livres)
-
Agate Sousa – Atletismo (Salto em Comprimento)
Prata
-
Francisca Martins – Natação (800m livres)
Bronze
-
Taís Pina – Judo (-70kg)
-
Pedro Araújo / Maria Garcia – Ténis (Pares Mistos)
Outros resultados incluíram a prestação de Camila Rebelo, que terminou em 4.º lugar nas provas de 100 e 200 metros costas, na natação.
Na ginástica artística, Marcelo Marques alcançou a final do concurso de solo. A última presença portuguesa numa final da modalidade tinha sido em 2015, com Gustavo Simões, nos aparelhos de cavalo com arções e no all-around.
No atletismo, Mariana Bento terminou o heptatlo na 5.ª posição, com um total de 5956 pontos, estabelecendo um novo recorde pessoal.
A Seleção Nacional Universitária de basquetebol feminino terminou a competição no 6.º lugar.
Portugal encerrou assim sua participação na 28.ª posição do medalheiro, entre mais de 100 países em competição.