Vila Real recebeu mais de 150 participantes para a edição 2025 do FADU Summit

 

A cidade de Vila Real foi palco, entre os dias 30 de junho e 2 de julho, da edição de 2025 do FADU Summit, iniciativa promovida pela Federação Académica do Desporto Universitário (FADU Portugal).

O evento, que contou com apresentação e moderação de Daniel Vieira, teve como missão refletir sobre o presente e o futuro do desporto universitário, juntou dirigentes associativos e federativos, estudantes-atletas, parceiros institucionais e especialistas nacionais e internacionais do setor.

 

Ao longo de três dias, o programa incluiu sessões temáticas, momentos de networking, debates estratégicos e experiências de atividade física. Entre os temas em destaque estiveram a Carreira Dual, o papel das instituições de ensino superior no apoio aos estudantes-atletas, os desafios da valorização e atratividade do Desporto Universitário e a evolução do modelo competitivo da FADU.

 

Sob o mote de reflexão conjunta, e com o objetivo de refletir sobre os caminhos do Desporto Universitário, contribuindo para o desenvolvimento do plano estratégico da FADU, que será apresentado ainda em 2025, o programa contemplou sessões temáticas, debates interativos, atividades físicas, momentos institucionais e dois jantares-conferência com convidados de relevo do setor académico e desportivo.

  

Reuniões estratégicas e jantar-conferência abriram o encontro

O FADU Summit teve início a 30 de junho com a realização da Reunião Técnica – Desportivo Nacional FADU, onde foram debatidos temas estruturantes da época desportiva. Para saber mais, clique aqui. 

O primeiro momento público aconteceu no jantar-conferência no Restaurante Panorâmico da UTAD, com intervenções de Paulo Jorge Ferreira (Presidente do CRUP e Reitor da Universidade de Aveiro) e de Pedro Dias (Secretário de Estado do Desporto), numa reflexão importante sobre o 'Desenvolvimento Estratégico do Desporto Universitário’, um tema fundamental que convocou todos os presentes a pensar e a agir em torno de um modelo sustentável, inovador, atrativo e inclusivo para o desporto universitário.

 

 
Sessão 1: Modelo multidesportivo em debate com contributos nacionais e internacionais

O primeiro dia de trabalhos, a 1 de julho, começou no Teatro de Vila Real com a sessão de abertura, que contou com intervenções de Emídio Gomes (Reitor da UTAD), Fernando Gonçalves (Presidente da AAUTAD) e Ricardo Nora (Presidente da FADU).

Seguiu-se a Sessão 1 – O Modelo Multidesportivo e a Estrutura Competitiva Universitária, centrada na reflexão sobre o modelo organizativo do desporto universitário português.

O painel reuniu intervenções de Filipa Godinho (Vice-presidente da ENGSO e Pró-reitora da UC), Duarte Lopes (Executivo FISU), Aleksandra Leszczynska e Marianna Pikul (AZS Polónia) e Carlos Barroca (Embaixador NBA Basketball School Portugal). O debate interativo que se seguiu, sob moderação de Miguel Viterbo Dias (Rádio Observador), procurou estimular a discussão dos participantes na temática.

 

 

Sessão 2: Visibilidade, inclusão e atratividade do desporto universitário

Durante a tarde, a Sessão 2 – Valorização e Atratividade do Desporto Universitário trouxe ao palco grandes reflexões sobre a atratividade do desporto universitário português, num painel contou com a participação de Susana Feitor (Presidente da Fundação do Desporto), Pedro Sequeira (Presidente da Confederação de Treinadores de Portugal), André Reis (Coordenador da Rádio Universitária de Aveiro) e Bruno Barracosa (Vice-presidente EUSA). Posteriormente, o debate com a audiência foi novamente conduzido por Miguel Viterbo Dias.

 

 

O dia terminou com mais um jantar-conferência, que contou com a presença do orador Alector Timas, Presidente da Federação Nacional dos Estudantes e Desporto Universitário de Cabo Verde, onde abordou a realidade do desporto universitário no seu país. Foi também assinado um Memorando de Entendimento entre as Federações com o objetivo de formalizar e consolidar uma parceria institucional e estratégica entre as partes, visando o desenvolvimento, promoção e fortalecimento do desporto universitário nos respetivos países.

 

 

Último dia com atividade de orientação e visão estratégica para o futuro

A manhã de 2 de julho iniciou-se no Parque Corgo com uma atividade simbólica de orientação, promovida sob o mote “Rumo ao Campeonato Mundial Universitário de Orientação – Vila Real 2026”, reforçando a ligação entre o Summit e os grandes eventos internacionais que Portugal acolherá.

 

 

De volta ao Teatro de Vila Real, a Sessão 3 – Visão Estratégica para o Desporto Universitário e a FADU procurou consolidar uma perspetiva coletiva para os próximos anos. O painel foi composto por Daniel Monteiro (Presidente da Confederação do Desporto de Portugal), Fernando Gomes (Presidente do Comité Olímpico de Portugal). Na sessão de encerramento, estiveram presentes para Alexandre Favaios (Presidente da CM Vila Real), Ricardo Nora (Presidente da FADU) e Emídio Gomes (Reitor da UTAD).

 

Foram apontadas linhas orientadoras para um plano estratégico que integre juventude, ensino superior, políticas públicas e desporto, com uma forte componente de cooperação regional, nacional e internacional.

 

O evento terminou com a Tomada de Posse dos Delegados à Assembleia Geral da FADU para o biénio 2025/2027 e com um almoço de encerramento, no qual se assinalou simbolicamente também o fim da época desportiva nacional universitária.

 

O FADU Summit 2025 afirmou-se como um marco na estratégia federativa, promovendo diálogo estruturado, capacitação e pensamento crítico, num ambiente que conjugou a dimensão institucional com a energia e o espírito académico do desporto universitário.

 

Para Ricardo Nora, “o sucesso do FADU Summit traduz-se na qualidade dos contributos, na representatividade dos participantes e na clareza dos compromissos que levamos daqui para a construção de um desporto universitário mais valorizado, atrativo e sustentável”.

 

A FADU agradece a todos os que contribuíram para o sucesso do evento – desde os oradores e participantes aos parceiros institucionais e à organização local – com a certeza de que o caminho do desporto universitário se constrói com visão, colaboração e compromisso coletivo.

e-max.it: your social media marketing partner

Com o apoio de

VISIT PORTUGAL

Apoios institucionais

      
IPDJ

Parceiros

Jogos Santa Casa
EM VIAGEM

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?