No segundo dia de competição na Universíada de Verão Nápoles 2019 entraram em cena os atletas-estudantes da natação, esgrima, judo e basquetebol. Destaque para as prestações de Ana Rodrigues e Francisco Quintas que bateram os recordes pessoais e para a equipa feminina de basquetebol, que bateu a Roménia e continua invencível no grupo B.
Na natação, José Lopes foi 2.º classificado da série nos 400 metros livres, com um tempo de 3:55.76, tendo ficado na 21.º posição da classificação geral. Também a competir na manhã desta quinta-feira, na Piscina Scandone, esteve Francisco Santos, 2.º classificado da série nos 100 metros costas, com 55:62 e um 19.º lugar na ordenação final da disciplina. Alexandre Amorim foi 8.º da série nos 100 metros bruços com 1:04.00 (44.º na classificação geral) e Rita Frischknecht foi 7ª da série nos 200 metros costas com 2:16.88 (17.º na classificação geral). Batendo os recordes pessoais, Ana Rodrigues, 3.ª da série nos 50 metros mariposa (27:54) e 23.ª na classificação geral, e Francisco Quintas, 2.º da série nos 100m bruços com 1:01.84 (20.º na classificação geral), acabaram com nota positiva o desempenho na prova.
Em Mostra D’Oltremare Pedro Silva (+90kg) e Guilherme Salvador (-90kg) estrearam-se com derrotas, ambas por ippon, frente ao romeno Mircea Alexandru Croitoru e ao alemão Falk Petersilka, respetivamente, não tendo entrado nas repescagens. Ambos voltam a competir no domingo, desta feita por equipas.
Em Salerno, Portugal esteve representado por Nicolás Matias na esgrima. O português do sabre venceu quatro dos seis duelos e passou a fase de poules com quatro vitórias e duas derrotas. Na fase de eliminação direta perdeu 15-9 com o russo Artem Tselyshev.
A equipa feminina de basquetebol mostrou superioridade no Palajacazzi, em Caserta, frente à equipa da Roménia ao vencer por 69-32 (16-6, 9-10, 23-6 e 21-10) e segue para o jogo com a Rússia (esta sexta-feira, às 12 horas de Portugal) com duas vitórias consecutivas.
De referir ainda que chegou esta quinta-feira a Nápoles a comitiva de taekwondo, composta por oitos estudantes-atletas. O grupo, que tem como treinadores Joaquim Peixoto e Sérgio Ramos, seguiu para Caserta, onde compete decorre a competição da modalidade.
No terceiro dia de competição são chamados a representar Portugal pela primeira vez nesta universíada as modalidades de ténis e voleibol. Esgrima, natação, ginástica artística, basquetebol e judo também estão em competição esta sexta-feira.
Com a contagem decrescente a dar as últimas para que comece a 30.ª Universíada de Verão Nápoles 2019, foi a vez de chegarem as comitivas do ténis e do voleibol masculino. Os tenistas chegam para competir na cidade napolitana, a equipa orientada por João José competirá em Salerno. Antes disso, foi tempo de hastear a bandeira portuguesa na Stazione Marittima, em Nápoles, onde estão ancorados os navios cruzeiro que servem de casa a milhares de atletas-estudantes por estes dias.
Portugal compete em duas modalidades nesta edição da Universíada de Verão e uma delas é o voleibol masculino. Dos convocados para dar o melhor na quadra por Portugal, está Miguel Sinfrónio, central que alinha pelo Sport Lisboa e Benfica, e aluno na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, onde frequenta a licenciatura em Ciências Políticas e Relações Internacionais. ‘As equipas que estão no nosso grupo são muito boas, os Estados Unidos e a Rússia têm sempre bons desempenhos e a Coreia e a China também são grandes equipas, embora não sejam tão ‘grandes’ em termos de altura. A meu ver temos boas hipóteses de passar à próxima fase, se conseguirmos manter o foco. Vão ser jogos muito disputados. O ambiente da equipa é espetacular, brincamos quando temos de brincar e jogamos quando temos de jogar, sempre com objetivos mas também com vontade de desfrutar da modalidade que amamos. A competição em si que tem particularidades muito especiais’.
Ana Santos, atleta do Clube de Ténis do Paço do Lumiar que ocupou o terceiro posto nos Jogos Europeus em Coimbra e que frequenta mestrado de Engenharia de Micro e Nanotecnologias na Universidade Nova de Lisboa, também foi uma das estudantes-atletas que chegou hoje e falou das primeiras impressões. ‘Já participei em alguns europeus universitários, pela Seleção Nacional participei em alguns europeus individuais e de equipas, como os CPLP, mas cada competição é diferente e vai ser uma experiência única!’, vaticinou à chegada. ‘Empenho, muita garra e muita competitividade’ são as palavras de ordem da tenista, que vê nesta chamada uma oportunidade única. ‘Ser atleta e estudante é uma mais valia para todos! Claro que não é fácil mas ter a oportunidade de disputar competições como esta, onde não só representamos a nossa universidade mas também o nosso país, é uma grande mais valia e um orgulho enorme’ salientou, mostrando-se grata pela chamada a Itália.
Esta terça-feira teve ainda lugar a cerimónia de hastear da bandeira, junto ao cais da Stazione Marittima, onde Portugal marcou presença com uma comitiva composta por várias modalidades e respetivos atletas e oficiais. A cerimónia de abertura está marcada para a noite desta quarta-feira, no estádio San Paolo.
De referir que a competição arranca já amanhã. Bernardo Almeida e Guilherme Campos (ginástica artística, 10 horas, menos uma em Portugal continental) e a equipa de basquetebol feminino, que defronta a equipa da Argentina na primeira jornada do grupo B às 10h30 (09h30 em Portugal continental), serão os primeiros a competir.
A comitiva da ginástica artística que irá representar Portugal na 30.º Universíada de verão já aterrou em Nápoles. Bernardo Almeida e Guilherme Campos estreiam-se a competir no dia 3 de julho, Mariana Pitrez tem a primeira prova no dia 5 de julho.
Acabados de chegar ao porto napolitano, local de estadia e onde funciona a área internacional, os estudantes-atletas mostraram entusiasmo com a experiência que agora iniciam. Bernardo Almeida está na segunda universíada, a primeira experiência foi em Taipé 2017, e sabe bem o que um evento multidesportivo desta natureza acrescenta. ‘É um espírito diferente das provas a que nós estamos habituados. Não há só ginástica ou atletismo, há espírito de maior união e equipa porque estamos todos a torcer pelo nosso País. Acabamos por acompanhar a competição de outras modalidades e até vemos atletas que conhecemos da televisão’, referiu, acrescentando que as vertentes desportiva e humana de cada participante saem reforçadas. ‘Quero tentar superar-me’, sublinhou ainda, mostrando o desejo de vir a participar na edição de 2021, que seria a sua terceira.
As provas da ginástica artística terão lugar no Palavesuvio, na cidade de Nápoles, e para a competição, as palavras de ordem são comuns: ‘Quero dar o meu melhor!’, disse Mariana Pitrez. ‘Trabalhei para estar aqui e é muito bom poder ver de perto outras ginastas de alto nível. É a minha primeira vez, sei que há um espírito jovem e agora é aproveitar!’, acrescentou.
Tal como os companheiros, Guilherme Campos está pela primeira vez em solo italiano e revelou o que lhe vai na alma. ‘Estou contente por poder representar Portugal e que ajude a contribuir para a boa imagem do desporto português, que vai muito além do futebol’, disse, referindo ainda o desejo de ‘fazer uma prova limpa e aproveitar para ver os outros atletas em competição’.
Para este domingo está marcada a chegada da equipa feminina de basquetebol a Itália, cuja competição arranca em Caserta na quarta-feira. Portugal defronta a Argentina no primeiro jogo da fase de grupos.
O Campeonato Europeu Universitário de andebol versão 2019 terá início a 4 de julho na cidade de Bydgoszcz, na Polónia. Portugal estará representado por três clubes: AAUM/Universidade do Minho e AEFEP/Universidade do Porto, no masculino, e Universidade do Porto, no feminino.
Em virtude do bom desempenho nas fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, que este ano decorreram em Guimarães, seguem para a cidade polaca as equipas da Associação Académica da Universidade do Minho, atuais campeões nacionais, da Associação de Estudantes da Faculdade de Economia da Universidade do Porto e da Universidade do Porto, esta última campeã nacional da competição no feminino.
Em Bydgoszcz estarão as melhores equipas de Portugal, Croácia, Alemanha, Noruega, Roménia, Espanha, Suíça, Turquia, Sérvia e da anfitriã Polónia. A Alemanha é o país que tem mais representantes, com quatro equipas na competição, seguindo-se Portugal e Polónia, com três equipas cada.
Os jogos decorrem durante seis dias, terminando a competição a 10 de julho.
A cidade polaca de Lodz será palco do Campeonato Europeu Universitário de Badminton, onde estudantes-atletas de 15 instituições de ensino superior de 11 países competem pelo título de campeão da Europa.
Na Polónia, a defender as cores lusas, estarão: Ângelo Silva, Miguel Rocha, Joana Lopes, Marco Jorge e Maria Margarida Rodrigues. Todos eles seguem da Universidade de Lisboa, acompanhados por Rui Baptista.
De referir que a competição decorre de 23 a 29 de junho, terá a organização da Lodz University of Technology e da Polish University Sport Association.
Portugal estreou-se esta quarta-feira em competição, nas modalidades de basquetebol e ginástica artística. A equipa orientada por Ricardo Vasconcelos derrotou a congénere argentina por 64-50, em jogo a contar para a fase de grupos do lote B.
As portuguesas ganharam nos quatro períodos (12-6, 34-18, 50-31 e 64-50) e começaram com o pé direito. Seguem-se agora os restantes encontros do grupo B, frente à Roménia (esta quarta-feira, às 12 horas de Portugal) e com a Rússia na quinta-feira, à mesma hora.
Também em competição estiveram os ginastas Bernardo Almeida e Guilherme Campos, que prestaram provas em solo, cavalo com arções, argolas, saltos, paralelas simétricas e barra fixa. Bernardo Almeida, atleta-estudante da Universidade de Lisboa e da Faculdade de Motricidade Humana, ocupa neste momento o quarto lugar no all around, quando faltam ainda competir atletas de várias nacionalidades. Guilherme Campos ocupa, para já, a 13.ª posição.
Além do jogo de basquetebol feminino, entram em competição esta quinta-feira os atletas-estudantes da natação, judo e esgrima.
A Seleção Nacional Universitária de basquetebol feminina que irá defender as cores nacionais na Universíada de Verão Nápoles 2019 já se encontra em Itália. A três dias de se estrear em competição, frente à equipa da Argentina, é ainda tempo de medir o pulso à cidade e continuar a preparação para entrar com o pé direito na competição.
Pela segunda vez numa universíada, Joana Soeiro, sabe da riqueza desportiva que a competição envolve. ‘Por ser uma prova mundial e não europeia, que é o que estamos mais habituadas e que nos leva a defrontar equipas com o mesmo estilo de jogo muitas vezes, aqui temos diferentes estilos’ disse, sem esquecer a parte cultural. ‘Vir à universíada é sair da cultura europeia e poder estar em contacto com uma mistura muito boa de culturas de todo o mundo’, acrescentou a estudante-atleta que seguiu a via académica nos Estados Unidos.
‘Quanto às adversárias… a Rússia é forte, não sabemos tanto o que esperar da Argentina porque terá uma cultura desportiva diferente, mas na última universíada ficamos em nono lugar e o objetivo é melhorar sempre. Queremos ficar nos primeiros dois lugares do grupo para depois tentar ficar nos oito primeiros’ traçou a basquetebolista portuguesa, vincando o objetivo de deixar marca em Itália. Queremos ir melhorando sempre a nossa prestação a cada dois anos e ganhar o respeito nesta modalidade e nesta competição’. Sobre o ambiente no seio do grupo, não poderia ser melhor, assegura. ‘Das doze, oito ou nove juntam-se sempre desde os sub-15/sub-16 para representar as seleções e damo-nos muito bem fora de campo. Isso também se reflete na altura de competir’.
Também para o selecionador nacional universitário, Ricardo Vasconcelos, esta competição não é novidade. ‘O espírito de uma universíada é muito semelhante ao espírito olímpico, tudo gira à volta do estudante-atleta português com um requinte multidesportivo. Não se trata de uma modalidade da Nação mas sim do desportista da nossa Nação! A dimensão física e intelectual do evento ganha contornos muito superiores ao de outras competições em que já participamos’, começou por dizer. ‘No caso concreto do basquetebol, o que tem de mais espetacular é o contacto com nações fora da europa, com culturas de basquetebol completamente díspares, e sentir as diferenças desde o sul-americano ao australiano’.
O selecionador português, que também treina a equipa nacional, entende que a parceria entre a Federação Portuguesa de Basquetebol e a Federação Académica do Desporto Universitário é ‘super proveitosa’ porque reúne o melhor de vários mundos. ‘Esta competição permite a várias jogadoras com afirmação recente no escalão seniores ganhar muita experiência internacional e também funciona como uma grande motivação para trabalhar e atingir mais e maiores palcos dentro da modalidade’. No que respeita a objetivos, o treinador tem os pés assentes na terra e a ambição assente nos sonhos: ‘Temos como meta fazer melhor do que há dois anos e para isso estamos obrigados a ficar nos dois primeiros lugares do nosso grupo. Acreditamos nisso porque o grupo tem uma ótima ética de trabalho e é ambicioso’.
De referir ainda que a equipa de basquetebol, composto por doze atletas, compete em Caserta nos dias 3, 4 e 5 de julho, tendo pela frente as seleções da Argentina, Roménia e Rússia, equipas que fazem também parte do grupo B.
Terminou em Antequera, Espanha, o Campeonato Europeu Universitário de Golfe onde a portuguesa Sara Gouveia conseguiu o sexto lugar, na competição individual. A estudante-atleta da AAUAlg/Universidade do Algarve, acumulou 315 pontos nos quatro dias.
Na competição feminina por equipas, no somatório dos quatro dias, a AAUAlg conseguiu o sétimo lugar da classificação final, com 180 pontos no primeiro dia, 176 no segundo, 182 no terceiro e 173 no último dia, conseguindo assim 711 pontos.
Também na prestação por equipas, no masculino, a AAUAlg alcançou o sexto posto com 241 pontos no primeiro dia, 244 no segundo, 250 no terceiro e 238 no último, finalizando com 973 pontos. Na competição individual masculina, Francisco Baião alcançou o décimo sétimo lugar (77, 80, 82 e 76, acumulando um total de 315 pontos).
De referir que a competição de âmbito europeu decorreu durante quatro dias e juntou cinco estudantes-atletas: Alice Silvestre, Sara Gouveia, Miguel Ribeiro, Daniel Caixeiro e Francisco Baião, que ficou em primeiro lugar na classificação net.
Terminou em Lodz, na Polónia, a competição de equipas do Campeonato Europeu Universitário de Badminton, tendo a Universidade de Lisboa alcançado o 12º lugar.
Depois de ter ficado em terceiro lugar no grupo A, após confrontos com a University of West Bohemia da República Checa (derrota por 2-3), com a Ural Federal University da Rússia (vitória por 4-1) e com a Opole University da Polónia (derrota por 4-1), a equipa portuguesa defrontou as equipas da University of Nizhny Novgorod, da Rússia (derrota por 1-3) e da Sport University of Cologne, da Alemanha (derrota por 2-3).
De referir que a competir na cidade polaca de Lódz, pela Universidade de Lisboa, estão os estudantes-atletas Ângelo Silva e Maria Margarida Rodrigues, do Instituto Superior Técnico, e Joana Lopes, Marco Jorge e Miguel Rocha, da Faculdade de Motricidade Humana.
Para esta quinta-feira está marcado o arranque da competição individual.
Faltam menos de dez dias para o arranque da trigésima Universíada de verão. A edição deste ano tem lugar na região de Campânia, com competição distribuída por Caserta, Salerno e Nápoles. A Seleção Nacional Universitária feminina de Basquetebol estreia-se frente à equipa da Argentina. O encontro está marcado para as 10h30 de dia 3 de julho e terá lugar no Palabarbuto.
O segundo encontro da fase de grupos será frente à seleção da Roménia, no dia 4, pelas 13 horas, no Palajacazzi. O último encontro da fase de grupos será frente à Rússia, às 13 horas de dia 5, em Palacercola.
No voleibol, a Seleção Nacional masculina terá como primeira adversária a equipa da Rússia, que defronta às 20 horas de dia 5 de julho, em Ariano Irpino. Seguem-se depois as equipas da Coreia do Sul, dia 7 (17h30, Ariano Irpino), da China, dia 8 (17h30, Nocera) e dos Estados Unidos, dia 9 (14h30, Benevento).
Recorde-se que o basquetebol e o voleibol são as modalidades coletivas a competição na Universíada. A equipa feminina tem a orientação técnica de José Araújo e Ricardo Vasconcelos, o voleibol, no masculino, tem na equipa técnica os treinadores João José e Carlos Pereira.