I TA ANDEBOL: O RESCALDO

I TA de Andebol com grandes surpresas

Depois do início das competições regionais, as provas de apuramento da Zona NCS iniciaram com o I Torneio de Apuramento de Andebol feminino e masculino, nos dias 17 e 18 de Novembro, em Braga.



Uma competição onde os detentores dos títulos nacionais entraram a vencer mas, sem as facilidades esperadas.

No sector feminino, Luísa Estriga, treinadora da Universidade do Porto, campeãs de 2008/09, revela que a sua equipa está mais fraca colectivamente, contudo, há várias caloiras com grande futuro. Considera também que o nível está mais elevado, sendo a Académica de Coimbra a surpresa mais positiva deste torneio. A AAC e o Politécnico do Porto, são assim, os adversários que considera mais fortes, “Mas vamos ganhar”, afirma, confiante e entre risos.

No quadro das classificações, a Universidade do Porto está na liderança da tabela com 50 pontos, seguida pela Académica de Coimbra e o IPP com 45 e 40 pontos, respectivamente.

Na competição masculina, a líderes da prova foi a equipa do Minho, com duas grandes responsabilidades, jogava em casa e defendia o título conquistado na época passada.



Nuno Pires, guarda-redes da AAUM, confrontado com a vitória pouco expressiva na final contra a Académica de Coimbra, que jogou com um jogador a menos, culpa alguma displicência da sua equipa. “O resultado parecia garantido e isso reflectiu-se negativamente na nossa prestação”, afirma Nuno. Contudo, considera que a equipa está melhor este ano, com apenas uma saída e a entrada de 5 jogadores novos. Facto que espera contribuir para o objectivo que é, sempre, ano após ano, conquistar o Campeonato Europeu Universitário, título que tem fugido aos minhotos.

O treinador da AAUAlg, João Estrela, é estreante nestas competições e pode dizer que começou com a “mão direita”. O 3º lugar, depois de uma derrota tangencial nas meias-finais, deixa a equipa confiante no apuramento para a Fase Final. O objectivo, realça o técnico, é ficar nos quatro primeiros no segundo TA, apurar-se para a Fase Final e “depois logo se vê”.

Razões para estar satisfeito tem o dirigente da Associação Académica de Coimbra, Ricardo Monteiro, que viu as suas duas equipas protagonizarem boas surpresas neste torneio e atingirem ambas as respectivas finais. A equipa masculina participou pela primeira vez no CNU de Andebol. Quanto às raparigas, houve uma melhoria muito grande em relação ao ano passado. Rita Monteiro, caloira, guarda-redes da Universidade do Porto, foi comentada por muita gente como a melhor atleta no torneio.
e-max.it: your social media marketing partner
 

Apoios Institucionais

Governo Português
IPDJ

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

COSMOS
CISION

Membro

FISU
EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

Avenida Professor Egas Moniz
Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1
1600-190 - Lisboa

e: fadu@fadu.pt
t: (+351) 21 781 81 60
f: (+351) 21 781 81 61

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?