FADU Portugal reforça apoio financeiro às Entidades Regionais
Contratos-Programa assinados com a ADESL e a FAP aumentam investimento para 38.000 euros, com vista à organização das competições regionais universitárias 2025-2026.

A FADU Portugal celebrou, esta quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026, na Casa do Estudante-Atleta, a assinatura dos Contratos-Programa com as Entidades Regionais, a Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa (ADESL) e a Federação Académica do Porto (FAP), com vista à organização das competições regionais universitárias, como os Campeonatos Universitários de Lisboa e os Campeonatos Académicos do Porto, bem como as competições regionais de Esports organizadas por ambas as entidades, no âmbito da época desportiva 2025-2026.
O momento institucional contou com a presença de Diogo Salgado Braz, Presidente da FADU Portugal, Miguel Junqueiro, Presidente da ADESL, e Beatriz Teixeira e David Gomes, Tesoureira e Vogal da FAP, assinalando um passo relevante no reforço da cooperação entre a FADU Portugal e as suas estruturas regionais.
Com a assinatura deste novo contrato-programa de Desenvolvimento Desportivo, a FADU Portugal reforça assim o apoio financeiro às Entidades Regionais em 2.500 euros, assegurado através de receitas próprias, elevando o montante global para 19.000 euros por entidade regional.
Deste valor total, o contrato-programa prevê uma verba de 17.500 euros para as competições regionais universitárias, bem como um valor de 1.500 euros destinado às competições regionais de Esports.
Este reforço financeiro concretiza assim, uma medida prevista e anunciada no programa eleitoral da atual Direção da FADU Portugal, reafirmando o compromisso com a valorização do papel estratégico das Entidades Regionais no desenvolvimento e na promoção do Desporto Universitário em Portugal.

Para Diogo Salgado Braz, a assinatura destes contratos-programa “trata-se de um momento extremamente importante que visa reconhecer as entidades regionais que anualmente dinamizam, conjuntamente com a FADU, as respetivas competições de âmbito do desporto universitário nacional. É um contrato que visa incrementar e facultar ferramentas, instrumentos essenciais para que estas entidades consigam continuar a dinamizar, evoluir e desenvolver, conjuntamente com a FADU Portugal, o universo do desporto universitário em Portugal.
Para o dirigente, o objetivo é claro: “Mais ferramentas, mais argumentos em prol de único objetivo: Termos cada vez mais estudantes-atletas, mais clubes FADU, a participar no universo do desporto universitário em Portugal.”
Para Miguel Junqueiro, presidente da ADESL, este apoio “é claramente uma demonstração de apoio institucional.” – afirmou.
“Caminharmos em conjunto, seja a ADESL, seja a FAP com a FADU, acho que é importante e toda a nossa estrutura está satisfeita com o mesmo (referindo-se ao contrato-programa). Acredito que seja um protocolo que vá valorizar os nossos campeonatos e o desporto universitário de modo geral.” – acrescentou o dirigente.
Em representação da FAP, Beatriz Teixeira abordou a temática: “Nós vemos com bons olhos, obviamente, este aumento, que já era há muito necessário. (…) é uma valorização àquilo que são os campeonatos regionais que nós organizamos na nossa região.” – afirmou.
“No nosso caso, falando por nós, obviamente a FADU enviou sinal de que realmente está interessada naquilo que são os campeonatos regionais, se importa com aquilo que acontece na nossa região e obviamente na região de Lisboa, e que está obviamente empenhada em querer ainda mais clubes, e mais atletas naquilo que é o Campeonato Nacional organizado pela FADU.” – concluiu.
Com a assinatura destes Contratos-Programa, a FADU Portugal dá um passo decisivo no reforço da sua relação com as Entidades Regionais, promovendo uma maior estabilidade financeira e criando condições mais favoráveis para o desenvolvimento sustentado do desporto universitário.
Este reforço do apoio financeiro traduz uma visão estratégica assente na cooperação, na valorização do trabalho desenvolvido no terreno e no compromisso com o crescimento do desporto universitário nacional, reafirmando o papel central das Entidades Regionais na concretização da missão da FADU Portugal.











