FADU Portugal presente no Kick-off do Plano Nacional de Desenvolvimento Desportivo

A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU Portugal) marcou presença no Kick-off do Plano Nacional de Desenvolvimento Desportivo, que decorreu no passado dia 20 de janeiro de 2026, na Batalha Centro de Cinema, no Porto.
A sessão contou com uma breve apresentação do Plano por parte do Pedro Dias, Secretário de Estado do Desporto, que enquadrou os principais objetivos estratégicos do documento e promoveu um momento de esclarecimento de questões relativas à sua implementação e impacto no sistema desportivo nacional.
No seu conjunto, o Plano Nacional de Desenvolvimento Desportivo mobiliza um investimento global superior a 130 milhões de euros, direcionado para áreas estruturantes como a educação desportiva, a inclusão, o alto rendimento, a modernização de infraestruturas, bem como a governação e o financiamento do sistema desportivo.
O Plano contempla ainda um conjunto de medidas estruturais destinadas a reforçar a capacidade do sistema desportivo português, incidindo sobre áreas prioritárias, com destaque para o reforço da participação feminina, a promoção da inclusão e o apoio ao alto rendimento. Está organizado em seis pilares estratégicos e integra 44 medidas concretas, com horizonte temporal até 2036, prevendo um impacto sustentado ao longo dos próximos três ciclos olímpicos, paralímpicos e surdolímpicos.
A FADU Portugal esteve representada nesta sessão pela sua Vice-Presidente, Rita Soares, sublinhando o compromisso do desporto universitário com uma visão estratégica, inclusiva e de longo prazo para o desenvolvimento do desporto nacional.












