CNU Basquetebol 3x3: AAUAv e AEFMH garantem o 'Ouro'
A equipa feminina da Associação Académica da Universidade de Aveiro, e a equipa masculina da Associação de Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana garantem assim a qualificação para os Jogos Europeus Universitários - Salerno 2026.
Está dado o pontapé-de-saída da época 2025/2026. Aveiro acolheu entre os dias 21 e 22 de outubro, o Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Basquetebol 3x3, com a NAVE Caixa UA a ser o grande palco da competição.
Com 12 equipas femininas e 20 equipas masculinas, oriundas de 13 clubes FADU, o CNU acolheu 130 estudantes-atletas, com dezenas de jogos durante dois dias de competição.
No setor feminino, destaque para a vitória da equipa da Associação Académica da Universidade de Aveiro, que venceu na final, a equipa da Universidade do Porto, por uns expressivos 21-6, carimbando assim a qualificação para os Jogos Europeus Universitários – Salerno 2026.
O pódio ficou "fechado" com a equipa do Politécnico do Porto, após vencer por 15-5 a equipa da Associação Académica do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (AAIPCA).
Um percurso “imaculado”, sem registo de qualquer derrota, valeu às ‘aveirenses’ o título, depois de passarem a fase de grupos em primeiro lugar com 6 pontos, e das vitórias nos quartos-de-final frente à equipa da AAUMinho 2 (22-11), e nas meias-finais frente à equipa do P. Porto (9-14).
Madalena Picado, reagiu à conquista do ouro, destacando o ‘fator casa’ como um ingrediente especial na hora da vitória: “É muito bom jogar em casa, sentir o apoio de toda a nossa comunidade. Foram dois dias muito intensos, mas o nosso espírito de equipa foi o nosso segredo e estamos muito contentes. Soube muito bem ganhar em casa.”
Em perspetiva para a participação europeia em 2026, a estudante-atleta foi clara quanto os objetivos traçados: “Sabemos que vai ser outro nível e estamos prontas para o que vier. Vamos para aproveitar a experiência e sair de lá com mais um dever feito, que é ir jogar basquete e mostrar o que é ser Universidade de Aveiro.”
Já no setor masculino, a equipa da Associação de Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana conquistou o título, após bater na final a equipa da Universidade do Porto por 15-12, num jogo decidido nos detalhes. No jogo de atribuição do 3º e 4º lugar, a equipa da NOVA bateu a equipa da AAUAv 3, por 7-13, garantindo assim a medalha de bronze.
Também sem perder qualquer jogo, os ‘lisboetas’ asseguraram o primeiro lugar do grupo A, com 6 pontos, e seguiram até à final após vencerem a equipa da AEFMH por 22-20 nos quartos de final, e nas meias-finais a equipa da AAUAv 3, por 15-8.
Guilherme Pais, mostrou-se radiante quanto à conquista: “É uma sensação fantástica. Isto é o reflexo do nosso grupo de trabalho, não só os 4 que estávamos aqui, mas todos aqueles com quem estamos (referindo-se à equipa de Basquetebol masculina da AEFMH) diariamente, semanalmente, a treinar às 10 da noite. Não é fácil. Isto é um prémio nosso, mas também deles que nos acompanham todas as semanas.”
Quanto ao apuramento europeu, o estudante-atleta garantiu que a equipa vai dar tudo para bem representar Portugal: “Vamos dar tudo para honrar o nosso país da melhor maneira possível, bem como a nossa faculdade, que é pequena, mas é gigante em termos de pessoas, e isso é o mais importante.”
As equipas portuguesas vão assim rumar à cidade italiana de Salerno no Verão de 2026, onde farão parte das mais de 500 universidades e mais de 5.000 agentes desportivos que irão marcar presença solo italiano. Saiba mais sobre o evento em www.eug2026.eu/.
O CNU de Basquetebol 3x3 contou com a organização da FADU Portugal, e a coorganização com a Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) e a Universidade de Aveiro.